Wednesday, August 5, 2009

Primeiras impressões e providências

Primeiras Impressões
Desde o momento em que cheguei na cidade só tive motivos para gostar cada vez mais de Vancouver. Ainda não consegui encontrar um defeito na cidade, embora talvez o frio ou a chuva que ainda não chegaram possam ser um defeito futuro. A cidade é muito bonita, tanto as construções, casas e prédios quanto a paisagem, com montanhas ao norte de downtown, muitos parques, árvores e jardins e as entradas de mar em torno de downtown.

Outra coisa que me impressionou desde a chegada foi o tratamento que recebemos, tanto do pessoal na imigração quanto das pessoas com quem tivemos contato até agora. Todos muito educados e de bem com a vida, sem cara amarrada. Aqui há gente de todos os cantos do mundo e nas ruas e nos ônibus você escuta diferentes línguas o tempo todo. É muito bom o sentimento de viver num lugar assim, convivendo com pessoas de culturas diferentes, vivendo em harmonia.

Transporte
Nestes poucos dias por aqui já conseguimos fazer muita coisa. Andamos muito todos os dias e sempre chegamos em casa muito cansados. Já conheci boa parte das ruas de downtown e já fomos de seabus até North Vancouver, mas apenas até perto da estação. No segundo dia compramos um passe mensal para o sistema de transporte que dá direito a utilizar os ônibus, o seabus e o skytrain que é o metrô. Vale muito a pena comprar o passe que custa $73 CAD para a zona 1, que abrange toda a área que vai de onde estamos morando até downtown. Além disso, todos os dias a partir das 6h30 pm e durante todos os fins de semana ou feriados o passe vale para as 3 zonas. E melhor, nos finais de semana este passe vale para duas pessoas. Mais informações no site Translink.

SIN Card
Ontem tiramos nosso SIN (Social Insurance Number). Fomos muito bem atendidos e foi tudo bem rápido. Quando chegamos não havia fila e fomos direto para um guichê. Apresentamos os passaportes e o documento de confirmação de residência permanente. Depois sentamos numa área de espera onde havia outras pessoas que já tinham passado pelo primeiro guichê. Depois de alguns minutos fomos chamados pelo nome para um novo guichê, preenchemos os nomes dos nossos pais em um papelzinho e escolhemos como nossos nomes sairão no cartão. Pouco depois recebemos um documento com o número do nosso SIN e, como ainda não temos endereço fixo, optamos por voltar lá em 3 semanas para pegar o cartão.

Celular
Ontem também fechamos nosso plano de celular. Aqui há várias empresas: Bell, Telus, Roger's, Koodo, Fido, Virgin e outras mais. Os planos aqui são bem diferentes do Brasil e se paga por quase tudo, até por identificador de chamada e caixa postal. No final, optamos por um plano da Roger's porque Mari queria um celular mais legal que tivesse Wifi. Fizemos um plano família de $90.00 (mais $6.95 cada linha da System Access Fee e $12.00 do pacote adicional para cada linha) que inclui chamadas (400 minutos compartilhados) e também dados (500MB compartilhados), para que os aparelhos ficassem mais baratos. Como no Brasil, se você contrata o plano de dados, a empresa subsidia seu aparelho que sai quase de graça, só que ficamos presos a um contrato de 3 anos. Pegamos dois HTCs Magic, com Wifi, GPS e outras coisas interessantes. Os aparelhos vão ficar por $25 CAD cada um. Pagamos $150 CAD pelos dois mas vamos enviar uma carta e a Roger's vai nos devolver $100 CAD em crédito na conta. Tem disto por aqui também, como nos EUA. Ah, e compramos os celulares com um vendedor brasileiro.

Apartamento
Hoje vamos passar o dia procurando apartamentos para tentar encontrar logo um boa opção. Na segunda-feira, dia 03, passeamos por downtown e vimos 5 opções. Gostamos muito de uma mas queremos ver outros apartamentos antes de tomar a decisão final. Temos que correr logo porque ontem Mari viu que o segundo apartamento de que mais gostamos já não estava mais disponível. De toda forma, pelo que vimos, há sempre apartamentos sendo entregues e outros sendo alugados então com certeza não vão faltar opções. Provavelmente ficaremos mesmo um mês inteiro na homestay porque todos os apartamentos que vimos até agora só estarão disponíveis a partir de 1º de setembro.

Aguardem mais novidades em breve!

7 comments:

Ursos no Canadá said...

Como ler o post de vcs me deixa super animada!
Fico lembrando os momentos que passei aí no ano passado e repasso todos seus posts p/ meu esposo (que ainda não conhece Vancouver) p/ que ele se anime tb.
Tenho fé em Deus que td dará certo na sua nova vida no Canadá... e em breve seremos vizinhos...rs
God bless you!

O Lacombe said...

daniel,
que legal estar tudo dando certo. Nada como estar ai, nao eh? Abracos.

inertia said...

Uau... o metropass de Vancouver é bem mais barato que o de Toronto!
E esse lance do passe valer pras 3 zonas e no fds servir pra duas pessoas... bem melhor!!

Lá e Dá said...

Nossa gente!!!
Estou super atrasada nas minhas leituras.
Parabéns pelo recomeço de vida aí.
Espero q. cada dia mais vcs. se apaixonem por essa cidade, arrajem emprego rapidinho e se adaptem.
Grande abraço para vcs.

Sara e Vitor said...

Fala Daniel, tudo bem com você?

Quanta novidade! Que bom que estão gostando. Bom, é quase impossível não gostar do Canadá, não é mesmo? Comigo foi amor a primeira vista! Hehehehe...

Muito legal seu relato!

Grande abraço,

Vitor

Juba e Dea said...

Olá Mariana e Daniel!

Hoje por coincidência estávamos vendo o álbum de fotos de Vancouver da Maura (me ajuda)e ficamos encantados!Quanta história!! O Fort Langley é como um filme. Faremos visita num verão!

Parabéns e sucesso pela nova vida!
abraços
dea e juba

Unknown said...

Parabéns,

Eu e meu marido estamos indo para ai em breve, eu também já conheço Vancouver e ele não. Se puderem dar umas dicas. em 2 meses estaremos ai

tudo de bom
Carol