Saturday, July 12, 2008

Canadian citizenship test

Depois de morar no Canadá como residente permanente por 4 anos (estando fisicamente no país por no mínimo 3 destes 4 anos, ou seja, você tem como passar um tempinho fora à trabalho ou de férias) você pode dar entrada na sua cidadania. O tempo de permanência no país é um dos requisitos, além de outros que você pode encontrar no site oficial da imigração canadense.

Outro requisito importante é passar no citizenship test. Descobri há poucos dias o site da biblioteca pública de Richmond (cidade da Grande Vancouver) que oferece um simulado para quem vai fazer o teste. Fiz algumas questões na base do chute mesmo, já que é necessário se preparar para o teste estudando o A Look at Canada - o livreto/manual com todas as informações que um cidadão canadense precisa saber.

Gostei desse simulado e estou deixando a dica aqui porque é mais uma forma de conhecermos os direitos, deveres e responsabilidades que teremos em breve no país. Na verdade, um residente permanente em relação a um cidadão só não pode votar, trabalhar em alguns cargos muito específicos e ficar no país se cometer um crime muito grave. Então, a maioria das coisas vai aplicar-se a nós em breve! Além disso, são também perguntas de conhecimentos gerais, por exemplo "Quem é o atual Primeiro Ministro do Canadá?" (acertei!), "Qual o principal rio de Quebec?" (acertei!), "Qual o partido no poder em British Columbia?" (errei...).

Bom, se você também quiser testar seus conhecimentos em matéria de Canadá, é só dar uma passadinha no site do practice test da biblioteca de Richmond. Você pode escolher se quer responder 5, 10, 20... ou todas, optar por fazer o simulado em inglês ou francês e as respostas erradas são corrigidas, com a indicação da página do A Look at Canada que contém a informação relacionada! Neste link do CIC, também há uma relação de perguntas similares às que caem no teste, mas você precisa ir atrás das respostas no livreto...

Mariana

PS: é bem provável que a gente queira dar entrada na cidadania canadense depois de morarmos por lá os 4 anos. Não perderemos a brasileira e, acreditando que vamos mesmo passar pelo menos esse tempo no Canadá, ser cidadão de um país que você escolheu para morar é algo bem importante!

7 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana!
Que post legal! Achei ele muito importante para nós que pretendemos imigrar. Não sabia que para se tornar um cidadão canadense teria que fazer um "vestibular". hehehe... Vou até dá uma lida melhor nesse assunto.

Um grande abraço!

Vitor

Fla...La...no Canadá said...

Oi Mariana,

Como sempre os seus posts são superinteressantes!!

Já entrei no site da biblioteca e fiz o teste...assim como vc, acertei algumas e errei outras!

Vale a pena fazer o teste até mesmo pra conhecermos um pouco mais do Canadá!

Bjs,
Flávia

Anne Caroline said...

Mari..

Tudo bom..? Post mto massa, viu..? Confesso que ainda não entrei no site pra fazer o teste, mas está anotado..

Um grande beijo,

Anne

Carolina said...

Muito boa a dica, Mari!!

bjs,
Carol.

Taís Jacques said...

Mariana, muito bom o seu post, mesmo antes de entrar com o processo de imigração meu irmão já tava falando de ser cidadão canadense, que loucura, que bom que o tempo que eles exigem de residência é bem pequeno, contudo deve haver gastos com os advogados (como cidadania americana!!) a única coisa até então que vi de concreto sobre receber a cidadnia canadense, são aquelas cerimônias lindas que eles fazem...mas até lá, vamos aguardar..Só tenho uma dúvida, quanto permanecer com a cidadania brasileira, mas isso são outros quinhentos.....

bjs

Taís

Sandro e Família said...

Mais um excelente post para entrar na lista das leituras obrigatórias.

Parabéns !!!

K said...

Eu já estou contando os dias para pedir a cidadania...mas você sabe que há controvérsias quanto a perda (ou não)da brasileira, né?

Gostei das dicas, vou guardar aqui pra quando o momento estiver mais próximo.

beijos,
K.