Tuesday, September 25, 2007

lá em vancouver - 7. RESTAURANTES

No post número 6 da coluna 'lá em vancouver' falei das comidinhas que podemos encontrar na cidade. No número 2, o tema foi chocolates. E estou eu aqui para falar novamente de comida! Será que já deu pra perceber que eu a-do-ro comer??? ;)

Bom, o tema agora é restaurantes. Pude conhecer alguns quando morei por lá. Os que eu listo abaixo talvez não cheguem a ser os mais famosos, mas encaixam-se na minha categoria de b&b (bom e barato).

* The Old Spaghetti Factory: este é o campeão b&b! Hoje existem diversas localidades pelo Canadá, mas a primeira foi a de Gastown, Vancouver, onde estive diversas vezes. A decoração permite que você se sinta em 'mil novecentos e antigamente'. Logo na entrada você se depara com uma balança daquelas enormes de ponteiro - a idéia é se pesar antes e depois... Dentro há um bondinho antigo, no meio do salão. O cardápio é essencialmente de massas e no preço do prato estão inclusos pão, sopa ou salada, sorvete e café ou chá.

* The Elbow Room: a especialidade é comida de café-da-manhã, ao estilo norte-americano, ou seja, ovos, bacon, salsicha, bagels e por aí vai... mas muito boa também. Este restaurante é, de fato, um lugar único. Primeiro porque só existe ele mesmo (não tem franquias), depois porque o ambiente e o atendimento são um caso, ou melhor, um show à parte. Os garçons tratam o cliente muito mal, reclamam quando você demora muito pra escolher e são completamente desaforados! Mas isso tudo porque são atores também! Tem que ir pra lá sabendo disso pra poder se divertir, senão, não dá pra aguentar o que eles chamam de 'friendly abuse'. Ah! Vale deixar registrado que é um lugar super freqüentado por atores hollywoodianos.

* Hapa Izakaya: pequeno restaurante japonês no downtown que serve, além de deliciosos e diferentes sushis e sashimis, comidas 'normais' japonesas, ou você pensa (como eu já pensei um dia) que no Japão só existe peixe cru??? =D Comi duas vezes uma espécie de risotto com cogumelos simplesmente maravilhoso! A decoração é bem moderna e a atmosfera é cheia de vida, música e bem barulhenta (caso você esteja procurando algo mais zen, melhor ir num japonês tradicional).

* Milestone: esse restaurante nasceu em Vancouver e hoje tem unidades em Alberta e em Ontário. A especialidade da casa é carne. Me levaram lá no meu último dia de trabalho e me fizeram provar o famoso drink chamado Bellini. Originalmente italiano, lá é uma mistura de rum, licor de pêssego e champagne, com a consistência de uma caipirinha nevada.

* White Spot: também nasceu em Vancouver e também serve pratos diversos e sanduíches gigantes, como os famosos Triple 'O' burgers. Vamos considerar para esse aqui só o primeiro 'b' do b&b, pois é estilo Applebee's - na comida e no preço... As sobremesas também são MUITO boas!

Pra matar a saudade da comida brasileira (se é que podemos resumir toda a diversidade da nossa comida a um único estilo) tem o restaurante Samba, mas esse aí eu não conheci, pois me disseram que nem se compara às churrascarias daqui - preferi esperar!

Pra terminar, vale deixar uma dica útil: no Canadá, a gorjeta dos garçons NÃO está inclusa no valor da conta. Você tem que fazer o cálculo na hora e deixar de 10 a 15% do total - dependendo do quão bem atendido você foi.

Mariana

a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

4 comments:

Paula Regina said...

OiÊ,
Jantamos no The Old Spaghetti Factory daqui de Toronto (o meu marido ganhou jantar para dois em um sorteio no curso dele) e é nota dez! Só a decoração e ambientação do local já vale a visita mas a comida é muito saborosa, quem gosta de massa se esbalda, saímos de lá "rolando" de tanto comer.
*PS ainda bem que já jantei pois só de lembrar já salivei.
bjs

Sandro e Família said...

Nada como ter uma nativa conhecedora da cidade para dar tantas dicas proveitosas.
Além dos que citou gosto muito de ir também no The Keg que com seu ótimo ambiente e excelente carne mata um pouco a vontade dos "carnívoros".

Bjs

Cecilia Brandao said...

Aqui em Calgary tem um restaurante chamado Gerry's que nós adoramos. Tem um steak maravilhoso. Adoro também o The Keg... Hummm, falr de comida para grávida, ja viu né!! rs

abraços


Cecilia

Marinei said...

Hi. Sei qu estou atrasada... pelo menos 2 anos... mas estive em Vancouver e nao pude deixar de ir várias vezes no maravilhoso The Old Spaguetti ... nao é simplesmente b&b, ele tem história, charme e o serviço é muito bom. E por falar em comida, sugiro o filme que está em cartaz, Julie & Julia. Abraços. Marinei