Friday, September 26, 2008

Walk Score

O 'onde morar' é motivo certo para o futuro imigrante passar um tempo pensando e pesquisando sobre. Mesmo que já esteja decidido pela província e pela cidade para onde deseja ir, ainda existe a escolha pelo bairro ou neighbourhood, que muitas vezes só é feita depois que se chega ao Canadá.

Esse tipo de escolha é muito pessoal, os fatores variam bastante (mais perto/longe do centro, do trabalho, da escola..., com mais/menos árvores, parques... enfim!) e não existe lugar melhor e pior, já que é questão de gosto e gosto, como todo mundo sabe, não se discute! Mas....... o fator conveniência é algo bem procurado pela maioria, né?

Recentemente, descobri esse site que mede a "walkability" das cidades, ou seja, o quão andável é a cidade, mas não no sentido de pavimentação das ruas e calçadas (foi a primeira coisa que pensei, devido à situação lastimável da minha cidade) e sim na idéia do volume e variedade de estabelecimentos básicos a uma "walking distance". (Nossa, como às vezes é difícil passar para o português algumas expressões do inglês, hein?). O site chama-se Walk Score.

O conceito é simples: quão fácil é viver sem carro em um lugar? Existe uma boa quantidade de mercados, lojas, restaurantes, farmácias, parques e escolas num raio de 1 milha (1,6 km)? Vale ressaltar, no entanto, que eles não consideram outros fatores importantes como a distribuição dos pontos de ônibus, o volume de neve no inverno (rsrs!), a criminalidade e outras coisinhas que ajudam ou atrapalham a motivação para andar a pé.

Sendo assim, o site calcula para o lugar uma pontuação que varia de 0 (muito ruim) a 100 (muito bom). Veja só os pontos das cidades mais procuradas pelos imigrantes no Canadá (lembrando que é considerado o centro da cidade, em buscas assim mais genéricas):

* Toronto: 97 - Walkers' Paradise
* Montreal: 57 - Somewhat Walkable
* Vancouver: 97 - Walkers' Paradise (yeah!)
* Ottawa: 80 - Very Walkable
* Quebec City: 78 - Very Walkable
* Calgary: 63 - Somewhat Walkable

E aí? A sua favorita está bem classificada? A conveniência é um fator tão importante assim ou não seria um big deal ter que usar o carro pra tudo?

11 comments:

Eliane said...

Oi Mariana, excelente matéria é sempre bom estarmos informados, de usar ou não usar o carro.
Beijos, Eliane.

Neuzinha said...

Oi Mariana!

Realmente dá pra viver aqui em North Van sem carro. Mudamos há um mês e pouco e não temos sentido falta do carroo Vamos a pé pra vários lugares e qnd é mais longe usamos o ônibus q é super pontual. Vc pode fazer qualquer compromisso q chega na hora. Nem a chuvinha a trapalha a caminhada por aqui.
Inté, Neuzinha

Sandro e Família said...

Mari

Acho que no início a maioria dos novos imigrantes ficará sem carro por isso a importância do "walkability" na escolha da cidade.

Nossa futura cidade está nas cabeças em mais uma pesquisa e ainda me perguntam sobre a chuva...rsss

Abração

Ju said...

Não acho Ottawa tão "Walkable" assim não....por isso que resolvemos comprar um carro logo...dá pra ir pra qualquer lugar de ônibus, mas geralmente demora um pouco e em alguns lugares não passa ônibus depois das 18:00! É preciso escolher bem onde morar!

Beijos,
Ju

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem!?

Esse assunto realmente é muito importante. Sabemos que recomeçar uma vida já é bem difícil e ainda mais em cidades que não tenham uma walkability boa, é pra terminar de matar, não é mesmo!? Hehehe... Até que Calgary não está tão ruim assim. Mas vamos as pesquisas para encontrar o melhor lugar na cidade! Você já encontrou o seu?

Ah, e sobre seu comentário na matéria do casamento lá no blog, você arrancou boas gargalhadas minhas, viu? Hehehehe... :D

Um grande abraço, Mariana!!

Vitor

Mila e Arlei said...

Oi Mariana,
Respondendo a sua pergunta: escolhemos Burnaby para morar. Como lá tem skytrain demoraremos menos de 25 minutos para chegar em downtown. A região é muito gostosa, muitos parques por perto, shoppings, etc.
Abraços.
Mila

* Serena * said...

Ahahah adorei essa reportagem, Mari! Eu, mulinha, nao consegui me achar no site, queria ver sobre Gatineau. Mas eh otimo pra gente saber como andar, ainda mais sem carro no comeco!

Beijos

Anonymous said...

Mariana, sugiro para o Daniel insistir no mestrado que vc citou lá no meu blog. É muito interessante ter formação por aqui, facilita as coisas, ele vai ser visto com outros olhos pelo mercado de trabalho. Não é fácil, porém não é impossível.
Beijos, Eliane.

Eliane said...

Mariana, desculpe a Bruna do comentário anteiror é minha filha esqueci de mudar a conta.
Beijos, Eliane.

Dani said...

Mari,

ainda bem que Vancouver está bem classificada pois moro em SP num bairro onde consigo fazer tudo ou quase tudo a pé e ainda tenho o metro...Já pensou mudar achando que é pra melhor ...e não ser !!!!hhehehehe

Daniela
São Paulo to Vancouver
http://vidanovaemvancouver.blogspot.com/
msn: dlanardi@hotmail.com

K said...

O marido já tinha me apresnetado esse site. É muito legal, né? A tia dele, que mora em Carmel, no estado de Nova Iorque, teve 0 de walkability. Que tal? O lugar onde eles moram é, simplesmente, divino, mas é carro pra tudo quanto é canto.

O importante é ver o índice para o local onde você vai morar, não "downtown". Vi agora os subúrbios de Toronto e estão entre 55 e 65. Até que não é mal.

Beijos,

K.
PS: E o Sandro não se conforma com as perguntas sobra as chuvas... :)