Friday, August 22, 2008

lá em vancouver - 8. É COOL

Fazia tempo que não escrevia sobre Vancouver, mas na revista Viagem e Turismo desse mês li sobre as 10 cidades mais cool do mundo. A capa mostra como destaques Londres e São Paulo e as outras selecionadas foram Boston, Dubai, Santiago, Dublin, Cidade do México, Lima, Zurique e..... Vancouver!

Abaixo, a matéria:

Vancouver é cool porque é Ásia sem Ásia

Vancouver tem os melhores índices de qualidade de vida entre as Américas e a Ásia - é a quarta melhor cidade do mundo para viver, segundo a consultoria Mercer. Sua enorme população asiática, mas ali numa demografia canadense - são 1 milhão de habitantes na Grande Vancouver -, faz dela a melhor cidade asiática fora da Ásia. À beira do Pacífico, tem como uma de suas marcas de modernidade a mais longa malha de trem leve sobre trilhos suspensos do mundo - um negócio meio Jetsons, na falta de uma referência mais contemporânea. Vancouver sediará as Olimpíadas de inverno, em 2010, promessa de outros ganhos em sua infra-estrutura. Abaixo, coisas para fazer em Vancouver no frio e no calor.

1. Dar um rolê de bicicleta no Stanley Park

As lojas ao redor do parque mais famoso da cidade alugam bicicletas (em média CAD$ 28 por dia).

2. Visitar o mercado de Granville Island
Da English Bay, um barco leva até a Granville Island (CAD$ 2). O trajeto dura só cinco minutos, mas é prazeroso. Aproveite para se sentar no deque da cervejaria Granville e tomar uma das melhores geladas da cidade.

3. Ver uma partida de hóquei no BC Place Stadium

Seja canadense por um dia. Compre a camiseta do Canucks (time de hóquei de Vancouver) e vá ao BC Place (777 Pacifi c Blvd, 1-604/669-2300) assistir a uma partida. E faça o serviço completo: grite "Go, Canucks!" entre goles de cerveja e mordidas de cachorro-quente.

4. Visitar o UBC Museum

O museu de antropologia fica no campus da Universidade de British Columbia (2329, West Mall Vancouver, 1-604/822-2211) e tem um dos melhores acervos do mundo de arte dos povos nativos.

5. Jantar no Old Spaghetti Factory

Coma a mais italiana das massas na alegre e tradicional cantina Old Spaghetti Factory (Water Street, 53, Gastown, 1-604/684-1288, oldspaghettifactory.ca). O macarrão é excelente, mas experimente também a caesar salad. Na entrada do restaurante há uma balança de ponteiro enorme. Se você quiser saber o peso da sua culpa, pode usá-la antes e depois da refeição.

Meus comentários:

É fato que a sensação de quem acaba de chegar na cidade é de estar na Ásia, mas não entendi por que eles utilizaram isso como gancho para o título da matéria... Poderiam, ao menos, ter falado de Chinatown ou do belíssimo jardim chinês Dr. Sun Yat Sen. De toda forma, com algumas semanas, a sensação acaba e isso é maravilhoso, pois acabamos enxergando todos apenas como pessoas e não como japoneses, chineses, coreanos, canadenses, mexicanos ou brasileiros.

Fiquei feliz por dois motivos: 1) porque conheço 4 das 10 cidades mais cool do mundo (claro, segundo o ponto de vista da revista, pois definitivamente esqueram Barcelona!) e 2) por eles terem mencionado atrações de Vancouver já citadas por mim na coluna! ;D

Mariana

a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

5 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem!?

Esqueceram de mencionar Calgary! Hehehe... Mas é bem legal a matéria. Se Deus quiser, futuramente, irei visitar sua cidade asiática! Hehehe... Também não entendi esse "gancho".

Um grande abraço!

Vitor

Anne Caroline said...

Mari..

O jornalista errou feio o link da matéria.. rsrsrs Mas isso não "importa"! Que bom que mais uma cidade canadense é referência.. =]~

Beijos,

Anne

Carolina said...

É Mari...acho que você não está completamente apaixonada por Vancouver...rsrs..

bjs,
Carol.

Taís Jacques said...

Nossa Mariana, vc falando de Vancouver dá uma vontade enorme de conhecer. Por outro lado, é tão distante, ainda mais p/ quem não tem o visto americano como eu...Acho que p/ chegar lá, vou ter que dar uma volta enorme, apesar de ficar "pertinho" do Japão, onde mora a minha melhor amiga....

bjs

Taís

K said...

Em Vancouver, defintivamente, comi o melhor sushi da minha vida. E olha que já comi sushi em tudo quanto é canto que vou. Mas o "cool" de Vancouver vai muito além disso.

Também não entendi porque Vancouver é "cool" porque é a Ásia sem estar na Ásia.

Mas, nessa lista, eu colocaria Amsterdam e, sinceramente, tiraria Santiago.

Beijo,

K.