Monday, February 11, 2008

Foi!

Conforme previsto numa postagem de dezembro, comemoramos um ano de blog com o envio da documentação em janeiro! Deixei o "pacotinho" no dia 28 nos Correios e, infelizmente, não deu pra deixar registrado aqui na ocasião... Hoje faz duas semanas que ele seguiu. Perguntei ao Consulado de SP se é enviada qualquer confirmação de recebimento, mas eles disseram que não e quando não recebem no prazo de 4 meses solicitam um novo envio.

Bom, para quem ainda não passou por isso, só posso dizer que é papel que não acaba mais! Nunca pensei... Tinha um checklist prontinho desde antes da solicitação da papelada, com tudo o que precisávamos mandar, mas o tempo foi passando, fomos atrás das coisas, mas nunca terminava. Até que estabelecemos um deadline, já que as certidões de antecedentes criminais iriam vencer. A última semana foi um correria sem fim pra conseguir as últimas coisas...

Mas deu tudo certo!! Organizamos tudo de uma forma bem simples, já que a minha idéia de colocar em pastinha foi por água a baixo quando a Ju escreveu no blog dela que a pasta que ela deixou lá foi destruída...

Como vcs podem ver na foto, organizamos tudo de acordo com as seis seções da carta de solicitação dos documentos: Immigration Forms; Civil Documents; Education; Work History; Proof of Funds; Other Documents. Cada seção tinha um saquinho e nas seções de Education e Work History havia uma divisão entre os meus documentos e os de Daniel. Preparamos esses tags para identificar cada seção e prendemos com um clipe junto à documentação.

Tudo seguiu em cópia simples, exceto as certidões de antecedentes criminais que precisam ser originais, conforme eles solicitam. Preparamos uma carta de apresentação, que foi fora dos saquinhos, só pra deixar tudo mais explicado, organizado e formal. No final do processo de organização, fizemos uma listagem com todos os documentos que estávamos enviando e tiramos cópias dos originais que seguiram. Caso haja qualquer problema (Deus nos livre!) temos, dessa forma, um backup de segurança e podemos: 1) reenviar todo o pacote novamente e 2) saber direitinho o que foi enviado, caso o Consulado questione alguma coisa.

Por fim, preparamos o envelope com o número do processo bem grande, colado na frente e atrás, pois eles pedem para fazermos referência ao número do arquivo "B..." sempre que nos comunicarmos com eles.

Esse bonitinho aí em cima pesava mais de 800 gramas!

A minha INTENÇÃO agora é escrever os próximos posts falando da preparação de cada uma das seções, das nossas dificuldades, dúvidas e do conteúdo. Espero que dê certo e que não demore muito!

Mariana

3 comments:

Sandro e Família said...

Mari

Parabéns por mais essa etapa vencida e a organização nessa hora é muito importante.
Que venham os exames médicos !!!

R said...

Parabéns pela organização e etapa vencida Mariana!
Agora é esperar os exames...
Abs

Carol said...

Parabéns, tb enviamos nossos documentos, mas quando li seu relato nao entendi qual carta de apresentacao foi essa, vc pode me passar mais informacoes sobre ela?
Bjs
Carol (e Luciano :)
carolnet@oi.com.br