Sunday, May 16, 2010

lá em vancouver - 13. SUN RUN

Domingo passado participei da Vancouver Sun Run, uma corrida anual de 10km que acontece desde 1985 e é organizada pelo jornal The Vancouver Sun. É considerada a segunda maior corrida de 10km na América do Norte, com mais de 50.000 participantes.

A primeira vez que eu ouvi falar da Sun Run foi quando Mari morou aqui em Vancouver e participou da corrida junto com a host family dela. Há uns 5 anos eu comecei a correr com alguma frequência e cheguei a participar de algumas provas de 10km em Recife e ela sempre me dizia que quando chegássemos em Vancouver eu teria que participar da Sun Run, que eu iria adorar a corrida.

Apesar de toda a propaganda que ela tinha feito, eu não tinha idéia da dimensão do evento. Ao sair de casa para ir para a prova, quando entrei no elevador, já encontrei um vizinho que também estava indo correr. Ele me disse que não perdia a Sun Run há vários anos. Quando chegamos na rua vi um grande número de pessoas se dirigindo para a Georgia Street, onde era a largada.

Fomos conversando e decidimos entrar pela frente da Vancouver Art Gallery. Quando íamos chegando perto da Georgia, fiquei impressionado com a quantidade de gente por todos os lados. A avenida, com 6 faixas, completamente tomada até onde eu podia enxergar. Como a Georgia não é plana e vai descendo em direção ao Stanley Park, dava para ver alguns quarteirões abaixo, até depois da Burrard, e acima até um pouco depois da Granville e só o que eu conseguia ver era gente, muita gente.

Eu fiz um aquecimento rápido porque a prova estava perto de começar e me espremi pelo meio do povo pra entrar na Georgia. O clima estava perfeito, fazendo uns 11ºC e com o céu completamente azul e ensolarado. A prova começou às 9 da manhã. Por conta da quantidade de pessoas, foram colocadas barreiras para separar os corredores em grupos. Cada grupo ocupava mais ou menos um quarteirão e deveria incluir corredores do mesmo nível para facilitar a dispersão durante a corrida.

A cada 8 minutos um novo grupo era liberado, andando até perto da largada para começar a correr. Meu grupo deveria ser o terceiro mas tivemos que esperar quase 50 minutos porque a área do grupo a nossa frente, toda vez que ele saia, era tomada por novos corredores que estavam aguardando nas ruas laterais.

Quando os grupos saíam, eu podia ver casacos sendo jogados do meio da pessoas para as calçadas e quando fomos caminhando em direção à largada o chão estava tomado de pequenas garrafas de red bull que estavam sendo distribuídas. Uma banda animava os participantes em frente à largada e a cada novo grupo era feita uma contagem regressiva para iniciar a prova.

A corrida foi muito gostosa, super animada, com muita gente assistindo nas calçadas e incentivando os corredores, e com gente de todas as idades participando (desde crianças em carrinhos de bebê a idosos). Ao longo do trajeto haviam toldos com bandas tocando diferentes estilos musicais e as vistas durante quase todo o trajeto eram belíssimas.

Terminei a prova com 56min e 28seg, meu melhor tempo em provas de 10km. Foi uma experiência maravilhosa e com certeza não perco uma Vancouver Sun Run daqui por diante, se estiver em Vancouver na época da corrida. É um evento que movimenta toda a cidade e recomendo a todo mundo participar, mesmo que não queira correr o tempo todo ou apenas caminhar.


a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista dos autores.

4 comments:

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Agora é melhorar ainda mais o tempo ano após ano. Deve ser muito legal participar de uma corrida dessas.

E a vida segue...

Unknown said...

Poxa, nem quando corri a São Silvestre eu vi tanta gente assim. Deve ser bem legal mesmo.

Sua vontade said...

Oi Daniel,


Que legal! Parabens! Acho que o treinamento subindo a Grouse Mountain o ano passado valeu rsrs


Abraçao, Neuzinha

Bernardo Jurema said...

bela crônica, daniel!