Tuesday, September 23, 2008

Avaliação das credenciais

Como muita gente já sabe, as profissões podem ser divididas em duas categorias no Canadá: regulamentadas e não-regulamentadas. Se você estiver no primeiro grupo, já sabe que vai sofrer um pouquinho para continuar trabalhando na sua área por lá, pois vai precisar, no mínimo, submeter uma boa papelada para a avaliação da sua formação, quando não realizar uma série de testes e praticamente refazer sua faculdade e pagar por isso uma grana preta. É o caso dos profissionais da área de saúde, contadores, engenheiros, arquitetos e todos os que possuem uma ordem que regulamenta a profissão (esse órgão normalmente é provincial e as regras mudam de lugar para lugar). [link útil]

Para quem é de uma profissão não-regulamentada (nosso caso) o negócio é bem mais simples, pois segue o processo de emprego normal, feito diretamente com a empresa pela qual você se interessou e se candidatou para a vaga. Traduzindo: cada empresa vai julgar se considera ou não válidas a sua formação e a sua experiência.

Agora... os profissionais não-regulamentados também têm a opção de ir até uma instituição e solicitar uma espécie de equiparação de credenciais. Como isso funciona? Eles avaliam o currículo do seu curso, comparam com o curso equivalente no Canadá e emitem um parecer sobre a equivalência da sua formação estrangeira em relação aos padrões canadenses. Interessante, hein? Mas será que isso vale a pena? Ainda não conheço casos de pessoas que tenham feito isso...

O negócio parece ser bem válido para minimizar um dos problemas que os empregadores têm com o imigrante: a falta de conhecimento e informação sobre a sua formação. Imagino que, ao ver no currículo que o curso feito "sei lá onde" é igualzinho ao oferecido por uma McGill, UBC ou UofT da vida, elas possam se animar mais um pouco com o candidato, mas será que isso funciona bem na prática?

O BCIT (British Columbia Institute of Technology) possui o ICES (International Credential Evaluation Service) que faz o serviço na província de BC. Eles cobram CAN$ 125.00 para avaliar um diploma/histórico. Até que não achei o valor tão alto, mas será que isso realmente aumenta a empregabilidade? Quanto tempo de desemprego isso pouparia? Vou confessar que fiquei tentada...

Mariana

PS: para quem se interessou pelo assunto e quiser pesquisar mais, do site da imigração, encontrei o Going to Canada. Dele, fui para o site da ACESC que tem o contato de várias instituições que fazem a avaliação de credenciais em outras províncias canadenses.

10 comments:

Silney said...

Oi Mariana,
Obrigada pela visita no blog....é esse papo de validação nao é nada facil..viu só o processo paralelo q vou ter q enfrentar?!?! rs...
Sobre estas instituições q fazem a equiparação, eu acho q deve ser interessante sim, pelo fato como vc mesma disse... o emrpegador..vai ter noção q teu certificado é equivalente ao da U of T, McGill etc.
Tem a WES, em Toronto q faz isso e uma equiparaçao, course by course custa 200 doletas...
De qq modo, eu nao tenho como escapar dessa, se quiser trabalhar na minha area por la ne?
Abraços

Anne Caroline said...

Mari...

Tinha escrito tanta coisa, mas o pc descarregou e perdi tudo.. rsrrsrs

Então, sobre essas validações e equiparações.. É tão complicado, né..? Mas acho que vale a pena tentar.. Vamos ver na prática..=]~

Fiquei curiosa pra saber a área de vcs.. rsrsrs

Beijão,
Anne

Marcos, Simone, Lucca e Julie said...

Mariana,

Só vou comentar como são as coisas do lado francês: em primeiro lugar não rola conseguir emprego no domínio de formação sem uma equivalência dos diplomas. Quem faz isso é o próprio MICC e tem lá seu custo, que não é tão alto assim. Mas, para as profissões regulamentadas, deve-se, além de procurar o MICC, procurar cada uma das ordens profisisonais.

O que isso significa? Significa que um engenheiro no Brasil será um bacharel em engenharia pelo MICC (e poderá procurar trabalho como Téchnicien) e terá que ir atrás da OIQ (ordem dos engenheiros do québec) para cumprir todos os requisitos necessários para utilizar o título de engenheiro e ser o responsável civil dos projetos/obras. Nas outras províncias deve ser parecido...

Mesmo para as profissões não regulamentadas como administrador, há as ordens que acreditam ou certificam os profissionais (CMA, CGA e CA). Com essas certificações, o salário dá uma turbinada...

Parabéns pelo blog!

Abraços,

Marcos
jmappellecaillou.blogspot.com

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?

Pra ser sincero, nunca parei pra pensar com carinho sobre esse assunto. Estou terminando Adm. de empresas com ênfase em MKT, será que é preciso regulamentar alguma coisa por lá? Vi no blog da Anne que você também trabalha com MKT, não é mesmo Mari?
Essa vida de imigrante não é fácil, quando pensamos que estamos resolvendo as coisas, mais 282848129764 aparecem! hehehe... Aiaiai... Fazer faculdade outra vez na sua área lá, ninguém merece, né? Se for assim, pra que serve então termos curso superior aqui, não é mesmo? Só para o processo? Esses canadenses... não sei não, viu? Bom, vamos ver até onde vai essa novela, se teremos que passar por tudo isso mesmo.

Um grande abraço, Mariana! Muito interessante o post! :)

Vitor

Sara e Vitor said...

adorei o recado que dexou no blog!!
então que venha tudo de bom em nossa maratona né?!!

estamos na fase de organização da documentação, assim que tiver tudo pronto, daremos a entrada!!

beijos
e boa sorte para nós!!

Sara

Sara e Vitor said...

adorei o recado que dexou no blog!!
então que venha tudo de bom em nossa maratona né?!!

estamos na fase de organização da documentação, assim que tiver tudo pronto, daremos a entrada!!

beijos
e boa sorte para nós!!

Sara

* Serena * said...

Mari, vou t dizer que esse negocio de profissao me deixa louca!! Eu espero que estar trabalhando na minha atual empresa, que tem filial no Canada, me ajude!

Bjus

said...

Mariana,

Conheci o blog de vocês hoje e li alguns posts e "qualquer semelhança, é mera coincidência". Achei que eu e o Fá eramos ETs, mas pude ver que existem mais ETs como nós.(risos). Com relação a profissões regulamentadas (que é o meu caso pois sou contadora e quero trabalhar com contabilidade lá) o negócio é demorado mas é possível e na minha opinião acredito que vai valer a pena. Pelo que li e que conversei com algumas universidades no Québec é parecido na maioria das províncias.
Só para esclarecer um ponto do comentário do Marcos aí em cima, é que as Ordens CA, CGA e CMA na verdade são ordens para contadores, como o CRC daqui, e não são certificadoras. O processo de filiação varia de uma ordem para outra e os administradores podem passar pelo processo de filiação, pois o curso de contábeis é como uma ramificação da administração. Mas estando filiado em uma das ordens acima, você irá trabalhar como contador, tendo apenas uma pequena diferença entre elas.
Abraços,

said...

Nem me fale em ansiedade e ontem no final do dia recebemos a notícia que um casal de amigos recebeu o pedido e o processo deles foi aberto 10 dias antes do nosso...ai, ai...
Enfim, no Québec para a Ordem CA (Chartered Accountants) o processo de equivalência de diploma dura entre um (muito díficl) e dois anos, dependendo da analise do programa do nosso curso. Depois disso, é necessário fazer um curso de 2o ciclo (tipo uma especialização) que dura +/- 2 anos, nesse período é feito um estágio remunerado também e só depois disso pode se fazer o exame da ordem. Como eu disse, não é impossível, mas é demorado. Para trabalhar como auditor independente, pelo que li, tem que ser filiado a ordem CA. Mas isso estava para mudar.
Espero ter contribuído.
Bjos,

K said...

Olá!

Olha, já teve gente que falou pra mim que isso é essencial pra recolocação profissional e já teve gente que disse pra mim que fez, mas nunca mostrou pra ninguém. Em todas as situações, as pessoas já estavam empregadas no Canadá. Então, cada caso é um caso. O que eu descobri essa semana é que para me matricular em qualquer mestrado vou precisar dessa equivalência.

Beijo,

K.