Monday, July 7, 2008

Entresafra

E então? O que fazer nessa época de entresafra?

Estou chamando de entresafra os períodos de baixa produção no processo de imigração. A gente fica assim... meio sem assunto... meio sem ânimo... ocupando a cabeça com besteiras... cheio de PREocupações... ou seja, é uma época chata em que ficamos aguardando os frutos amadurecerem (o Consulado passar alguma novidade) para então iniciarmos a época da colheita (organizar e enviar a documentação, fazer exames médicos, enviar passaportes...).

Mas a entresafra não precisa ser assim tão chata, monótona e improdutiva. Na verdade, podemos (e devemos, na minha opinião!) fazer muitas coisas. No nosso caso, estamos aproveitando esse período de espera dos exames médicos para ver, essencialmente, questões relacionadas a trabalho. Estamos atualizando nossos currículos, cadastrando-os em sites como Monster e Workopolis e procurando, desde já, ofertas de trabalho compatíveis com nossa experiência.

Já tive alguns resultados interessantes destas pesquisas. Vez ou outra me deparo com uma qualificação que optei por não colocar (ou esqueci de colocar) no currículo e que é condição importante para obter a vaga. Também vejo algumas vagas que requerem conhecimentos específicos em ferramentas com as quais nunca trabalhei e, a partir disso, começo a me informar sobre elas e analisar a viabilidade de fazer algum curso/treinamento ainda aqui no Brasil. Além disso, estou chegando à conclusão de que vou precisar de, no mínimo, dois currículos distintos. Como minha experiência profissional está dividida entre 2 áreas bem diferentes e eu quero atirar para todos os lados, vou ter que preparar munição específica para cada alvo. Já li em vários sites e blogs que o canadense valoriza a especialização e o conhecimento integral do que você se propõe a fazer, portanto, talvez eu não ganhe muitos pontos numa área só porque também sei fazer outras coisas.

Também estamos pesquisando bastante sobre cursos diversos (especializações, mestrados, cursos técnicos...) com a intenção de ampliar o leque de possibilidades. Nosso grande desejo é chegar lá no Canadá com um emprego engatilhado, mas sabemos o quanto isso é difícil, então, durante o período de buscas e entrevistas, podemos aproveitar e fazer um curso para alargar nossa rede de relacionamentos, colocar o inglês em dia e até iniciar numa nova área de atuação.

Seguindo as dicas da Camila, do Folha do Canadá, também começamos a providenciar nossa conta canadense no HSBC. Abrimos nossa conta brasileira há quase um ano e meio, achando que poderíamos migrar nosso histórico de crédito (tão importante para os primeiros contratos e compras grandes) daqui para lá, mas não funciona bem assim. Na verdade, temos que possuir um histórico de crédito genuinamente canadense: comprar com o cartão de lá e pagar em dia com a conta de lá! Assim que tiver novidades sobre isso, registro aqui, mas recomendo desde já a excelente leitura do Folha.

Ainda não entramos a fundo nas questões de moradia, planejamento de despesas, passagens, últimas providências antes de viajar, primeiras providências depois de chegar, etc., mas já pesquisei muitos sites sobre estes assuntos e acho que, na próxima entresafra (depois que fizermos os exames) vai ser mais apropriado cuidar disso.

O que mais podemos fazer? O que vocês andam fazendo ou já fizeram nesses períodos de entresafra? A idéia é realizar esse projeto da forma mais segura e planejada possível, portanto, qualquer dica é muito bem-vinda! ;)

Mariana

6 comments:

Taís Jacques said...

Olha Mariana no momento estou me dedicando em revisar meu Inglês, já que faz muitos anos que terminei o curso, o que já ocupa bem o meu tempo, pelo menos nos finais de semana, além do que, pelo andar da carruagem o Consulado só vai dar continuidade ao meu processo lá por Setembro ou Outubro (paciência!), e tem mais, eu nem sei p/ onde eu vou (qual a cidade), pois estou dependendo de onde meu irmão fará a residência dele. Portanto, tudo está sendo um tiro no escuro...Menos mal que continuo trabalhando na minha área!!

bjs

Taís

ps: esqueci de dizer que eu e meu irmão tb resolvemos abrir uma conta no HSBC, graças a indicação da Camila...

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?
Esse período de entresafra não é privilégio só de quem está no processo não! Nós, que nem temos uma data definida para dar entrada, já não sabemos mais o que escrever! hehehe...
Mas, é bom mesmo fazer cursos que possam agregar valor ao que você faz. O importante é não ficar parado. Eu estava até me programando para fazer alguns cursos como mecânica, culinária, alguns softwares (corel, office 2007...). Esses assuntos são importantes para quem está indo, porque sabe como é lá né? Tudo o que requer mão-de-obra, é bem carinho. Então vou seguir aquele lema do "faça você mesmo!". E pesquisar sobre empregos, o que fazer antes de ir e quando chegar lá, é uma excelente idéia!
Boa sorte nas suas pesquisas!!! (:
E compartilhe com a gente! :D

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

Sara e Vitor said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Curta bastante a família e amigos e deixe uma reserva bem grande de carinho com vcs pois chegando aqui vão lutar muito e precisar dela.
bjs e boa sorte.

K said...

No momento, estou analisando a melhor forma de suicídio - rs! É que não aguento mais pesquisar, pesquisar, pesquisar. Tem horas que me vejo pesquisando casas para vender no Canadá e daí me toco que ainda tem muito chão até lá. Daí começo a procurar cursos, mas percebo que só posso fazer a matrícula depois do landing e que, estando lá, terei muito mais acesso às informações. Por aí vai. Meu currículo atual, acho que não serve pra nada. Estou mexendo no currículo do marido pra ver se conseguimos, quem sabe, alguma coisa.

Beijo,

K.

PS: Obrigada pela lembrança lá do post.

Sara e Vitor said...

Oi Mariana!
Hehehe... É verdade! Daqui a pouco começo a cobrar! hehehe... Mas é sempre bom pesquisar sobre cidades, sempre terminamos aprendendo muita coisa, não é mesmo? E quando quisermos visitá-las, já terei noção sobre elas! (:
Compreendo essas necessidades. Mas ir morar em cidade muito pequena, também não me agrada muito não, precisamos de diversão, infra-estrutura, enfim...

Um grande abraço!

Vitor