Monday, July 28, 2008

Alguma previsão?

Mandei um e-mail pra Maria João. Eu sei, eu sei... não deveria... na verdade vinha ensaiando mandar esse e-mail desde o início do mês! O que estava me impedindo era a grande possibilidade e quase certeza de receber uma daquelas respostas-padrão e também saber que cada e-mail que ela lê e responde significa menos tempo de trabalho analisando os processos. Como completamos os 16 meses de duração "prometidos" na carta de abertura do processo, achei que poderia tentar sondar alguma coisa...

Não sei exatamente se o ato foi culpa da ansiedade (uma parcela certamente sim), mas o que mais incomoda é a indefinição, o quando. É uma sensação de agonia, de incômodo, de sei lá o que... Todo mundo que fala com a gente e que sabe que estamos no processo pergunta sempre se temos novidades, quando vamos viajar e, pior ainda, aqueles que deixamos de ver um tempo dizem "pensei que vocês já estavam lá!". Pois é... não me agüentei:

Prezada Maria João,

Boa tarde!

Como já completamos mais de 16 meses no processo de imigração para o Canadá (Federal Skilled Worker) e este foi o prazo dado pelo Consulado para a duração do processo, gostaria de saber se tudo corre normalmente e se há qualquer previsão para o pedido dos exames médicos. Enviamos a documentação em janeiro deste ano e o nosso file number é B***.

Agradeço a sua costumeira atenção e aguardo o seu contato.

Cordialmente,

Mariana
Mandei a mensagem no início da tarde e ela respondeu mais ou menos uma hora depois:

Sra. Mariana:

Ainda não há previsão devido a grande demanda de pedidos recebidos em 2007.

Neste momento estamos analisando os pedidos recebidos em janeiro de 2007.

Obrigada,

Maria João Guimarães
Sabem que eu até fiquei feliz com o e-mail dela? Esperava um "seu processo continua em análise" e esta resposta, pelo menos, dá a esperança de uma possibilidade de pedirem nossos exames ainda em agosto, já que nosso processo é do início de março (data oficial da abertura). Será?

Andamos conversando sobre datas esses dias e estamos começando a trabalhar a idéia de ir só no ano que vem. Isso porque devemos ter o visto só lá para outubro, para viajarmos em novembro ou dezembro... Chegar no inverno? Até que não é tão ruim em Vancouver, mas ao mesmo tempo pensamos em passar as festas de fim de ano com a família - apesar de que o Natal é tão lindo no hemisfério norte... São muitos, mas muitos mesmo os fatores objetivos e subjetivos que rodeiam nossa cabeça! Dos mais bobos aos mais sérios...

Ai, ai... acho que no final das contas só vamos mesmo tomar uma decisão quando tivermos, ao menos, uma previsão mais concreta. Alguém por aí tem bola de cristal ou joga um tarozinho pra gente, hein?

Mariana

14 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana!

A ansiedade nos mata, não é mesmo!? hehehe... Se bem que eu estou sabendo conviver com ela. E olhe que sou super ansioso! Estou louco para dar entrada no processo, mas preciso esperar até final do ano que é quando eu me formo. Por esse motivo, aprendi a conter minha ansiedade, além do mais, o que eu poderia fazer? Então, não sofra por ansiedade, tudo irá se resolver quando você menos esperar! :D

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

Paula Regina said...

Passe o natal com a sua família por aí. Sim, o Natal por aqui é lindo mas depois que vc passar a viver aqui vai se tornar comum e normal e vc vai querer estar com a sua família. Então, aproveite a espera para curtir as coisas boas dai e controlar a ansiedade porque vc ainda vai ter que lidar muito com ansiedade quando chegar por aqui na luta pelo seu espaço.
bjs e boa sorte.

Fernando e Silvia said...

Oi Mariana, sabe que vivo no mesmo dilema, só que tenho dois agravantes, tenho dois filhos. Pelo atraso no visto estamos pensando em passar o Natal com os familiares, uma despedida. Chegar lá no meio do ano escolar, e ainda por cima no inverno. Oh indecisão.... Acho que não vamos aguentar até meados de 2009.
Pelo menos o Consulado se pronunciou, né? Acho que nossos pedidos chegam no final de Agosto.
Um abraço,
Silvia

Ninha said...

Nossa, que arraso Mari !!!!
Ela nunca da detalhes, e olha só...
janeiro de 2007....aaaahh jaja vc recebe !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse email dela foi + ou - um ... ta chegando .... rsrsrs

bjs

Fla...La...no Canadá said...

Oi Mariana,

Achei que vc fez muito bem em escrever pra Maria João!!! Afinal de contas são eles é que dão o prazo de 16 meses para avaliação do nosso processo, e se eles não vão avaliar na data prevista eles devem dar ao menos uma posição.

Afinal de contas é difícil lidar com esta espera... mas acredito que em breve vc irá postar que recebeu o pedido de exames médicos!
Aguenta coração!
Bjs
Flávia

Taís Jacques said...

Que bom Mariana, que a Maria João não te enrolou e te deu uma resposta sincera. Assim, tanto vc como nós, temos uma noção de quando o Consulado pode pedir os Exames Médicos...Pelo jeito, ela deve estar entrando em contato com vcs até final de Agosto ou começo de Setembro, ficaremos na torcida...Espero só, que qq contato que consulado comigo, seja feito antes do final do ano....

Um forte abraço p/ vcs aí, e vamos ficar firme na espera....

bjs

Taís

Carolina said...

É Mari..uma certeza eu tenho: chegarei no verão!

Tenho certeza que até o fim do ano vocês já terão tudo decidido!

abç,
Carol.

Ross e Rachel said...

Oi Mari

Eu faria a mesma coisa, alias antes de receber a documentação eu mandei e-mail e liguei para saber a data e ela respondeu o mês que receberiamos. A ansiedade que é o pior né??

Bjs
Rachel

K said...

Ai, Mari... não tem nada que a gente diga que melhore a ansiedade, né? Não tem jeito, cada um tem que passar por isso e sentir como é na pele. Mas, quanto à data de ir, passar o Natal aqui é uma boa idéia. Passar o Natal longe da família, sem casa arrumada e tal não é das melhores experiências. E assim vocês ainda poderiam se programar melhor, pois o visto sairá até o ano que vem, né?

Beijo!

K.

Sara e Vitor said...

Oi Mariana!

Primeiro, gostaria de te agradecer o gesto de carinho e dizer que já estou de volta! O médico me liberou para ficar no computador, ele me recomendou a não ficar muito tempo deitado. Achei isso ótimo! (: A cirurgia foi ótima, mas dói muito. E o que você escreveu lá no blog foi muito interessante, será que eu teria que ter a crise para eles me operarem!? Isso me essuta! Eu hein...

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

Ravi said...

Oi Mariana!

Vi o seu comentário no seu blog e esta é a primeira vez que eu vejo o seu :-), eu sou meio que um leitor desnaturado.

Eu esperaria um pouco sim e viria depois das festas. É melhor passar o Natal com a família, se despedir direito e depois vir de mala e cuia. Entrar no meio do ano na escola é ruim mas também não é o fim do mundo. E o inverno em Vancouver é úmido, mas não é tão frio como em Calgary.

Boa sorte na sua jornada, que pelo visto já vai começar.

ChrisFried said...

Oi, Marina!
Te entendo perfeitamente. É duro conter a ansiedade, eu mesma no final só fiquei mais tranquila no dia que em resposta a um e-mail, ela disse que meu processo estava quase no final, e mesmo assim levou mais quase um mês para pedirem meu passaporte, rsrsrsrs
abc
Chris

Ross e Rachel said...

Oi Mari, tomara mesmo que até o final do ano..rs..
Bom, o pedido de vcs vai chegar logo.
Estamos torcendo
Bjs
Rachel

Sandro e Família said...

Mari

Entendo bem o que está sentindo e fico feliz que a Maria João não tenha te dado as respostas padrões.
Com o atraso do meu processo estou planejando ir sozinho em outubro e retornar para buscar a familia em Dezembro.
Será nosso primeiro natal em Vancouver.

Abração