Thursday, August 30, 2007

lá em vancouver - 6. COMIDINHAS

Antes de morar no Canadá também pensava, assim como um monte de gente, que a cultura e os hábitos de lá, como um todo, eram meio que uma extensão dos Estados Unidos. Adorei descobrir que estava redondamente enganada!

A comida, por exemplo, é bem diferente. Os canadenses dão muito mais valor aos hábitos alimentares saudáveis! Sempre tem salada e vegetais na mesa. Na minha casa era assim e nas casas dos meus amigos (também estudantes internacionais) também. Fritura? Nem pensar! Tudo feito no forno e uma delícia. De vez em quando compravam uma junk food, tipo KFC ou Pizza Hut, mas beeeeem raro! Todo mundo a-do-ra aquelas mini-cenourinhas cruas e comem como se fossem as mais apetitosas das batatinhas fritas.

É claro que é um país muito grande e não podemos generalizar, assim como no Brasil. Mas algumas das iguarias típicas que pude encontrar em Vancouver são:

- Maple Syrup (a mais conhecida iguaria canadense! Com ela são criadas várias receitas. Achei os bombons com gosto de rapadura!!)

- EggNog (uma bebida típica do Natal feita com ovos, leite, álcool, etc... a Starbucks inclusive comercializa numas garrafinhas de vidro, mas só na época mesmo)

- Nanaimo bar (uma sobremesa gelada e maravilhosa feita com chocolate e outras coisinhas mais)

- Canadian, cerveja da Molson (os apreciadores - não é o meu caso - dizem que é boa...)

- Salmão (simplesmente maravilhoso e mais fresco, impossível! Na minha casa era feito com a peça inteira, direto no forno, apenas com sal grosso de tempero - fica a dica!)

Muitos imigrantes reclamam da comida dos restaurantes, quando chegam. É claro que os temperos e suas dosagens são diferentes (a pimenta, principalmente). Mas a comida também faz parte da adaptação e é só começar a descobrir algumas das delícias típicas pra tudo ficar mais gostoso!

Mariana

a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

4 comments:

Sandro e Família said...

Mari

De todas essas iguarias só provei o Maple Syrup com panqueca no café da manhã e gostei muito.
Um outro produto tipico canadense que gosto muito e que é mais encontrado em Québec é o famoso Poutine - Batata frita, molho agridoce e queijo derretido. Já provou ???

Bom Final de Semana

Bjs

Wolf said...

Não recomendo o Canadá a ninguém

http://bigbearblog.blogspot.com/2007/08/canad-um-pas-preconceituoso.html

K said...

Hummm... maple! Eu amo maple... e o melhor salmão que já comi na vida foi num restaurante japonês em Vancouver. Nossa, derretia na boca de tão fresco e cheio de sabor... ahhh... que saudade!

agora, eu nunca tinha ouvido falar nessa Nanaimo Bar! Onde ela estava quando eu estive por lá??? Assim que puser os pés naquela terra vou procurar pelo doce!

Beijo,

K.

Ju said...

Amo salmão! De preferência cru! O último comentário me deixou até com água na boca! Quero ir pra Vancouver só pra comer o salmão que derrete na boca!

Beijos!