Tuesday, September 16, 2008

lá em vancouver - 10. EXTREMOS

Você sabia? As áreas mais rica e mais pobre de todo o Canadá estão separadas por apenas 9,5 km! Sim... e estão localizadas na Greater Vancouver Area. Uma é famosa por suas mansões, moradores ilustres e dondocas "plastificadas". A outra é alvo de avisos do tipo "não circule depois do anoitecer!". Estou falando de West Vancouver, a mais rica cidade de todo o país e Downtown Eastside, a vizinhança mais pobre do Canadá.

Um breve resumo dos dois extremos de um mesmo lugar:

* West Vancouver - está localizada a apenas 6 km do centro de Vancouver, indo pela Lions Gate Bridge. Possui montanha (a Cypress) e praias próprias, shopping descolado, mansões e mais mansões e carrões tipo os de filme 007 (já que Mercedes-Benz e BMW são triviais por lá), além de contar com a presença constante de atores de Hollywood - apenas de passagem ou proprietários de uma bela residência! Pelos locais, é taxada como a Beverly Hills canadense, uma casa "normalzinha" pode custar CAN$ 1,000,000.00 fácil, fácil e quem não mora em West Van afirma que o lugar é o berço da futilidade. Lá, podemos avistar um pedacinho da Vancouver Island, passear no Ambleside Park ou embarcar num Ferry e seguir para a Bowen Island.

* Downtown Eastside - como o nome já informa, fica na parte leste do centro de Vancouver e também pode ser denominada através da sigla DTES. É a vizinhança mais antiga da cidade, onde tudo começou lá em 1900 (um bebê, essa cidade!), possuindo assim prédios e monumentos históricos, como o Steam Clock. É ponto certo de drogas, prostituição, mendigos, brigas entre gangues, mas está passando por um projeto de revitalização que promete restaurar o local e ajudar seus moradores. Vemos facilmente bares e lojas com aquela folhinha da maconha na fachada, mas na área de Gastown, encontramos ótimos restaurantes e diversas lojinhas de souvenirs diferenciados (vale mesmo a pena ir lá comprar as lembrancinhas da viagem!). À noite, depois da área de Gastown, o local fica meio barra pesada e não recomendo conferir com os próprios olhos, como eu fiz.

Irônico, hein? A gente quer sair daqui para, além de outros fatores, viver numa sociedade com uma menor desigualdade social e eis que escolhemos a cidade do Canadá que possui os dois extremos da realidade social do país!

Mariana

a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

2 comments:

Anne Caroline said...

Ai ai Mari..

Situação irônica! Mas esse tipo de coisa está em tds os cantos, basta a gente ser precavido, né..?

E vamos marcar um passeio bem arretado pela Beverly Hills canadense.. kkkk

Um beijooooo,

Anne

Sara e Vitor said...

Oi Mariana! Tudo bem?

Nossa, que extremo, hein!?
Olha aí, vou me escalando logo pra ir nesse passeio que a Anne já deixou marcado. Vamos todos conhecer a Beverly Hills canadense! :D Hehehe...

Um grande abraço!

Vitor