Saturday, November 10, 2007

docs - 1. Certidões de antecedentes

Decidimos tirar as certidões de antecedentes criminais só quando a carta com o pedido da documentação chegasse. Por que? Bom, porque elas têm validade de 90 dias e o risco de expirarem antes da chegada da carta existia. Para que ter trabalho duas vezes, né?

Estas certidões precisam ser tiradas por todos aqueles acima de 18 anos, de todos os países e estados onde morou por pelo menos 6 meses, após os 18 anos.

No nosso caso, precisamos de 4 certidões, sendo três para nós dois e uma só para mim. Vou explicar abaixo como elas podem ser obtidas:

* Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal: recomendo ir primeiro ao site do DPF (Departamento de Polícia Federal) e, no menu do lado esquerdo, clicar em Serviços à Comunidade. Procura a seção de formulários e clica em Formulário de Requerimento de Antecedentes Criminais. Lá você pode optar pelo preenchimento manual ou pelo digital (podendo ser digital, por que não?). Depois imprime, anexa a cópia do RG e leva à delegacia da sua região. Aqui em Recife ela fica no Recife Antigo, na Rua Cais do Apolo (um pouco depois da Prefeitura). Eles estão dando um prazo mínimo de 10 dias, por conta da greve, e não tem custo. Levei a minha e a de Daniel, devidamente assinadas e não houve problemas para aceitarem a dele, mesmo não tendo ido pessoalmente. Ah, e não esperei nem 10 minutos!

* Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Estadual: acho que essa varia muito de lugar para lugar. Aqui em Recife é simples, pois existe o Expresso Cidadão que oferece o serviço. Daniel foi na unidade do Cordeiro, com a cópia das nossas identidades (no caso, a CNH), preencheu o formulário, pagou a taxa (8 reais e pouco, cada) e deu entrada na dele. A minha, eu precisava assinar, então ele trouxe o formulário para casa, assinei e no outro dia ele levou lá e deu entrada (muito bonzinho esse meu maridinho, hein?). São 4 dias úteis para ficarem prontas.

* Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais da Justiça Federal: quando tudo parecia estar consumindo um bocado do nosso tempo, essa certidão chega para nos deixar felizes! Mais simples impossível para tirá-la, tudo pela bendita Internet! Bom, é só ir no site da Justiça Federal, olhar no menu do lado direito (Consultas) e clicar em Certidão Negativa. Uma nova página será aberta para a escolha do estado e depois é só ir seguindo os passos óbvios e imprimir sua certidão! Nós depois validamos e imprimimos a validação também.

* Certified Criminal Record Check da RCMP (Polícia Canadense): essa daí eu já dei entrada e só Deus sabe onde anda... Explico: como é a mais demorada das 4, logo em abril enviei o formulário para a RCMP e eles devolveram o report em junho, diretamente para o Consulado. Acontece que ninguém no Consulado de SP recebeu ou sabe dizer onde foi parar. E eu, como fico? Ótima pergunta! Estou pensando em enviar junto com a documentação os e-mails trocados com a RCMP, na esperança que o próprio pessoal do Consulado vá atrás disso. Em último caso, eu vou ter que dar entrada novamente...

Estamos bem felizes por estarmos conseguindo resolver tudo isso relativamente rápido e sem muitas complicações (sem contar, claro, com os probleminhas que ainda posso ter com a certidão canadense, mas só vou me preocupar com isso mais pra frente).

Para maiores informações, no site oficial da imigração é possível encontrar as explicações básicas sobre certidões de cada país.

Mariana

3 comments:

Cecilia Brandao said...

oi Mariana,

Boa sorte para vcs. Eu se fosse vc faria as duas coisas: daria entrada novamente no pedido da sua certidão canadense e enviaria cópia dos e-mails trocados.....

beijao e boa asemana

Cecilia

Sandro e Família said...

Mari

Nada como um post bem explicativo sobre a documentação.
Quem pergunta algo no meu blog sobre o processo indico logo o seu que é bem mais completo e didático.

Abração

Anonymous said...

Ei Mariana.. parabéns pelo Blog.. visito sempre mas até hj nunca comentei..
Bom.. na verdade é mais uma dúvida..hehe.. se souber/puder esclarecer..
Vc pediu os antecedentes do Canada.. no meu caso terei que pedir dos EUA.. pois fui intercâmbista qdo tinha 18 anos.. ja me informaram que eh junto ao FBI que tenho q requerer.. mas a dúvida é sobre a validade.. pelo q vi parece q demora cerca d 3 meses pra eles mandarem..e se esperar o pedido de documentos e der alguma zebra.. correio, extravio sei la.. os 4 meses que o consulado pede para envio dos doc nao serão suficientes.. na outra mão fico com receio de pedir de uma vez os antecedentes nos EUA e ter o mesmo prazo de validade dos doc brasiliros..e por acaso o pedido dos documentos demorar a chegar.. bom ficou meio (muito!!) confuso né.. heheh. se puder dar algum esclarecimento.. meu msn eh hcotta@hotmail.com e email henriquecotta@yahoo.com
grato pela atenção e boa sorte ai no resto processo