Monday, April 28, 2008

docs - 6. Education

"Antes tarde do que nunca..."

Acho que esse é o lema deste pobre blog abandonado! Mas, o que importa é que, como prometido, estou de volta falando dos documentos solicitados pelo Consulado e enviados por nós. A seção da vez é Educação.

Na carta, eles colocaram assim:

The following documents are required, as applicable, for yourself, your spouse, and for each of your dependent children over age 22.

- Official transcript(s) for secondary and post-secondary courses.
- Diploma(s) for secondary and post-secondary courses, e.g. Technical/Bachelor/Masters/Doctorate

Mais claro e simples, impossível, na minha opinião. A dor de cabeça é só ir atrás deles, se ainda não os tiver, tendo você estudado em universidades públicas que demoram até DOIS ANOS para emitir um simples diplominha... No nosso caso, já tínhamos os bonitinhos em casa antes mesmo de dar entrada no processo.

Protestos à parte, o que o Consulado pede é o histórico escolar (aquele que vem com todas as cadeiras que você pagou e respectivas notas) e o diploma - para cada curso técnico, de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e afins) que você já fez. Os mesmos documentos são solicitados para seu(sua) esposo(a) e filhos, se aplicável ao seu caso.

E o que nós enviamos? Pergunta besta, hein? Sim e não... O que acontece é que, digamos, não respeitamos muito a "simplicidade" dos documentos solicitados pelo Consulado. Mas este desrespeito é muito bem justificado: como também enviamos nossos currículos (também não solicitados, mas assunto para o post da seção de "Work History"), informando nossas qualificações, cursos e treinamentos, acreditamos que eles ficariam sem consistência, caso não fossem acompanhados pelos certificados que provam tudo o que já fizemos. Se eles vão considerar eu não faço a mínima idéia, mas... como diz o Eminem, "you only get one shot, do not miss the chance to blow, this opportunity comes once in a lifetime"...

Nosso pacotinho de Education ficou assim (separado entre principal applicant e spouse):

*MARIANA
- Diploma da graduação
- Histórico escolar oficial da graduação
- Declaração de conclusão do MBA, incluindo o histórico
- Certificado de conclusão do curso de PMBOK (preparatório de 72h para tirar o PMP, do PMI, que ainda não fiz)
- Declaração da Aliança Francesa, informando que conclui o curso intermediário
- Certificado do ECPE, da Universidade de Michigan
- Certificados dos cursos que fiz em Vancouver (Business English e TEFL - Teaching English as a Second Language)
- outros certificados de cursos curtos que fiz na ESPM, no SEBRAE, na AMCHAM, etc.

*DANIEL
- Diploma da graduação
- Histórico escolar oficial da graduação
- Certificado da high school que estudou, quando fez intercâmbio de 1 ano nos Estados Unidos
- Declaração do curso de espanhol, informando que estudou até o nível avançado
- Certificado do TOEIC, com folha de pontuação
- outros certificados de cursos curtos que fez através das empresas que já trabalhou e trabalha e de instituições como as que coloquei acima.

Um detalhe importante: enviamos tudo como cópia simples mesmo, conforme eles orientam na carta.

E vocês? Como fizeram ou pretendem fazer? Será que exageramos? Será que o Consulado chega a considerar alguma dessas coisinhas extras? Agradeço demais um comentário!!

Mariana

Veja como organizamos nossos documentos aqui.
Veja mais sobre documentos aqui.

11 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?
Legais os posts sobre os documentos do processo! Tem nos esclarecido muito!! Parabéns! E obrigado por compartilhar conosco e pela paciência de escrever um por um! :)

Um grande abraço!

Vitor

Taís Jacques said...

Nossa estou bem nesta fase, aliás acabei de separar os documentos que devo mandar e os que ainda faltam. De todos os cursos de idiomas que fiz estou enviando cópia autenticadas, espero sinceramente que eles considerem as várias horas de cursos que tenho. Não tinha pensado na idéia de enviar o Curriculum, é uma ótima, pois nele consta ainda outros cursos que fiz, mas que não chega a ser considerado uma especialização ou pós, apesar e que somados, chegam a quase 300 horas/aula. Vou fazer isso incluir meu curriculum imediatamente, Português e Inglês... Valeu!!

abraços

Taís Jacques,

ps: visite o nosso blog (taisjacques.blogspot.com), desculpe o comentário longo...

Anonymous said...

Mariana,será que enviamos errado? O que entendemos sobre na carta pedindo os documebtos era que so pedia o do aplicante principal. De documento meu comprovando foi apenas o diploma de graduação não coloquei meu curriculum, cursos e nem minha pós graduação (que até hj não peguei o certificado).Já a parte do meu marido, o aplicante, o pacotinho foi cheio.

Espero que não tenhamos feito nada de errado

bjs!

* Serena * said...

Mari (ahahah olha a intimidade =P), eu acho que informação nunca é demais. O máximo que pode acontcer é desconsiderarem algumas coisas...

Abraços,

Dani.

Anonymous said...

Oi Mari
Algum dos documentos foi traduzido ou é para enviar em português mesmo?
Lu

Anonymous said...

Mari, adorei esses posts sobre a documentação solicitada. E parabéns pela organização no envio do seu pacotinho. Sabe que às vezes não tenho paciência de esperar as coisas acontecerem na hora certa? Quero que tudo aconteça ontem! Por mim, já estaria no Canadá! E já tenho vontade de ir preparando meus documentos e deixar para o momento somente os que têm validade! Talvez me poupe trabalho lá na frente, principalmente no que se refere a diplomas e históricos.
Olha, estou atualizando os links do blog e vou colocar o seu. Tinha certeza de que já esta lá!
Beijos
Van

Anonymous said...

Lu, como vc não deixou seu contato, vou responder aqui nos comments mesmo... ;)

Eles pedem os documentos em português mesmo e cópias simples, ou seja, não precisa autenticar. Os que precisam ser originais estão indicados na carta!

Taís Jacques said...

Mariana, vou deixar o meu e-mail pessoal para que a gente possa se comunicar taisgsa@yahoo.com.br, assim vou poder te passar o e-mail do meu irmão para dar para sua prima. De qualquer forma no nosso blog o meu irmão já dá uma boa explicada como fazer p/ revalidar o diploma lá, é que no caso dele, essa segunda prova que vai fazer agora dia 02/05 é para revalidar e para ele começar a concorrer para a Residência lá em 2009 (ele quer Traumato).

Bom maiores informações, escreve para o meu e-mail, e se tiveres do hotmail, melhor, assim podemos, de vez em quando, nos comunicar on line....

abraços,

Taís Jacques.

Gabi S. said...

Mari, você , como sempre, suuuuper completa, né ??? Que bom que você voltou a postar. Estava com saudades dos seus posts !
Eu penso do mesmo jeito que vocês, com relação ao pedido de documentos, melhor errar para mais do que para menos ! Nunca se sabe o que pode fazer a diferença !
Beijos

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem? Obrigado por ter deixado um comentário no blog no post sobre "Fundos de Investimento". Você tem razão quando fala que temos que ter um pouco de agressividade, e ao mesmo tempo, temos que ser conservador nas aplicações. Só que no meu caso, ainda não conheço muito bem sobre os fundos mais arriscados, como você mesma disse, ainda não peguei a lógica da coisa (que na verdade, não sei nem se tem. hehehe...) Mas obrigado pela dica! :)

Um grande abraço!

Vitor

Ju said...

Mari, parabéns pelo post!! Seu blog é o melhor no quesito informações. Parabéns pela paciência de explicar tudo passo a passo! Da próxima vez que alguém fizer perguntas sobre o processo no meu blog vou mandar pra cá! =)

Beijos!
Ju