Monday, June 2, 2008

Americanas.com não emite NF

Absurdo como possa parecer, uma empresa do porte da Americanas.com (B2W), com capital aberto e tudo mais, não emitiu uma nota fiscal para um produto que eu comprei através do site.

Talvez se eu não estivesse precisando da nota para prestar contas, nunca saberia disso ou ficaria tão p*** da vida, como fiquei! Tudo começou com a compra de três produtos na loja: dois celulares novos pra gente e um álbum com fotos impressas. Cada um dos três chegou num dia diferente. O último a chegar foi o álbum que veio direto do fornecedor deles, a Digipix, sem a nota. Imaginei que, por estar vindo do fornecedor, a nota ainda deveria estar a caminho, separadamente, afinal deveria ser emitida pela Americanas.com e não pelo fornecedor.

Esperei uns 3 dias e nada. Liguei para a central de atendimento e o primeiro carinha que me atendeu disse que a empresa não emitia nota fiscal para esse produto, pois na verdade se tratava de um serviço. Completou dizendo que eu não poderia ter recebido nada físico, já que este tipo de serviço era entregue virtualmente, no meu e-mail. "ããã???" Depois de ter perdido a paciência tentando explicar para o ignorante como a empresa dele funcionava e a diferença entre produtos e serviços (basicamente apelando para o fator tangibilidade), não aguentei mais e liguei novamente para falar com outra pessoa. A moça que atendeu já era muito mais esclarecida e disse que iria enviar uma reclamação para o fornecedor, já que a nota deveria acompanhar sempre o produto.

"Ok, ótimo!" pensei... "o problema é daquela pobre alma ignorante". Mas como estava com pressa pra receber a nota, enviei também um e-mail para o departamento de relacionamento e qual não foi a minha surpresa quando recebo a resposta no dia seguinte:

"Conforme seu pedido número XXX, verifiquei que por se tratar de um serviço, o mesmo não é gerado Nota Fiscal, porém estamos enviando um comprovante de compra do serviço adquirido pela Americanas.com sob o número de objeto XXX"

"Como assim, um serviço??? Estou com o negócio na minha mão! De qualquer forma, nunca ouviram falar de uma NOTA FISCAL DE SERVIÇO?" Pensei..... aí parei, respirei e respondi explicando novamente do que se trata um serviço, que não serviria para mim um simples comprovante e que negar uma nota fiscal a um consumidor era algo muito sério e que tomaria as providências necessárias para denunciar isto. Aí, recebi a seguinte mensagem:

"Conforme foi informado anteriormente o serviço de revelação digital não é gerado Nota Fiscal. Desta forma não temos como enviar a Nota Fiscal"

Alguém que ainda esteja lendo este post-desabafo consegue imaginar como eu fiquei? Resumindo a mensagem que enviei, pedi para me passarem para o departamento jurídico da empresa, já que iria registrar denúncia no dia seguinte. Aí eles responderam:

"Conforme foi informado anteriormente o serviço de revelação digital não é gerado Nota Fiscal. (jura? eu ainda não sabia!) Mas foi solicitado exceção no caso e nosso setor fiscal encaminhou a nota fiscal conforme foi informado o número de rastreamento XXX"

Detalhe: o "número de rastreamento" que mencionaram neste último e-mail é exatamente idêntico ao "número de objeto" do primeiro e-mail, que se tratava do tal comprovante de compra. Aí fiquei muito, mas muito p*** da vida, pois ainda por cima eles acham que sou idiota! Enviei uma mensagem alertando a "coincidência" dos números e, de qualquer forma, a alma boa aqui pensou que talvez o tal comprovante já fosse a nota. Resolvi esperar pra ver, antes gastar mais um pouco do meu teclado...

Uma semana atrás, a carta chegou. Respirei fundo, abri e estava lá o comprovante de compra. Um documento tão ridículo e imprestável que só me deu mais raiva ainda. Só me restava caprichar na próxima mensagem:

"Conforme alertado no e-mail abaixo, recebi um documento com o título de 'declaração de compra' que não possui valor FISCAL, portanto não se trata do que foi prometido a mim, em e-mail escrito anteriormente. Como já havia mencionado, a precisão deste documento é urgente. Ainda não acionei meus recursos legais, mas se até quarta-feira (tempo suficiente para a chegada por Sedex) não estiver com esta NOTA FISCAL (note que se trata de um único documento - nota fiscal - e não qualquer outro comprovante), tomarei para mim o fato de que a empresa está tentando ludibriar-me e não mais esperarei. Deixo-os cientes de que estou munida de todas as provas necessárias para acioná-los em um processo legal e assim o farei. Também não medirei esforços para espalhar por todos os meios possíveis a ilegalidade que a empresa comete".

E cá estou eu, cumprindo com o prometido e espalhando este absurdo. Sexta passada a nota chegou, mas eles não enviaram mais nenhuma mensagem... medo de se comprometerem mais ainda? Talvez. Registrei uma denúncia na página do PROCON, mas ainda não fui levar a documentação para formalizar a queixa. A vontade é de levar isso a diante, mas penso até que ponto vale a pena perder meu tempo e minha paciência pra isso acabar dando em nada mesmo...

Ai, ai... vocês já sabem onde eu queria estar numa hora dessas, né?

Mariana

8 comments:

Saulo Quirino said...

Nem me diga ...
Passei o mesmo problema no submarino.com.br
[ ]'s
Saulo

Anonymous said...

Pois é, Mariana, a gente se enfurece, mas no final vê que gastou energia à toa...

Noutro dia mesmo eu estava furiosa por algo que nem aconteceu comigo, mas que dá raiva do mesmo jeito.

A Prefeitura do Rio criou uma lei que proíbe o tráfego de caminhões dentro da cidade até as 10h da manhã (tem um horário à tarde também, mas não me lembro). Mas não é que noutro dia eu vi um caminhão da própria Prefeitura (Parques e Jardins) recolhendo restos de árvores que haviam sido podadas no dia anterior, parado numa rua de trânsito intenso, antes das 9h da manhã!!!???

Nem preciso dizer o engarrafamento gigante que esse caminhão causou. Mas aí eu pergunto: aqui no Brasil adianta criar leis e não ter alguém para fiscalizar seu cumprimento? Você acredita que não tinha um guardinha nas proximidades, pra eu denunciar o tal caminhão? (Aliás, vi vários outros caminhões na mesma situação, antes das 9h da manhã).

É nesse país que a gente AINDA vive, então melhor não se estressar, pois tá acabando essa agonia!

Bjs,

Andréa

Ju said...

Nossa...que absurdo....o mais triste é saber que mesmo que vc tenha todo esse trabalho nõ vai acontecer nada! Calma que logo, logo seu pedido de exames chega!!

Beijos,
Ju

K said...

Sei exatamente como é... a Americanas é um inferno! E o Submarino, desde que foi comprado por ela, está ruim também.

Só pra compartilhar, na páscoa, comprei os ovos na Americanas. Chegou tudo quebrado e um deles, que tinha custado R$ 60,00, chegou em pedacinhos (sem exagero). Fiquei trocando e-mails e mais e-mails. No final, sabe o que eles disseram? Que já tinha passado do prazo pra troca (!!!). Óbvio, eu estava trocando e-mail com o departamento de trocas nesse tempo!

Acabou que o mairdo comeu o ovo em pedaços mesmo...

Se você tiver disposição, vale levar isso adiante, mas confesso que eu nunca tive :/

Respira... :)

K.

Ju K said...

olá, eu acredito q eles mantém esta atitude criminosa justamente pq as pessoas não tem tempo, ou paciência, ou meios de levar adiante um processo. se você puder acho q estará prestando um ótimo serviço a sociedade. boa sorte e obrigada.

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Absurdo sem fim...somos feitos de idiotas a todo instante. Não sei mais o que fazer, mas sei que esses acontecimentos geram forças pra arrumar as malas e partir!
Bjs

Sandro e Família said...

Mari

Imagino o que sentiu depois da odisseia da Nota Fiscal.
Como sempre digo em casa fica calma que em breve tudo isso sera apenas uma vaga lembranca.

Abracao

Anne Caroline said...

Mariana..

Consumidor aqui no Brasil é tratado como trouxa.. Meu pai já passou por isso qnd comprou um laptop pela net.. O pessoal da empresa só mandou os doc´s, qnd ele ameaçou.. É mole..?

Mudando de assunto.. Podemos add seu blog ao nosso..?Se quiser dar uma olhada é http://embuscadaneve.blogspot.com.

Boa sorte aí no processo..