Tuesday, May 6, 2008

docs - 7. Work History

Contrariando a maré baixa de posts aqui no blog, estou de volta, muito antes do que vocês (e até eu!!!) esperavam. Na verdade, 8 diazinhos só de diferença entre dois posts é record dos últimos meses!

O motivo do post é muito nobre, pois vou falar de uma parte suuuuper complexa da documentação: a comprovação da experiência profissional. Pelo menos assim foi (complexo) para nós, ou melhor, para mim, que possuo os seguintes "fatores complicantes":
- sou sócia da empresa em que trabalho hoje, ou seja, não tenho mais carteira assinada;
- presto serviços através desta empresa, mas também através de outras parceiras (explico: ora o contrato com o cliente é assinado através da minha empresa, ora através de outras);
- nunca havia solicitado cartas de referência de empregos passados ou dos clientes atendidos.

Se você não se identifica com o meu caso, sorte sua! Tudo muito (mas muito!) mais simples. Veja só como esta seção é tratada na carta enviada pelo Consulado:

Work History

- Employment contract, work booklet.
- Last three pay slips issued by your present employer.
- Employment reference letter indicating your position, duration of employment and duties.

If you are self-employed, you must provide:
- Copies of business registration.
- Proof of business conducted with clients, such as invoices/bills.
- Balance sheets.
- Income tax returns.
- Proof of your license to practice (if you are a private practitioner)

Traduzindo, no nosso entendimento, o que eles pedem é o seguinte: contratos de emprego, carteira de trabalho; últimos três contra-cheques emitidos pelo seu empregador atual; carta de referência indicando a sua função, o período do contrato e as suas responsabilidades. Se você é self-employed (autônomo, sócio da empresa, etc.): cópia do contrato social; provas de negócios feitos com clientes, como recibos e notas fiscais; balancete; declaração de imposto de renda; provas da licença para praticar a profissão.

Nossa dúvida, de cara, foi que, diferentemente das seções anteriores da carta (immigration forms, civil documents e education) esta não veio com aquele textinho introdutório padrão "the following documents are required, as applicable, for yourself...". Assim, ficamos sem saber se os dois precisavam enviar, ou só o principal. Por via das dúvidas, para garantir ou pecando por excesso (como queira! rs) nós dois enviamos!

Até tentei tirar algumas dúvidas com o Consulado, como "o que exatamente serviria de prova de negócios feitos com os clientes?" ou "devo enviar uma declaração da minha própria empresa?" mas ao receber um simples "a Sra. pode enviar toda e qualquer comprovação", desisti de perguntar e acabei enviando "toda e qualquer comprovação"!

Bom, pra acabar com esse suspense, o que nós enviamos, separado entre principal applicant e spouse, foi o seguinte:

*MARIANA
- Carta explicativa, tipo uma folha de rosto (achei necessário explicar o que estava enviando, apesar de cada documento ser óbvio)
- Currículo (como podem observar acima, ele não é solicitado na carta, mas resolvemos enviar mesmo assim, pois somos um pouquinho teimosos e preparamos nossos currículos bonitinhos, todo em inglês e nos moldes canadenses - achamos que poderia agregar, mas não fazemos idéia se isso vai acontecer)
- Contrato social da empresa da qual sou sócia
- Comprovante de inscrição e de situação cadastral da empresa
- Atestados de qualificação técnica emitidos pelos clientes que já atendi
- Notas fiscais emitidas para os clientes que já atendi
- Recibos de pró-labore e de outras retiradas (últimos 3 meses)
- Declaração da contabilidade da empresa atestando os valores recebidos dos últimos 3 meses
- Declaração da parceria (ou consórcio, como chamamos) entre as empresas através das quais presto os serviços de consultoria
- Carteira de trabalho e declaração da empresa que trabalhei anteriormente (só porque as funções que exercia contam pontos pra mim, já que se classificam no NOC, Skill Type 0 or Skill Level A or B)
- Declaração do internship não-remunerado que fiz em Vancouver (mandei usando a mesma lógica do currículo, para agregar, mas a princípio estágio - ainda mais não-remunerado! - infelizmente não conta pontos para o processo)
OBS: enviei a declaração de imposto de renda, mas resolvi colocá-la na seção de Proof of Funds.

*DANIEL
- Currículo (mesma coisa do que coloquei acima: nos moldes canadenses e em inglês)
- Carteira de trabalho
- Três últimos contra-cheques
OBS: como podem perceber, Daniel não enviou a carta de referência (teoricamente solicitada para o spouse - até hoje não sabemos!), pois não contou oficialmente ainda no trabalho sobre nossos planos.

E é isso! Sei que o post ficou grande demais e meio confuso... peço desculpas, mas até eu fiquei um pouco confusa na hora de definir e organizar a papelada toda...

Queria aproveitar e agradecer os comentários! É muito bom ter esse feedback e saber que podemos estar ajudando alguém, assim como muita gente já nos ajudou e continua ajudando!

Mariana

Veja como organizamos nossos documentos aqui.
Veja mais sobre documentos aqui.

4 comments:

Anonymous said...

Olá,

Sou assinante do seu blog. Estou enviando meus docs proc. federal ainda este mês e minha irmã esta indo para o Quebec semana que vêm. Você menciona no seu post o currículo nos moldes canadenses... tem muita diferença? Se incomodaria de me disponibilizzar um exemplo para comparar com o meu? Fico muito grato e as ordens.
André
edisni25@bol.com.br

Ju said...

Estou só esperando alguém me perguntar algo pra mandar pra cá!!! =)

Hoje recebemos de volta os documentos originais que mandamos para o consulado....acho que estão anlisando nosso processo!!

Beijos!
Ju

* Serena * said...

Eu fiquei feliz por não estar na sua situação! Meu deus, quanta complicação! Mas fiquei contente porque pessoas que estão na mesma que você vão se sentir mais confiantes pra mandar tudo...

Pode deixar que não vou demorar tud isso não!rs A gente tá pensando em no máximo 2 anos. Mas ainda está sendo discutido. Somos novos ainda...rs

Bjus,

Dani

Beatriz said...

Mariana,
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!
Pelo que entendi, vc está aplicando na categoria self-employed person.
Eu tb estou aplicando nesta categoria e como vc, estou com dificuldades de provar experiencia de trabalho.

Será que poderíamos trocar umas figurinhas?

Por favor me escreva:

beatrizbotafogo@yahoo.com.br

Grata,
Bia