Thursday, August 23, 2007

Onde morar? - parte II

A maioria dos candidatos à Imigração do Canadá tem esta grande questão para resolver. Também estávamos com a pulga atrás da orelha em relação a isto, mas nossa fichinha foi caindo, caindo, caindo.... enquanto nosso lado prático e realista nos lembrou que isto não deveria ser um problema, ou algo que consumisse muito tempo das nossas conversas.

Explico as razões:

1) Chegar em um lugar não significa morar neste lugar pra sempre! Ou seja, vamos ter a opção de nos mudarmos na hora em que quisermos, caso não nos adaptemos ou caso surjam oportunidades interessantes em outros lugares.

2) Emprego é prioridade! Como não temos um baú cheio de ouro enterrado no quintal de casa pra levar pro Canadá, não achamos que podemos "nos dar ao luxo" de ficar desempregados por vários meses, torrando nossas modestas economias. É claro que isso pode acontecer, mas vamos procurar emprego antes de viajar e o pensamento é de que "aonde nos quiserem, é pra lá que vamos". Calgary está muito bem cotada para esta finalidade.

3) Família! Temos uma prima que ainda vai dar entrada no processo de Quebec agora no final do ano. Ela fala francês fluentemente e um pouco de inglês e o marido está começando a aprender francês. É claro que gostaríamos muito de morar perto uns dos outros, mas sabemos que pra eles, de início, só vai ser negócio mesmo ficar em Quebec. Mas tem Ottawa também, que é vizinha e é bilíngüe! Quem sabe a gente não se muda pra lá quando eles tiverem chegando?

É bem verdade, no entanto, que Vancouver continua sendo nossa preferida! Quem conhece a cidade, toda a beleza natural e única, as maravilhosas áreas residenciais e não se importa com a chuva, não quer pensar em outra opção... Se tudo conspirar a favor, estaremos por lá ano que vem! ;)

Mariana

6 comments:

K said...

Esta é a grande dúvida que nos assola diariamente! Bom mesmo seria conseguir uma oferta de emprego que decidisse por nós.

Beijo,

Camila.

Sandro e Família said...

Mariana

Você não imagina o alívio em receber o pedido da documentação principalmente depois de ver que todo mundo que tinha aplicado em Dezembro já tinha recebido.
Quanto a escolha da cidade torço para o melhor para vcs, mas não posso esconder que adoraria tê-los como vizinhos em Vancouver.
Como disse no post o lugar inicial não significa que ficaremos para sempre por lá, mas para começar uma nova vida no Canadá acho que o clima e a qualidade de Vancouver são fatores importantes na escolha.
(Estou na torcida... )

Abração

Cecilia Brandao said...

Oi Mariana,
To passando para agradecer o comentário lá no blog.. Tbém adorei o seu e vou colocar um link no meu, posso?
Deixa te falar umas coisas para vc ir considerando: 1) Também tinha muita dúvida sobre qual província ou cidade morar e Vancouver era uma das minhas preferências(meu marido sempre quis Calgary). However, meu marido arrumou um emprego aqui em Calgary (uma longa história...) antes mesmo do nosso visto sair, o que acabou até acelerando um pouquinho o nosso processo, que finalizou após 9 meses após a abertura e 12 meses após enviarmos a documentação (quando aplicamos ainda não existia o processo simplificado). Isso significa que a província realmente tem MUITA oferta de emprego e POUCA mão-de-obra. Dependendo da profissão (área de computação, eletrônica, arquitetura, enfermagem, dentre outras são muito requisitadas...) conbsegue-se um emprego rapidamente;
2) Conheci duas pessoas (brasileiros) que migraram de outras províncias para cá: uma delas veio de Toronto e a outra veio de Vancouver;
3) A cidade é a segunda menos violenta do Canadá (só perdemos para Ottawa)
4) Calgary tem 1 milhão de habitantes (mas este número está aumentanmdo a cada dia...), enquanto Vancouver tem 3 milhoes...
5) Não temos praia, mas temos as rochosas no "quintal";
6) Não achava Calgary muito "atraente", mas depois que me mudei e passei a conhecer mais a cidade, me apaixonei e isso ocorre com a maioria das pessoas...

Vai pensando... hehe

Parabéns pelas notas do Ielts! Excelentes hein?!! Para nossa surpresa, o consulado devolveu o Ielts do meu marido (o original...)

abraços e boa sorte!!!

Cecilia

Cecilia Brandao said...

Oi Mariana,

Que bom q o posto ajudou um pouquinho... :)
Qto ao lugar, é difíl mesmo, mas a satisfação pessoal conta muito não é?!!

Qualquer que seja a cidade escolhida, será uma boa escolha, pois todas comparadsas ao Brasil são muito melhores no quesito segurança, emprego, etc

beijos

Cecilia

Soul love freedom said...

Mariana! Obrigada pela visita em nosso blog! Eu ainda não conhecia o de vcs, e pela rápida olhada que dei agora já deu para ver que é muito bom! Qto à carta, eu acho que vc deve se preparar mesmo! Qdo eu vi que o pessoal de Dezembro começou a receber na semana passada eu pensei: Bom mais uns dois meses chega a nossa, afinal aplicamos em fevereiro, certo? Errado! Ainda bem! Um semana depois veio a nossa. Então de acordo com a lógica, quem sabe daqui umas duas semanas vcs não estão recebendo, hein? Boa sorte! Bom, vou dar uma sapiada melhor nesse blog!
Beijinhos,
Suzana (*

Ju said...

Oi Mari!!

Demorou mas já me atualizei de todo o seu blog! Sinto muito pela sua amiga, péssimo termos que conviver com isso! =(

Quanto a cidade estamos no mesmo dilema...abandonamos a idéia de ir para Toronto...preferimos uma cidade menor...estamos entre Edmonton e Calgary, mas tenho um pressentimento bom por Edmonton! Mas vamos ver no que dá, né? É o que vc disse: a escolha do lugar não quer dizer que será pra sempre! Quem sabe não acabamos vizinhas? =)

Beijos!