Wednesday, September 5, 2007

Não vamos esconder os fatos

Novamente, cá estou eu para dizer que é um erro achar que se pode encontrar no Canadá uma vida perfeita, como nos contos de fada.

Estas matérias recentes do The Province falam de crimes ou ações criminosas, que também encontramos aqui no Brasil:

Five found dead in Oak Bay home

Man on B.C. ferry tries to lure kids with food, candy

Nestes últimos dias, tenho lido várias notícias de mortes e assassinatos que ocorrem não só em British Columbia, mas em todo o país.

Fora essa parte da violência e criminalidade, existem outros fatores que fazem a vida no Canadá ser... digamos... normal.

TRABALHO - O povo lá também trabalha duro e paga muito imposto! É bem verdade que o imposto é bem melhor direcionado já que as condições de vida pública em geral são muito boas, como saúde, educação e lazer. Também não é necessário ter o top dos tops dos empregos para viver com sua família dignamente. Ah! E normalmente você bate o ponto de saída às 17h, mas só tem meia horinha de almoço.

SAÚDE - a saúde é pública, boa, mas o atendimento é muito aquém do que temos aqui no Brasil com nossos planos de saúde particulares. Várias pessoas reportam a frustração de ir a uma clínica ou hospital, morrendo de dor e sair de lá com a prescrição de um Tylenol. Ou seja, investigar mais a fundo algo que parece "besteira" é custo; e isto eles fazem questão de racionalizar e direcionar muito bem.

EDUCAÇÃO - A educação também é boa e pública, mas só a partir do jardim e até o final do ensino médio. Ou seja, até a criança ter uns 5 ou 6 anos os pais precisam pagar uma boa quantia por uma escolinha, creche ou similar, se não puderem ficar com a criança o tempo todo (babá já era! No máximo uma babysitter pra o casal conseguir sair à noite uma vez perdida...). Depois é juntar a grana pra pagar a universidade que é bem cara também, se seu filhote não conseguir uma bolsa.

VIDA DOMÉSTICA - esqueça todas as mordomias que uma empregada doméstica pode proporcionar. Trata-se de um "artigo" de extremo luxo por lá. Tudo bem que existem todos aqueles utensílios ultra práticos, os mais maravilhosos do mundo, para ajudar nos afazeres domésticos, mas normalmente eles precisam de alguém que os manipule - você! Fora outras "besteirinhas" como lavar o carro, tirar a neve da frente de casa, cuidar do jardim, separar e colocar o lixo na coleta seletiva...

Agora, convenhamos... tem todo tipo de imigrante!

- Tem aquele que quer ir pra fazer pé de meia e voltar rico - ôôôôô ilusão!

- Tem aquele que quer ir pra conseguir a cidadania canadense e depois entrar livremente nos EUA - sem comentários!

- Tem aquele também que vai com um pé lá e outro aqui, sem conseguir se desfazer dos laços profissionais e/ou pessoais e fica na "ponte aérea" constantemente.

- Tem o que aposta todas as fichas achando que "todos os problemas da minha vida serão solucionados" - outro iludido...

- Tem aquele que quer ter uma melhor qualidade de vida (em termos de segurança, estabilidade, oportunidades) pra si e para a família - nosso caso!

- Tem o que vai consciente, ver no que isso pode dar e aberto a mudanças de planos - nosso caso também.

Enfim... o negócio é não tapar o sol com a peneira! Imigração é negócio sério, estruturado, bem pensado, bem decidido, bem resolvido. De outro jeito... melhor nem começar!

Mariana

7 comments:

Sandro e Família said...

Mari

Mais um excelente post que retrata bem os diferentes candidatos ao processo de imigração.
É impressionante como ainda tem pessoas que acham que irão para o Canadá para ficarem ricos...como vc mesmo disse...ôôô ilusão !!!
Nos enquadramos no penúltimo exemplo que vc colocou, e como foi uma decisão muito pensada e refletida estamos trabalhando para que seja uma mudança definitiva.

Abração

Carol, Ênio e Leila said...

É engraçado como tem gente que não aceita a mínima crítica ao Canadá. "Se lá é ruim, fica aqui". rs Dá até pena. Nós vamos sabendo que nenhum lugar é perfeito, mas com um grande desejo de viver a experiência.

Um abraço,
Carol

Cecilia Brandao said...

Oi Mariana,
Excelente post. Parabéns. Nós nos inserimos nas mesmas categorias que vocês. Viemos em busca de melhor qualidade de vida. Acho que é tudo uma questão de perspectiva: a que se tem no Brasil e a que se tem no Canadá. Pensando em termos futuros, acho que o Canadá ganha de goleada... Saber dos problemas que o Canadá tem é importantíssimo, e não menos importante é sabermos das qualidades que o país nos proporciona.
O começo não é fácil e temos que vir com a mente aberta para as dificuldades inicias. Tudo depende, também, da forma como se encaram as coisas.
Eu estou gostando muito do que estou vendo por aqui. Violência existe sim, mas também uma grande preocupação do governo em diminui-la, com ações efetivas. Na minha rua tinha uma casa "meio abandonada". Passava em frente à mesma todos os dias e no verão ela foi meio que "invadida" por homeless e por aqueles que querem chocar o sistema e a população (drogados). Essa invasão não durou 1 mês. A casa foi lacrada, a grama cortada e o povo "esquisito" sumiu. Eu considero isso um exemplo de ação efetiva....

abraços e obg pela força - ainda bem mesmo que tudo se resolveu e começo na segunda o caminho para minha completa integração ao "contexto"

abços

Cecilia

Sergio said...

Olá Mariana,

parabens pelo post. Acho super importante ter o pé no chão quando se pensa em imigração. As pessoas tendem a pensar que todos os seus problemas serão resolvidos quando sairem do Brasil, o que não é verdade.
É preciso pesquisar muito o estilo de vida canadense e pensar se vc se enquadra nele. Todo mundo que imigra perde alguma coisa indo para outro país. Temos que pensar se estas perdas valerão a pena.
Imaginar que existe um lugar perfeito é o primeiro passo pra se decepcionar. É importante pesar os pros e contras para tomar a decisão de ir ou não.

Um abraço,

Marilena

K said...

Pois é, lá não é perfeito. Eu sei disso, mas o mundo pensa que eu não sei. Daí, quando eu digo que vou pro Canadá e perguntam porquê, eu costumava dar todas aquelas explicações sobre qualidade de vida, etc. Daí as pessoas começavam a listas todos os defeitos do país. Agora, quando fazem a célebre pergunta, eu só respondo que vou pra lá porque gosto de neve e frio! Pronto, com esse argumento ninguém tenta me convencer a ficar aqui...

Não acho que aqui seja o pior dos mundos, nem que lá seja o melhor de todos... mas a gente se apaixona e se identifca com um ou com outro, né? Aturar os defeitos de um lugar que você gosta é bem melhor!

Sds,

Camila.

K said...

Chile e Argentina já conhecemos... Peru eu gostaria, mas acho que não vai rolar.

Quando vocês forem, não esqueçam de pedir nossas dicas.

Beijo!

Paula Regina said...

Oi Mariana,
Obrigada pela visita lá no Era e de uma certa maneira este seu post também toca mais ou menos na mesma "ferida" e bom para vcs que já estão com esta consciência daí pois como vc mesma falou imigração é coisa muito séria mesmo! E quando se fala que é começar do zero é do zero mesmo e a rapadura é doce (pois fazemos conscientemente esta escolha) mas não é mole não! Mesmo assim, como eu disse teria feito tudo de novo pois sei que de maneira geral em uns 3 anos vou poder escrever aquele post de comemoração de outra maneira já colhendo mais os frutos, por enquanto estamos só plantando.
bjs e boa sorte com tudo