Thursday, September 4, 2008

lá em vancouver - 9. PRA MORAR

Vancouver é uma cidade maravilhosa mesmo. Não só para conhecer, passear e se divertir como turista, mas também é um lugar fascinante para se morar.

Como outros capítulos desta coluna já exploraram, a cidade possui uma excelente infra-estrutura de transporte, um cenário fenomenal, muitas e variadas opções de lazer, uma localização privilegiada, restaurantes bons para todos os bolsos e gostos... enfim, não deixa a desejar em nada se comparada a alguma grande metrópole do mundo. Aliás, uma das minhas restrições é essa: preciso de lojas, notícias, cinemas e movimento na cidade onde vou morar!

Para mim, a cidade reúne esse clima maravilhoso de cidade grande e cheia de vida com a oportunidade de morar num lugar super calmo a poucos minutos da "confusão". O centro de Vancouver (downtown), assim como o resto da cidade é bem mais comercial, mas as cidades ao redor são muito mais residenciais e perfeitas para uma família viver. Inclusive, interessante é essa organização por cidades. Quando morei lá, demorou um tempo para cair a ficha... pensava "como podem ser cidades diferentes estes locais tão próximos uns dos outros, não seriam bairros?". Vejam aqui que delícia de lugar!

Não precisamos andar muito por estas cidades que compõem a Grande Vancouver para nos depararmos com um parque, uma praça arborizada, uma quadra aberta ou outros tipos de opções de lazer gratuitas. Tudo bem que isso não é privilégio de Vancouver, as cidades canadenses são assim, em geral. De diferente, "só" as praias e montanhas. Não é muito bom saber que você pode levar seus filhos para dar uma voltinha a pé pela vizinhança, brincar com eles fora de casa, a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana? Ainda não temos filhos, mas é assim que gostaríamos de criá-los: mais perto da rua, mais longe da TV.

E a chuva? Realmente isto é algo muito pessoal... Como já tivemos experiência neste clima (eu em Vancouver mesmo e Daniel em Portland, Oregon), podemos afirmar que não sentimos tristeza ou depressão com o constante tempo nublado, frio e chuvoso e não vemos isso como impedimento algum. Eu, particulamente, adoro uma chuvinha. Tomei muito banho de chuva na fazenda dos meus avós e simplesmente a-do-ro o cheirinho de planta/grama/mato molhado! O "inverno" (leia-se: estação chuvosa) no Recife está acabando e já sinto falta do frescor que a chuva traz.

Espero que nossos planos dêem certo e que possamos mesmo morar em Vancouver com empregos bons e estáveis, até o dia que Deus quiser...

Mariana

a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

6 comments:

Sandro e Família said...

Mari

Excelente post e quem ainda tinha dúvida da nossa escolha da cidade vai querer nos visitar em breve.

Bem vizinha...será um prazer dividir a chuvinha de Vancouver com vocês.

Abração

Sara e Vitor said...

Oi Mariana! Tudo bem!?

Que post legal! Você está me deixando com dúvidas em relação a Calgary desse jeito! Hehehe... Sempre ouvi falar bem de Vancouver, e até já vi matérias e reportagens sobre a qualidade de vida da cidade, que por sinal, foi excelente! Mas, é até bom que teremos amigos para visitarmos em Vancouver!!! :)

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

K said...

Ah... eu quero ir pra Vancouver também!!!!!

Com certeza vai dar tudo certo pra vocês lá!

Beijo,

K.

Taís Jacques said...

Mariana, pode ter certeza que tudo vai dar certo, ainda mais que vc já morou lá e isso ajuda muuuuuito, agora é só ter paciência, até ter os vistos em mãos, e começar a tão sonhada vida nova!!!

bjs

Taís

D. e CM. said...

Primeiramente, adorei o blog de voces.
Também aplicamos , porém em abril deste ano...ainda temos muito o que esperar. Gostei da organização de voces quando enviaram os documentos, se puderem passar algumas dicas, agradeço.

Estivemos em Vancouver duas vezes. Apesar de termos escolhido Calgary para morar, Vancouver não sai de nossos corações...rsrs porém para o caso do meu marido, só há empregos para a área dele em Calgary.

Boa sorte no processo e espero que o pedido de exames médicos chegue logo para vocês e que , se D'us quiser, estejam morando logo no Canada.

Danielle e Carlos Magno

Breno said...

Mariana,

Muito legal a sua coluna sobre vancouver. Incrivel como não havia lido ela até agora, acho que estava meio fora do mundo bloguiano!!!e esses pedidos que não chegam, é uma tortura não ?? um abraço, Breno