No
post número 6 da coluna '
lá em vancouver' falei das comidinhas que podemos encontrar na cidade. No
número 2, o tema foi chocolates. E estou eu aqui para falar novamente de comida! Será que já deu pra perceber que eu
a-do-ro comer??? ;)

Bom, o tema agora é restaurantes. Pude conhecer alguns quando morei por lá. Os que eu listo abaixo talvez não cheguem a ser os mais famosos, mas encaixam-se na minha categoria de b&b (bom e barato).
* The Old Spaghetti Factory: este é o campeão b&b! Hoje existem diversas localidades pelo Canadá, mas a primeira foi a de Gastown, Vancouver, onde estive diversas vezes. A decoração permite que você se sinta em 'mil novecentos e antigamente'. Logo na entrada você se depara com uma balança daquelas enormes de ponteiro - a idéia é se pesar antes e depois... Dentro há um bondinho antigo, no meio do salão. O cardápio é essencialmente de massas e no preço do prato estão inclusos pão, sopa ou salada, sorvete e café ou chá.
* The Elbow Room: a especialidade é comida de café-da-manhã, ao estilo norte-americano, ou seja, ovos, bacon, salsicha,
bagels e por aí vai... mas muito boa também. Este restaurante é, de fato, um lugar único. Primeiro porque só existe ele mesmo (não tem franquias), depois porque o ambiente e o atendimento são um caso, ou melhor, um show à parte. Os garçons tratam o cliente muito mal, reclamam quando você demora muito pra escolher e são completamente desaforados! Mas isso tudo porque são atores também! Tem que ir pra lá sabendo disso pra poder se divertir, senão, não dá pra aguentar o que eles chamam de 'friendly abuse'. Ah! Vale deixar registrado que é um lugar super freqüentado por atores hollywoodianos.
* Hapa Izakaya: pequeno
restaurante japonês no downtown que serve, além de deliciosos e diferentes sushis e sashimis, comidas 'normais' japonesas, ou você pensa (como eu já pensei um dia) que no Japão só existe peixe cru??? =D Comi duas vezes uma espécie de risotto com cogumelos simplesmente maravilhoso! A decoração é bem moderna e a atmosfera é cheia de vida, música e bem barulhenta (caso você esteja procurando algo mais zen, melhor ir num japonês tradicional).
* Milestone: esse restaurante nasceu em Vancouver e hoje tem unidades em Alberta e em Ontário. A especialidade da casa é carne. Me levaram lá no meu último dia de trabalho e me fizeram provar o famoso drink chamado Bellini.
Originalmente italiano, lá é uma mistura de rum, licor de pêssego e champagne, com a consistência de uma caipirinha nevada.
* White Spot: também nasceu em Vancouver e também serve pratos diversos e sanduíches gigantes, como os famosos
Triple 'O' burgers. Vamos considerar para esse aqui só o primeiro 'b' do b&b, pois é estilo
Applebee's - na comida e no preço... As sobremesas também são MUITO boas!
Pra matar a saudade da comida brasileira (se é que podemos resumir toda a diversidade da nossa comida a um único estilo) tem o restaurante
Samba, mas esse aí eu não conheci, pois me disseram que nem se compara às churrascarias daqui - preferi esperar!
Pra terminar, vale deixar uma dica útil: no Canadá, a gorjeta dos garçons NÃO está inclusa no valor da conta. Você tem que fazer o cálculo na hora e deixar de 10 a 15% do total - dependendo do quão bem atendido você foi.
Mariana
a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.