Thursday, August 6, 2009

O lado não tão bom...

Tudo tem saído super bem pra gente até agora. Estamos no sexto dia de vida canadense e já resolvemos um monte de coisas. Não temos o direito de reclamar de nada! Mas... há esse sentimento confuso que deve ser o processamento da ficha caindo e um pé (as pernas e os braços também!) definitivamente ainda está na nossa vida no Brasil. Acho que demora mesmo um pouco pra gente entender que isso tudo aqui é pra valer e que vamos viver aqui agora, pelo menos por um tempo...

Algo que incomoda bastante é a falta de parâmetros. Ainda não sabemos o que é caro ou barato. A verdade é que é bem complicado comprar/contratar as coisas sem ter renda... ainda não sabemos dizer o que é muito, pouco ou razoável. O que fazer? Nivelar por baixo e começar devagar ou assumir que daqui a pouco pelo menos um dos dois vai estar empregado e o dinheiro vai começar a entrar? Na procura por apartamentos, decidimos que, pelo menos no início da nossa vida por aqui, vamos ficar num lugar legal, com conforto, já que tudo o que representa isso pra gente ficou no Brasil. Queremos ter vontade de voltar pra casa, cuidar dela e ter um ponto de segurança. Mas até quanto é razoável pagarmos por isso? Já vimos que converter dólar canadense pra real é a maior furada! Se você converte, não compra nem faz nada por aqui...

Outra coisa é que os produtos e as marcas são diferentes daqueles que estamos acostumados. Fomos fazer umas comprinhas para café da manhã e foi horrível não encontrar os produtos logo de cara. A gente passeava pelos corredores, lia as embalagens e procurava semelhanças... até que demos de cara com o Activia! Ah, que alívio!! Pelo menos uma coisinha conhecida, né?

Tem também a questão da língua... estamos enferrujados! Ainda não conseguimos falar tão rápido, com naturalidade e algumas vezes as palavras não vêm! E para ouvir, então? Aqui em Vancouver (isso deve ser em todo o país, na verdade) há uma infinidade de sotaques diferentes. Parece que ninguém é "made in Canada" - tudo importado! Ah, como cansa! A boa notícia é que nesses 6 dias já melhoramos, então isso é questão de tempo (espero que pouco!). A outra boa notícia é que todos são muito pacientes - só não sei se essa paciência estende-se aos empregadores canadenses...

E quando começamos a procurar o plano de celular? Ficamos super incomodados com o compromisso de 2 ou 3 anos que teríamos com a operadora. Pensávamos "Calma aí! Acabamos de chegar! Vamos mesmo ficar aqui? Vamos nos adaptar? Já temos que nos comprometer?". Aí a gente cogitou o pré-pago, mas pesquisamos e vimos que outros imigrantes que haviam começado com o pré-pago migraram logo depois para o pós, pois o valor não estava compensando. Paramos para conversar, colocamos as idéias em ordem e vimos que não viemos para cá para desistirmos e irmos embora por qualquer coisa. Vamos ficar, nem que seja por um período apenas. Depois que a gente entendeu isso, paramos de ter medo do compromisso dos 2 ou 3 anos. Quem nos atendeu na loja onde fechamos nosso plano foi um brasileiro. Ele disse que veio pra cá com os pais há 8 anos, quando tinha 14. Disse que no início não gostou, pois deixou todos os amigos e tal, mas hoje em dia agradece aos pais por eles terem feito essa escolha...

Enfim, nem tudo são flores e começar do zero não é fácil! Mas quem disse que a gente gosta de coisas fáceis? O importante é que estamos felizes, as perspectivas são boas e já, já tudo vai fazer mais sentido.



PS: ainda não estou conseguindo dar conta dos e-mails do blog e das leituras, mas com as coisas entrando nos eixos, espero estar de volta em breve!

13 comments:

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Mari, esse começo cansa mesmo. Dá medo, a gente fica meio perdida, mas é sim uma questão de tempo.
Nós fizemos nosso plano de celular por 3 anos e seja o que Deus quiser. Não dá pra prever o que vai acontecer daqui 3 meses, but we do the best we can!
Bjs

Ma said...

oi Mariana!!

cada vez mais adoro ler seu blog... a minha situação é parecida com a sua, eu conheço vancouver e amo e meu marido ainda não conhece. É bem provável que a gente vá para aí, mas ainda temos dúvida entre Vancouver e Toronto. Temos um ano pra decidir, uma vez que faremos os exames médicos amanhã!!
Desejo a vcs toda a sorte do mundo, e assim que eu perceber que vcs estão menos atarefados eu mando um email pra vc para conversarmos mais.
um grande abraço!!!

Neuzinha said...

Oi Mari e dani,

se precisarem de alguma coisa, estamos aqui.Passei meus contatos pelo email do seu blog.
O q vcs estão vivenso faz parte do processo de assimilação e introjeção da grande mudança. Aos poucos vcs vão se sentindo melhor.
Sobre aluguel, realmente é uma parte chata e aqui em Van é o quesito q no meu ponto de vista, depois de quase um ano aqui, acho muito caro. O dia q vcs vierem pras bandas de North Van, me avisa.
Tudo de bom pra vcs.


Abração, Neuzinha

* Cibele & Junior * said...

Oi Mari,

Entendo bem essas duvidas...qdo chegamos ai tivemos os mesmo problemas e resolvemos assim: fizemos os nossos paramentros dentro do que era caro para o nosso bolso, se gostamos e temos dinheiro para pagar compravamos.
Já com a comida,como nao conheciamos as marcas eu escolhia as mais caras..rsrs geralmente dava certo...
Mas já, já vc acostuma e começa a nao comparar mais....simples assim :)
aproveitem!
bjs
Cibele

Erika e Reuel said...

pois eh mariana
a vida nao eh facil mesmo neh!
agora temos q encarar os desafios de frente e crer q escolhemos esse caminho neh!
Deus vai abencoar e dar graca a vcs em tudo, tenho certeza!
aos poucos, as coisas vao se encaixando!!
um grande bjo
Erika

Sandro e Família said...

Mari

Esse turbilhão de sentimentos é normal e o que mais me incomodou no início foi deixar depósito para tudo pois não era conhecido no mercado...rsss !!!

Se precisar de ajuda é só avisar.

Abração

EMN said...

Não desistam. Pode ser dificil mas verão a recompensa.

inertia said...

Nós passamos pela mesma coisa na primeira semana.
A gente achou que tinha feito um ótimo negócio com o aluguel, pq conseguimos um valor bem mais baixo do que se vê nos blogs, mas a mulher do Skills for Change achou um absurdo de caro. Vai saber... hehehe
Na Rogers a gente não conseguiu fazer plano família, só meu marido está com celular (contrato de 1 ano). Quando um de nós arranjar um emprego, vamos tentar solicitar o plano família novamente.
Abraços

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Com certeza o choque é grande, mas tenho certeza que vocês vão tirar essa adaptação de letra. Parabéns novamente pelo sonho realizado.

E a vida segue...

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem com vocês?

Fiquei contente em ter notícias suas!

Nossa, essa parte da adaptação realmente não é fácil, é estranho! É um desconforto desconfortável! hehehehe... Mas sabemos que é uma questão de tempo, e isso as vezes nos conforta! Hehehehe...

Continue nos mandando notícias, ok? Estamos torcendo para que logo logo vocês entrem nos eixos canadenses!

Beijos,

Vitor

Ju said...

Mari, não esquenta não! No começo é assim mesmo, leva um tempo pra vc ir se acostumando com tudo que é novo, com as compras no mercado e tal. Mas isso passa, não deixa te abalar não! E peça dicas para o pessoal que está em Vancouver se estiver na dúvida se vale a pena ou não, tenho certeza que se vc perguntar pro Sandro ele te ajuda. Não sei se consigo te ajudar muito pq aqui de Ottawa pra Toronto os preços já são tão diferentes, de ottawa pra Vancouver deve mudar mais ainda! Com o tempo tudo vai se resolvendo...imigrar é um aprendizado constante, no dia em que vc acha que já sabe tudo, aprende algo novo. Precisando de algo avisa!

Beijos,
Ju

Rachel e George said...

Fico impressionada com a riqueza dos detalhes das suas narrativas... Essa Mariana Pinho é danada mesmo. Vai anotando tudo hein? (rsrsrs). Assuma os compromissos! Tenho certeza de que irão se adaptar...Essa ansiedade vai passar logo logo...Saudades! leia meu e-mail!

said...

Oi Mariana,
Aluguel relamente é uma coisa complicada e principalmente... pessoal. No nosso caso o que pesou foram os cachorros, ligamos para um monte de lugares que supostamente aceitam cachorros, mas sempre que diziamos que eram 2 goldens a história mudava. Mas não podemos reclamar! Onde moramos é dentro do que esperavamos e o preço é "fair". Agora se compararmos com Montreal...aqui é muito caro! Essa sensação deir no supermercado e não identificar as coisas é realmente um desafio e isso se aplica para tudo! E olha que vcs ainda terão o desafio da bendita carteira de habilitação. Mas temos que encarar tudo de uma maneira divertida, senão enlouquecemos, rsrsrs.
Boa Sorte e saibam que os desafios estão apenas começando!
Soraia