Friday, September 21, 2007

Um pra um

Atualizando o post anterior... o dólar canadense acaba de se igualar ao americano!

Agora... será que isso é bom pra todo mundo? Pra quem quer comprar ou passar férias nos EUA, com certeza. Mas para alguns setores do mercado canadense, não. Aqueles que fabricam e exportam para o exterior têm o desafio de ter produtos com preço e qualidade competitivos. A própria indústria do turismo precisa agora convencer os estrangeiros a gastar um pouco mais para conhecer as terras geladas. Em British Columbia, onde a indústria de cinema e TV é super forte, justamente por conta dos bons preços das locações e serviços, espera-se que aconteça uma baixa.

Além de tudo, os especialistas dizem que passar de USD 1,00 é uma tendência totalmente realista. Os canadenses, em geral, comemoram, pois não é todo dia que se tem um moeda forte (na verdade, já fazia 30 anos que eles não sabiam o que era isso!).

Mariana

4 comments:

Anonymous said...

Na realidade acho que não é o dolar canadense que está ganhando força, e sim o dolar amaericano que está bem desvalorizado. Hoje aqui podemos comprar dolares canadenses e americanos pelo mesmo valor.
Daqui pro fim do ano eu acho até que podemos esperar um desvalorização ainda maior e uma possível recessão, grave, nos EUA...que obviamente vai afetar o resto do mundo.
Não entendo muito de economia...mas esse assunto vem aparecendo sempre na mídia.Sei lá...: )

Anonymous said...

Sem dúvidas, Daniel! A economia americana está passando por uma boa crise. No entanto, acho que não podemos atribuir a valorização da moeda a este único fato.

O Canadá, em geral, está bem das pernas e isso contribui para a força não só da moeda, mas de todo o país. Se analisarmos historicamente, desde 2003 o dólar canadense vem se valorizando em relação ao americano e a grande crise só se formou há pouco tempo.

Acho isso ótimo pra dizer a todo mundo que o Canadá é sim independente dos EUA, já que muita gente acha que o país se resume a um quintal dos americanos...

Abraço,
Mariana

Sandro e Família said...

Por aqui na Inglaterra essa igualdade ainda não chegou nas casas de câmbio.
Quem está viajando por essas bandas tem que aproveitar para trocar as verdinhas pelas canadenses enquanto a paridade não chega.

Bjs

Cecilia Brandao said...

Oi Mariana,

Obg pelo comentario lá no blog. Mais um canadense chegando ao mundo.rsrs

Interessantíssimo o comentário do Sandro... Não entendo a razão pela qual a paridade não chegou às casas de câmbio na Inglaterra...

beijos

Cecilia