Tuesday, May 20, 2008

docs - 8. Proof of Funds

Chegando ao penúltimo post da série que trata dos documentos requeridos pelo Consulado, o tema da vez é comprovação de fundos, ou seja, o montante de recursos financeiros de que você dispõe para não passar fome ou morrer de frio nos 6 primeiros meses de permanência no Canadá, caso não consiga arrumar antes disso um trabalho remunerado.

Este link aqui mostra uma tabelinha que informa o quanto é necessário possuir, a depender de quantos membros compõem a sua família. Hoje, um casal precisa ter CAN$ 13,198.00. Acho sempre válido lembrar que estes valores são o que o governo canadense calcula e, claro, pode ser muito, razoável ou muito pouco, de acordo com os hábitos e padrões de vida da família. Por isso, é muito importante pesquisar sobre custo de vida na cidade que você pretende morar.

Mas... voltando ao assunto, vamos ao que diz a carta de solicitação dos documentos:

Proof of Funds

- Bank statements.
- Income Tax Declaration.
- Fixed deposit receipts.
- Securities (shares, debentures, bonds)

Vocabulário de finanças é fogo, né? Mas entendemos que são: extratos bancários, declaração do imposto de renda, títulos (ações, debêntures, notas promissórias, hipotecas) e "fixed deposit receipts" - não entendi direito o que é, mas pesquisei no Google e vi que não se aplica ao nosso caso... alguém saberia explicar? De todo jeito, dá para ver que a composição de fundos engloba dívidas também!

Bom, sendo assim, nós enviamos o seguinte:

* Planilha com demonstrativo e somatório das nossas finanças (uma espécie de resumo da documentação enviada nesta seção, só para organizar melhor).
* Impressão da página de conversão do Banco Central, informando o total em reais e em dólares canadenses, já que o valor é requerido nesta moeda.
* Extratos dos últimos três meses das nossas aplicações (poupanças, fundos de investimento, ações e previdências privadas).
* Extratos dos últimos 3 meses das nossas contas individuais e conjunta.
* Cópias dos documentos dos carros, anexadas ao preço de mercado da tabela FIPE (através de e-mails trocados com o Consulado, confirmamos que eles aceitam o valor dos carros na comprovação de fundos - muito bom!!!).
* Declarações do imposto de renda dos dois.

Além dos carros, não temos nenhum outro bem em nosso nome, mas acredito que eles aceitem escrituras de casas, terrenos, apartamentos, salas comerciais e afins...

Cenas do próximo e último capítulo: IELTS, TEF, antecedentes criminais e muito mais... Aguardem! ;)

Mariana

Veja como organizamos nossos documentos aqui.
Veja mais sobre documentos aqui.

2 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana.
Que bom que eles aceitam o valor do carro!
Legal o post!!

Um abraço!

Vitor

Anonymous said...

Oi Mari!!

Nao sei se cheguei a te falar, mas mudamos de destino...decidimos por Ottawa...vi pouca coisa sobre passagem...tinha bastante esperanca de que receberiamos o pedido de exames essa semana, mas com essa merda de feriado acho que so semana que vem ou pior: na outra...vou checar as taxas para mudanca de data do voo e dependendo ja reservo as passagens....vamos ver no que da...chegando em Ottawa pretendemos ficar no hotel mais barato poss'ivel at'e conseguirmos alugar nosso kitnete...

Ah, quanto aos extratos, mandei s'o o saldo dispon'ivel de uma aplicacao que eu tenho, nao mandamos o extrato de 3 meses que vcs mandaram e pelo menos com isso nao tivemos problemas...

Beijos!
Ju