Tuesday, September 18, 2007

Voilà le TEF... II

Bom, depois de atirar todas as pedras na AF de Recife ontem, e de me sentir mais leve, vamos a um rápido discurso de como foi o teste, afinal acho importante dar qualquer contribuição aos futuros candidatos ao TEF, já que na Internet quase nada se acha...

- A primeira coisa que preciso dizer é que o manual do candidato é essencial. Ele é todo em francês e apresenta questões tal e qual as que caem no teste. Fora que explica toda a mecânica do teste bem direitinho pra você chegar sem surpresas.

- Uma outra coisa importante é saber que as respostas devem ser marcadas diretamente na folha oficial de respostas. Simplesmente porque não há tempo depois para levar o que você marca no caderno de perguntas até a folha de respostas. Ter que manipular a todo momento os dois materiais é meio incômodo, mas às vezes eu respondia uma página inteira de perguntas e levava umas 5 ou 6 respostas de uma só vez.

- Sobre as provas. São três, sendo que uma é obrigatória (composta por três partes) e as outras duas são opcionais. Para a imigração do Canadá, as três são obrigatórias, como confirmei com o Consulado de SP. Em geral, elas começam com questões fáceis e depois vai complicando mais e cada vez mais...

- A prova obrigatória começa com a compreensão escrita e é muito pouco tempo (1h) pra fazer tantas questões (50). O problema mesmo é quando se chega na Section B que tem vários textos longos pra responder 3 ou 4 questões sobre... No desespero, é melhor NÃO chutar, pois uma questão errada vale menos 1 ponto! Depois ainda tem Section C e Section D à frente... Nos últimos 5 minutos eu ainda tinha mais de 10 pra responder! Não precisa nem dizer que não consegui responder todas, né? :/

- Ainda na prova obrigatória, vem a compreensão oral, que começa fácil e depois... bom, em algumas passagens eu não consegui entender uma vírgula. Como é melhor não chutar, a resposta ficou em branco. Pra conseguir escutar, tem que treinar! Estudei muito pouco e, como estou há mais de um ano sem contato com a língua, foi bem difícil. Mas, pra quem tiver interesse, além dos vários sites de notícias em francês, um excelente meio de estudo é o site RFI Apprendre, na seção "apprendre à écouter".

- Léxico e estrutura foi a parte... como poderei dizer... menos ruim da prova obrigatória. É aquela coisa de conjugação de verbos, pronomes, preposições e afins que ninguém nunca sabe direito como usar, mas como é tudo questão de múltipla escolha, aí fica mais fácil, pois podemos fazer por eliminação! ;) As perguntas e respostas são curtinhas e o tempo é bem mais adequado.

- A expressão escrita , primeira prova facultativa, teria sido mais ou menos tranqüila se eu soubesse do que se tratava o título da segunda redação... Isso mesmo! Chutei uma interpretação para a frase e "vamos ver no que dá". Enquanto nessa segunda, a missão era a de escrever uma carta para o jornal dizendo se concordava ou não com a tal frase publicada por eles, a primeira era a de completar o início de uma matéria. No caso, a minha foi a de um galo que estava indo a julgamento porque fazia cocorico às 4h da manhã, acordando todos os vizinhos.

- Por último foi a expressão oral, segunda prova facultativa. Depois de tomar uma hora de chá de cadeira, chegou a minha vez. A prova é dividida em duas seções. Primeiro, o supervisor dá o tema das duas partes da prova para você se preparar, durante 20 minutos. Ele fornece papel para qualquer anotação. A primeira parte era pra tirar dúvidas sobre a locação de um salão para uma grande festa de família. A segunda, para apresentar um anúncio de um hotel à beira mar e convencer uma amiga cansada (no caso, a examinadora) a passar uns dias por lá. São 15 minutos de conversação - 5 para a primeira parte e 10 'intermináveis' para a segunda. A examinadora era bem gente boa, mas fez várias perguntas meio que fora do script pra justamente testar a minha improvisação.

Esse é meu quarto teste de línguas e, como sempre, não dá pra dizer se fui bem ou mal... O resultado extra-oficial sai em uma semana e o certificado oficial chega em duas, conforme o que foi dito lá na Aliança Francesa.

Em breve volto com notícias! À bientôt...

Mariana

4 comments:

K said...

Agora é ficar na torcida, né? Pode contar comigo... Que tensão esses 20 minutos para pensar na prova oral, hein? Eu ficaria com um branco total... pensar com alguém me olhando nunca foi o meu forte, ainda mais com tempo contado!

Ainda bem que o IELTS já foi, né? O que vier no TEF é lucro!

Beijo,
K.

Anonymous said...

Os 20 minutos de preparação passam mesmo voando! Mas pelo menos o supervisor não ficou na sala não...

Como vc disse, o que vier no TEF é lucro!!

beijos,
Mariana

Sandro e Família said...

Mari

Parabéns pelo excelente texto que vai ajudar muitos que passarão pelo sacrifício do TEF.
Tenho certeza que conseguirá mais pontos do que precisa, e nada como ter tirado notas máximas no IELTS para ter tranquilidade.

Abração

Anonymous said...

Olá, você disse que as provas opicionais são obrigatorias mas no caso de so precisar comprovar a escrita a uma obrigatoria ja basta?

Obrigado.