Wednesday, August 27, 2008

Seguro saúde: manter ou não?

Já pensei sobre este assunto algumas vezes: manter ou não manter o seguro saúde do Brasil? O que fazer??

Sabemos que no Canadá, depois dos 3 meses de "carência", teremos acesso integral à saúde pública que, mesmo com todas as críticas que cansamos de ler por aí, continua sendo uma das referências mundiais. (Breve parênteses: a maior parte das críticas que vejo é relacionada ao atendimento e não aos procedimentos realizados/recomendados.)

Daniel tem o seguro da empresa dele. Quando pedir demissão, acabou. Não tem nem o que pensar! Eu, mesmo depois de casada, mantive meu seguro particular de muitos anos, feito por meu pai para nossa família, que é com um dos melhores e mais sólidos planos do Brasil. É bem caro, pesa bastante no orçamento... eu sei! Meu pai diz que não deveria cancelar, pois não sabemos se vamos ficar por lá muito tempo e, pra começar um bom plano hoje, do zero, seria muito pior...

Eu penso: o acesso a uma saúde pública de qualidade não estaria no pacote de vantagens (e despesas!) que estamos adquirindo ao nos tornarmos residentes canadenses? Faz sentido continuar com o plano daqui? Não sei...

O que vocês pensam em fazer, vão fazer ou já fizeram e por que? Agradeço qualquer dica ou comentário a respeito do assunto!

Mariana

14 comments:

Ju said...

Oi Mari,

Nós cancelamos os nossos, achamos que seria dinheiro jogado já que estaríamos aqui, ainda mais pq o contrato do nosso aluguel é de um ano, então ficar pagando plano de saúde no Brasil por pelo menos um ano sem utilizar pareceu bobeira pra gente, sem contar que o dinheiro gasto com isso em um ano dá quase pra duas passagens pra visitar o Brasil. Começar outro plano não é nenhum bicho de 7 cabeças, sei disso pq vi o Ivan começando o plano dele da Medial do zero e ele nunca teve problema algum com carência ou coisa desse tipo. Acho meio desnecessário vc continuar pagando plano no Brasil, mas boa sorte na sua decisão!

Beijos,
Ju

Marcos, Simone, Lucca e Julie said...

Mariana, Daniel, Bonjour!

É uma decisão difícil que ainda não pensamos... Isso vai depender do orçamento que vamos conseguir...

Meu caso é similar, pois o único plano que tenho é o corporativo (que é extendido à minha esposa e meus filhos). Já a Simone (minha esposa) tem um plano também muito antigo ao qual estão agregados nossos filhos. O que hoje pagamos para os três não chega ao valor que pagaria apenas para mim.

Temos muito claro que não "encerraremos" nossas vidas no Brasil tão logo partamos. Simone é funcionária pública e só iria em 2011 (nosso plano é que eu vá sozinho no meio de 2010), quando tem condições de tirar uma licença sem vencimentos.

Bem, boa decisão para vocês!

Abraços,

Marcos
jmappellecaillou.blogspot.com

PS: Parabéns pelos posts sobre o HSBC!

ChrisFried said...

Oi, Mariana!
Eu optei por cancelar o meu. Mesmo podendo mante-lo já que não pedi demissão de cara, mas sim uma licença sem vencimentos do trabalho. Eu até poderia manter o plano, mas são tantas coisas para pagar, INSS, condominio até vender meu ap, etc. Que optei por cancelar mesmo.
Bjos

Fernando e Silvia said...

Olá Mariana, vamos cancelar tudo por aqui e começarmos tudo de novo lá. Quando saí do ES deixei para trás todos os nossos médicos de anos e anos, aqui em SP não tive sorte, não sentirei falta de nada com relação à saúde. Vamos morar lá, se um dia quisermos voltar, começaremos tudo de novo....
Um abraço,
Silvia

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?

Esse assunto também nos encomoda um pouco. Mas eu acho que seria legal manter um plano aqui, porque poderemos precisar quando estivermos de passagem por aqui, ou até mesmo fazer um check up, o que nunca é de mais, não é? Ninguém sabe o dia de amanhã! Bom, mas a decisão final depende de cada um. Pesemos os prós e contra!

Um grande abraço!

Vitor

Anonymous said...

Oi Mariana,
Na minha opinião vcs devem cancelar tudo por aí. Foi o que fizemos, inclusive nem fizemos o seguro saúde para os 3 primeiros meses de carência que muitos recomendam, pois somos jovens e só precisariamos de médico neste meio tempo caso acontecesse um acidente, claro que nestes 3 meses aqui fiquei apenas lendo um livro e vendo TV, nada de esquiar rsrsrs..Enfim, é besteira vc ficar atrelada a um gasto no Brasil sendo que terá outras despesas por aqui e sua saúde garantida quando precisar. As reclações são basicamente porque o povo fica comparando o sistema privado do Brasil com o público daqui , aí é covardia. Pode ficar tranquila que quando precisar , depois dos 3 meses vc terá sua saúde pública garantida como todos por aqui.
bjs

Mila e Arlei said...

Oi Mariana,
Então, eu e o Arlei cancelamos nosso plano de saúde no Brasil.
Aqui temos o plano do governo mais o que a empresa do Arlei oferece (que é descontado na folha de pagamento - são várias opções). Assim somos cobertos em tratamentos dentários, oftalmológicos, temos direito a apartamento separado, caso necessitemos ficar internados, etc.
Por enquanto não temos do que reclamar. Quando precisamos ir ao nosso médico de família é só ligar e geralmente não temos problema nenhum com agenda. Ah, inclusive a nossa médica é brasileira.
Abraços e tudo de bom.

Anonymous said...

Olah Mariana e Daniel,

Em primeiro lugar, gostamos muito da forma descontraida e inteligente que costumam publicar no Blog, bem como os temas escolhidos.
Com relacao a questao no ar,talvez seja legal explorar quais beneficios podem ser oferecidos no campo de trabalho de vcs e comparar. Assim, quem sabe a alternativa de esperar por um pequeno periodo depois da chegada ao Canada, algo como dois ou tres meses, a fim de avaliar a decisao.
O plano de vcs parece bom e merece todo a consideracao.Boa sorte na decisao de vcs.

Abracos,

Dan

PS>: Vcs estao adicionados no nosso Blog.

Sandro e Família said...

Mari

No dia do embarque com a família estaremos iniciando uma nova vida e cortaremos todos os gastos que tinhamos no Brasil.

O plano de saúde, os celulares, o apartamento....tudo ficará para trás e vida nova que se inicia.

Abração

Carolina said...

Oi Mari!

Embora falte um tempinho considerável para eu dar entrada no processo (2 anos), eu já pensei sobre o assunto: não pretendo manter nenhum seguro-saúde brasileiro. Mas meu caso é diferente, pois tenho pela empresa...talvez você tenha algumas vantagens por ser contrato particular e de muitos anos....mas seu pai falou que vcs não sabem se vão ficar muito tempo por lá...então vcs tem que pesar bem...

bjs,
Carol.

Anne Caroline said...

Mari,

Nada de gastos excessivos, ainda mais vindos do Brasil [se bem q nosso plano é empresa!]! É claro que antes de cancelar, vamos fazer um check-up báááásico.. MAs cada caso é um caso..

Beijos,

Anne

Taís Jacques said...

Mari, eu pretendo cancelar o meu plano de saúde particular assim que ir tiver a minha na passagem na mão, pois aqui em casa todos temos um plano de saúde que o cartão de crédito cobre, assim que saímos p/ viajar. No caso de migrar p/ o Canada, este plano cobrirá o "período de carência"!!

bjs

Taís

K said...

Ih, Mari... parece que eu estou contra a maioria. Nem estou pensando nisso, está decidido que vou manter meu plano aqui, pelo menos inicialmente. E vou manter pelo mesmo motivo que eu tenho plano odontológico e uso dentista particular. Bate na madeira, mas a gente nunca sabe o que pode acontecer e saber que eu posso vir ao Brasil pra resolver algum problema que surja vai ser uma tranquilidade. Quando nossa permanência lá já estiver mais certa, eu já tiver mais confiança no sistema de saúde e tal, daí eu cancelo.

Beijo,

K.

Dani said...

Oi Mari,

eu vou cancelar o meu, acho que não faz sentido pagar qdo se tem um sistema publico que funciona. Veja mesmo as clinicas particulares que frequentamos em SP tem seus problemas, agora, vc já precisou do sistema de saude publica no Brasil ? Impossivel...
Mesmo com alguns comentarios negativos que li sobre o sistema de saude canadense, sempre foi tudo toleravel...