Monday, September 17, 2007

Violà le TEF... I

Hoje foi o dia de fazer o TEF. Sabem? Aquele... o teste de francês de que não conseguimos achar quase nada que preste de informações na Internet e que é o único aceito pela imigração do Canadá. Pois é! Fiz o dito cujo hoje na Aliança Francesa de Recife e gostaria de comentar algumas coisinhas sobre o fato.

Vou ter que dividir em duas partes os assuntos, pois é muita informação... O de hoje é pra soltar os cachorros e falar da completa falta de organização da Aliança. O de amanhã é sobre a prova. E vamos aos acontecimentos:

1) Liguei umas três vezes pra lá antes de fazer a minha inscrição para perguntar tudo sobre o teste e tirar dúvidas. Quando chego pra fazer a inscrição, perguntam cadê a foto 3x4. "Mas que foto? Ninguém me disse nada sobre foto alguma!" Ok, pode trazer até o dia da prova...

2) No último dia útil antes da prova ainda não havia recebido um e-mail ou telefonema com a confirmação dos horários das três provas. Eu liguei e então eles me informaram. Fiquei só pensando "e se eu não tivesse ligado???".

3) O Manual do Candidato, ou qualquer explicação sobre a prova, não foi entregue aos candidatos previamente. Sendo que, como se pode ver no site da CCIP, todo candidato tem direito a receber o tal manual do centro que aplica o teste. Resultado: teve um carinha que não viu o manual (provavelmente nem sabe da existência do manual e nunca fez um teste na vida, pois além de ser completamente sem-noção, nem caneta havia levado) e ficou interrompendo o teste toda hora (até na compreensão oral!) perguntando as coisas mais cara-de-pau do mundo, como, por exemplo, ao final do tempo da primeira prova "ainda faltam 15 questões pra eu responder... será que não dá pra me dar mais uma meia horinha não?".

4) Durante a prova o controle do barulho foi nulo. Um dos candidatos era alérgico a ar-condicionado e não parava de fungar e limpar a garganta. Aí teve uma hora que eu perguntei se ele não estava precisando de um lencinho, pois (não sei vocês) preciso de alta concentração pra fazer 50 questões em 60 minutos... Aí ele foi super educado, disse que sabia que isso incomodava (!) e se ofereceu pra ir pra outra sala. Daqui a pouco começa uma conversa super animada do lado de fora da sala... Pedi ao supervisor pra dar um jeito e devo ter ficado com a fama de chata... mas será que é feio querer fazer uma prova de R$580,00 em paz???

5) Quando acabou a primeira parte (provas obrigatórias) o supervisor veio perguntar se nós topávamos adiar o início da prova oral , que só iria começar após o almoço, em uma hora. Ninguém topou, afinal todo mundo trabalha e tem o que fazer! Mas não teve jeito, eles adiaram mesmo assim por conta própria e sem o consentimento dos candidatos! Quando cheguei pra minha prova ainda faltavam duas pessoas...

Não sei se foi a excelente organização do Conselho Britânico para o IELTS que me deixou assim tão descontente com a Aliança, mas tem muito de bom senso também, ou não???

Bom, amanhã sai o post sobre as três provas! Au revoir...

Mariana

3 comments:

Cecilia Brandao said...

Oi Mariana,

Aff, que dá uma raiva ah isso dá... Eu tbem preciso de muita concentração para fazer qq teste, ainda mais qdo se trata de outro idioma....

Beijos

Cecilia

Karol said...

Oi Mariana,

Com certeza dá muita raiva essa falta de respeito, antes e depois da prova. O atendimento da aliança francesa aqui de Fortaleza tb não fica muito atrás desse que vc teve.

Um abraço,

Karol

K said...

Que horrível, hein?? É claro que tem que ter silêncio! E eles têm que garantir isso! Eu não fiz o IELTS, mas fiquei na escola esperando o Julio fazer e o silêncio reinava em todos os cantos. Tanto que eu ficava preocupada do barulho da folha do meu livro virando, mesmo do lado de fora da sala!

Manda um e-mail pra lá reclamando! Tanto para Aliança quanto pra organização do TEF. Se eles vão fazer alguma coisa com ele ou não, sei lá, mas pelo menos você desabafa.

Beijo!