Monday, November 26, 2007

docs - 3. Declaração da empresa

Comprovar a experiência de trabalho deveria ser, na maioria dos casos, uma coisa simples, ou seja, uma cópia da carteira de trabalho. No meu caso não...

Hoje, eu trabalho numa empresa em que sou sócia, presto serviços de consultoria organizacional através dela, mas também através de outras empresas parceiras. Na empresa em que trabalhei antes desta, a minha carteira de trabalho foi assinada com uma função super genérica e que não exprime o que eu realmente fiz por lá (e que combina perfeitamente com as descrições do NOC).

O que fazer, então?

Bom, para a empresa que trabalhei antes, preparei uma declaração para eles assinarem, no seguinte modelo:

DECLARAÇÃO

Declaramos, para os devidos fins, que __(nome completo)__, RG nº __(número e órgão expedidor)__, CPF nº __(número)__, foi funcionário(a) da __(nome da empresa)__, com sede à __(endereço)__, CNPJ nº __(número)__, no período de __(data por extenso)__ a __(data por extenso)__.

Atestamos ainda que a pessoa supracitada exerceu a função de __(nome da função)__ e que cumpriu com suas obrigações de forma satisfatória.

__(data: Local, XX de XXX de 200X.)__

______________
__(nome do supervisor direto ou representante da empresa)__
__(cargo da pessoa acima)__

- FIM -

Eu pedi para imprimirem no papel timbrado da empresa e colocar o carimbo logo abaixo da assinatura da pessoa. Se quiser, ainda pode acrescentar no modelo o salário recebido e um detalhamento maior das funções.

Lembro apenas que essa declaração foi criada por mim, ou seja, não se trata de um modelo padrão exigido pelo Consulado Canadense ou nada do gênero. Pode estar dentro do que eles esperam ou não! Apenas resolvi colocar por aqui para ajudar, quem sabe, alguma alma necessitada! ;)

Para comprovar minha experiência atual é ainda mais complexo... Mas isso é assunto para um próximo post!

Mariana

6 comments:

Sandro e Família said...

Mari

Fique tranquila pois no meu caso essa foi a pior parte também.
Ter que arrumar um descritivo do meu trabalho que batesse com o do NOC já foi uma novela,e agora só me resta torcer que o consulado aceite a carta que consegui da empresa comprovando meus anos de experiência.

Bjs

Anonymous said...

Pois é, Sandro... Acho que agora fica mais claro porque eu quis fazer o TEF além do IELTS.

Boa sorte para nós! ;)

bjs, Mari

Ninha said...

Oi Mari.
Li no blog de vocês que fizeram o TEF ne?Nós também iremos fazer pra somar mais uns pontinhus ( nada a perder ne? ) E gostaria de saber o valor, hehe, tu pode me falar? Aqui eu ligo na Aliança Francesa e eles me enrolam enrolam e nao falam , pode? Me conte tb da dificuldade do teste...Ja passei váááárias vezes pelo seu blog, mas nunca deixei um scrap, fiquei super feliz com o pedido da documentação de vocês...estarei acompanhando,
abs,
Ninha

Ninha said...

Oi Mariiiiii =)
Nossa, fico lendo seu blog e parece até que é comigo esse corre corre , ahahaha, fica numa torcida pra que tuuuudo de certo, c num imagina! Ah, consegui esclarecer umas dúvidas do NOC, brigadãããoo.
E Obrigado pelo elogio do blog, rs, mas estou tentando deixa-lo com uns links interessantes até eu realmente poder falar do processo...e vou me cercando de fatos interessantes no dia a dia pra postar.
Um grande abs,
Ninha

Claudia e João said...

Oi Mariana,
Também sou de Recife e vou ficar vindo por aqui para ver as novidades!

Vancouver e Calgary também são nossas opções, sendo que Calgary tem um peso maior por termos amigos lá.

Tomara que tudo dê certo para vocês também!

Beijo,

Claudia

http://brincandonogelo.blogspot.com

Fábio said...

Olá Pessoal!!!
Então, venho acompanhando a algum tempo o blog de vocês e quero parabenizar pelas excelentes informações que vocês postam, é muito útil para nós!!!

Também criei um blog se quizerem passem por lá: http://chimarraonogelo.blogspot.com/

Quanto ao post, eu me encaixo no mesmo caso de vocês, vou precisar de uma declaração para comprovar minha experiência.

Obrigado mais uma vez,

Abraços!!!