Thursday, July 12, 2007

lá em vancouver - 5. TRANSPORTE

Tudo bem que o sistema de transporte brasileiro, em geral (pois não conheço todo o país), não é parâmetro pra quase nada de bom (especialmente o de Recife), mas fiquei encantada com a organização e acessibilidade do sistema de transporte canadense. Pude conhecer melhor só mesmo o de Vancouver, que é feito pela empresa Translink. De algumas outras cidades, só tive uma pequena amostra.

Eles oferecem opções de transporte para a região chamada de "Greater Vancouver" (que seria equivalente à RMR - Região Metropolitana do Recife, por exemplo, englobando as cidades mais próximas) e você pode andar de:

1. Ônibus - pense numa pessoa que (pra não dizer 'adorava', pois pode parecer muito falso) não fazia a menor questão de pegar três ônibus pra ir e três pra voltar do trabalho! Isto porque eles são relativamente abundantes (o que não deixa lotar muito), climatizados adequadamente em cada estação, pontuais, seguindo direitinho os horários da timetable (disponibilizada gratuitamente pela Translink). Também são confortáveis e não tive experiências desagradáveis com odores indesejáveis (veja no blog The Beaver Tales, do que estou falando ;D)...

2. SkyTrain - é o metro e chama-se assim "trem do céu" (nossa, que tradução brega!) porque é quase todo aboveground, ao invés de under, como são normalmente os metros por aí afora. Pra quem quer ir do downtown aos principais bairros/cidades comerciais próximas, é a melhor opção. Sempre usava o SkyTrain pra ir ao Metropolis Metrotown, um shopping center enorme em Burnaby.

3. SeaBus - como eu tive o privilégio de morar numa das melhores cidades de Greater Vancouver, North Vancouver, eu sempre usava o SeaBus pra ir de lá até o downtown e voltar. Trata-se de um mini ferry que faz só esse percurso ida e volta. Não é a melhor opção se você está com pressa e seu ponto de partida ou destino final não é perto das estações (a viagem dura uns 12 minutinhos, mais o tempo de espera até ele chegar), mas vale mesmo a pena ir numa hora mais calma, pra relaxar e aproveitar a vista da cidade, do mar e das montanhas.

Bom, existem também outros meios disponíveis para o acesso a pontos mais distantes do centro. Para maiores informações, sugiro dar um pulo no site da Translink.

Mariana

a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

1 comment:

mariajoao said...

Oi Mariana!!!
Vou deitar e rolar em seu blog!!

Decidi ir pra Vancouver (pelo menos eu acho que decidi) em abril do ano que vem (isso eu decidi com certeza!!).

E estou lendo tudo que posso aqui!
Vá mandando notícias que vou tirando minhas dúvidas!! :)

Gosta daí?
Estou anciosa e principalmente, curiosa!

bjs