Friday, August 1, 2008

hsbc - 1. Histórico de crédito

Seguindo o exemplo da Camila, também vou colocar por aqui o passo-a-passo da abertura da nossa conta no HSBC do Canadá.

Antes de mais nada, alguém por aí pode perguntar: por que abrir uma conta no HSBC (do Brasil ou do Canadá) antes de viajar? Para responder, é preciso entender primeiro o que é um histórico de crédito.

Depois de ler vários blogs e mensagens da lista de discussão do yahoo, soubemos da importância de termos o histórico de crédito no Canadá. Trata-se do registro de todas as compras que fizermos com as informações sobre o pagamento delas em dia ou não. Para se ter um bom histórico, basta comprar bastante no crédito e pagar tudo sempre em dia. Esta informação é bastante utilizada por empresas ou pessoas na hora de algumas vendas maiores como um imóvel, um carro ou mesmo celulares, aluguel de apartamento e afins. Normalmente, um histórico passa a ser considerado com pelo menos 6 meses de existência e, em alguns casos, 1 ano (para financiar um imóvel, por exemplo). Conclusão: em geral, sem um bom histórico de crédito, nada de carro próprio, nada de casa própria e os celulares e o apê alugado podem fazer você desembolsar uma boa grana de "garantia", o que não é nada interessante para quem acaba de chegar! (veja informações da Ju, que acabou de chagar em Ottawa, aqui e aqui)

Sendo assim.......................... começamos a investigar as opções para começar a cultivar nosso histórico de crédito canadense. A opção do HSBC pareceu para nós a forma mais simples de construção deste histórico. É um banco internacional, sólido e com agência nos dois países, o que já facilita uma série de coisas. Quando abrimos nossa conta brasileira em março/abril de 2007, achamos que o nosso histórico poderia ser transferido daqui para lá, mas depois vimos que isso não era tão simples assim. O que pode ser transferido é o status da conta, ou seja, sendo Premier aqui, seremos lá (o que é bem interessante pois as vantagens são muito boas, principalmente limites dos cartões e milhas). O histórico, no entanto, é canadense, ou seja, precisa estar registrado lá (compra a compra, pagamento a pagamento). A forma que encontramos, depois de todas as indicações do blog da Camila, foi abrir nossa conta lá para termos os cartões de lá, irmos usando por aqui e pagarmos com a conta de lá.

>> Parênteses: algumas pessoas conseguiram, através do Amex, transferir seu histórico do cartão de crédito brasileiro para o cartão de crédito do Canadá. Esta também pode ser uma opção, mas desconheço detalhes. Outras pessoas optaram por não construir o histórico de crédito até chegarem no Canadá, onde podem abrir uma conta em qualquer outro banco e tirar os cartões por lá mesmo. <<

Nos próximos posts, continuo o passo-a-passo. Não devo demorar! ;)

Mariana

4 comments:

K said...

Eu estou adorando ter uma conta canadense, cartão de crédito canadense, etc... Muito bom, depois de todo o trabalho inicial.

beijo,

K.

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?

Eu li sobre isso no blog da Camila também. Olhando assim, parece ser simples, mas acho que não é. Fico pensando, mais um cartão!? Acho que eu preciso me informar mais sobre isso, será que vale a pena mesmo? Pelo comentário da Camila, perece que ela está gostando. Mas valeu as dicas!

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

Taís Jacques said...

Mariana, seguindo as dicas da Camila e lendo o blog da Ju, eu e meu irmão tb já abrimos nossa conta Premier aqui (só estamos esperando os cartões), mas em princípio nós só vamos abrir a conta lá, depois que um dos dois estiver com o visto nas mãos, até pq, haja dinheiro p/ manter as 2 contas...

abraços,

Taís.

ps: só esqueci de perguntar uma coisa p/ a Camila, se os cartões de lá, cobram anuidade, não lembro, mas acho que não...bjs

Ross e Rachel said...

Oi Mari!

A minha dúvida é a mesma da Tais. Eles cobram anuidade do cartão? E como são as taxas do banco?

Obrigada
Bjs
Rachel

obs: adicionei o blog de vcs na minha lista, ok?