Tuesday, August 5, 2008

hsbc - 2. Abrindo conta no Canadá

Como dito no post anterior, precisamos cultivar um bom histórico de crédito no Canadá para podermos fazer, com maior tranqüilidade, compras ou empréstimos maiores por lá. Empresas, pessoas, bancos, etc. usam esta informação para selecionar seus clientes em transações de grande porte.

Para já chegar no país com algum histórico, optamos por abrir nossa conta lá antes mesmo de viajar, quando soubemos que o daqui não pode ser transferido. Nossa idéia é ir comprando com o cartão de crédito canadense, pagando em dia com o dinheiro depositado na conta canadense e - voilà! - vamos construindo assim nosso histórico de crédito.

Para abrir a conta lá, informamos à gerente daqui sobre o nosso interesse. Ela entrou em contato com o HSBC IBC Brazil (International Banking Center) e passou a bola para o pessoal desta unidade. Eles entraram em contato conosco para confirmar o interesse e passaram dois e-mails com as informações e com a documentação que precisávamos preencher. Como nossa conta brasileira é conjunta, eles perguntaram se a de lá também seria assim ou se seria uma conta para cada. Na verdade, descobri que a única vantagem prática seria dobrar a quantidade de dinheiro que poderíamos enviar por mês ao Brasil, já que a cota máxima é por conta. Então, como não pretendemos enviar dinheiro ao Brasil, preferimos só uma conta mesmo.

Lá no site do IBC, são disponibilizadas informações gerais sobre a abertura da conta no exterior, com um detalhe importante: "sendo um cliente Premier, você será automaticamente um cliente Premier em qualquer um dos 36 países onde o HSBC Premier está presente. Basta que os documentos necessários para abertura de conta sejam apresentados". Ainda não sei o que é ser Premier no Canadá, já que aqui, sinceramente, não vem significando muita coisa (tivemos chateações no início que quase nos fizeram encerrar a conta), mas imagino que pode ser mais uma segurança em relação aos limites diferenciados dos cartões, ou seja, estaríamos melhor acobertados no caso de qualquer emergência...

Depois que preenchemos o formulário de abertura da conta e requisição do cartão de crédito, nós imprimimos, assinamos, anexamos cópias dos passaportes e levamos na agência para a gerente conferir e encaminhar ao IBC. Poucos dias depois o nosso contato no IBC pediu também cópias dos RGs, então scanneei e passei por e-mail mesmo.

Hoje estamos esperando a confirmação da abertura da conta (que deve acontecer até a semana que vem) e a chegada dos cartões (até 10 dias úteis depois da conta aberta). Tudo está sendo tão simples e fácil que dá até um certo receio... Veremos!

Mariana

9 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?

Como sempre, você e seus posts muito explicativos e de grande ajuda. Parabéns por mais um excelente post, eles nos quebram um galho... (:

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

Anne Caroline said...

Mariii...

Mto mto mto bom seu post... Essa é uma dúvida que paira entre a gente.. Abrir uma conta daqui ou tentar algo pelo amex.. rsrsrs Ai ai..

Boa sorte!!

Beijos,

Anne

* Serena * said...

Salut, Mari!
Eu acho que vai ser importante mesmo abrirmos o historico de credito canadense ja aqui! Quando dermos entrada no processo, ja abriremos a conta =D

Beijos,

Dani

* Serena * said...

Salut, Mari!
Eu acho que vai ser importante mesmo abrirmos o historico de credito canadense ja aqui! Quando dermos entrada no processo, ja abriremos a conta =D

Beijos,

Dani

* Serena * said...

Salut, Mari!
Eu acho que vai ser importante mesmo abrirmos o historico de credito canadense ja aqui! Quando dermos entrada no processo, ja abriremos a conta =D

Beijos,

Dani

Anonymous said...

Oi Mariana,

muito obrigado pelos seus posts, sempre que preciso de informações, venho aqui. Agora, quanto a essa coisa da conta do HSBC, pelo que entendi é preciso ser cliente HSBC Premier ou pode ser um cliente comum? Pergunto porque se for Premier, infelizmente aqui (Fortaleza) não existe agência Premier. Aí não sei se mesmo assim posso ser cliente desse tipo.

Abraço,
Carlos Augusto.

.Mariana.Daniel. said...

Oi Carlos,

Que bom que estou ajudando de alguma forma! Como você não deixou seu contato, estou respondendo aqui nos comentários mesmo, esperando que você volte! ;)

Acredito que não é necessário ser cliente Premier para poder abrir a conta no exterior. Acho que ser Premier aqui representa apenas a vantagem de ser lá também sem precisar entrar imediatamente nos padrões de lá, o que, de início, deve ser difícil sem emprego, sem estabilidade...

Outro ponto importante é que existem outros bancos em que você pode abrir conta lá, antes de sair daqui. Eu só não sei o passo-a-passo, mas já vi (na lista de discussão do Yahoo) gente falando que no RCB é possível, por exemplo.

Bom, espero que vc volte e veja a resposta! ;)

Abraços,
Mariana

Taís Jacques said...

Espero que para mim e para o meu irmão, quando resolvermos abrir nossa conta no Canada, tb seja simples e rápido, como está sendo para vcs...

Boa Sorte e ótimas compras!!

abraços,

Taís Jacques

Anonymous said...

Oi Mariana,

obrigado pela resposta. Como pode ver, voltei mesmo, hehehe.

Ah e desculpa por não deixar o contato: www.suandofrio.wordpress.com

Mais uma vez, muito obrigado.
Abraço.