Monday, April 19, 2010

Vancouver X Toronto

Este é um assunto que virou polêmica antes mesmo de virar post, já que alguns amigos disseram "você vai arrumar confusão se escrever sobre isso" e outros "eu gostaria de ler algo assim se estivesse decidindo onde morar". Bom, o fato é que estivemos em Toronto no feriado de Páscoa e passamos 4 dias com meus pais que estão lá por um tempo estudando inglês. Fomos visitá-los, conhecer a super metrópole canadense e dar um pulinho em Niagara.

O tempo estava incrivelmente a favor de Toronto. Num dos dias chegou a fazer 27ºC e Daniel recusou-se a usar calça enquanto estivemos lá - bermuda e camiseta only! Passeamos bastante por downtown, andamos na famosa Yonge Street e conhecemos, entre muitas outras coisas: Dundas Square, Eaton Centre, Chinatown, CN Tower, Little Italy, Distillery District, os prédios e a área da University of Toronto e Habourfront.

[Pausa pra comentar que também estivemos no Red Lobster - cansávamos de ver na TV as propagandas das suculentas lagostas e AQUI EM VANCOUVER NÃO TEM! Gostamos muito da comida e valeu a pena!]

Voltando ao assunto, Toronto é sem dúvida nenhuma uma cidade interessante, cheia de atrativos culturais, opções de shows, teatro, música, restaurantes, bares e entretenimento indoors. Só que falta alguma coisa... talvez muita coisa, na verdade, pra chegar perto do que temos e sentimos aqui em Vancouver. Do alto da CN Tower vimos uma cidade enorme, plana e acinzentada. De baixo, andando pelas ruas, só mesmo os enormes prédios pra se admirar e as redondezas da U of T, mas de resto uma cidade sem muito charme, sem aquela coisa estonteante de mar, montanhas, pontes, ilhas e marinas por todo canto como aqui em Vancouver.

Falando do transporte público, acho que deixa um pouco a desejar para uma cidade tão grande. A malha do metro não é tão maior (é maior?) do que a do Skytrain de Vancouver e os Street Cars (tipo uns ônibus elétricos) fazem um bom complemento, mas são velhinhos e atrapalham um bocado quando quebram no meio da rua. Algo que não contribui muito com o bem-estar de deslocar-se pela cidade são as estações do metro velhas e feias e a decoração laranja e vinho do interior dos trens... Ui!

É claro que passamos pouco tempo e não vivemos a vida de lá, então acaba sendo uma visão parcial. Da mesma forma que às vezes as pessoas tem o azar de passar uns dias em Vancouver, debaixo de chuva e névoa, e não conseguem ver ou aproveitar as maravilhas daqui. Mas, de toda forma, essa foi a minha sensação: Toronto não chega aos pés de Vancouver! Pronto, falei!

Mas como tudo na vida é uma questão de escolha e de perfil, Toronto pode ser o lugar certo pra você, assim como Calgary (ainda não conheço, mas fala sério!? hehe), Ottawa, Montreal ou até Yukon! Nós consideramos Vancouver o "pacote completo" e já que estamos fazendo uma mudança tão grande nas nossas vidas, que seja pra o melhor lugar possível.

Dani disse que não concordava 100% comigo... E você? Também gostaria de defender Toronto? Ou de detonar Vancouver? É só deixar seu comentário! ;)



Para mais informações sobre Vancouver, acesse a coluna lá em vancouver deste blog.

31 comments:

Anonymous said...

Oiee Mari,

Acabou de escreveu o post! hahaha
Não conheço Toronto, só vi pela janelinha do avião hehe, mas como vc mesmo disse e concordo "se estamos fazendo um mudança tão grande em nossas vidas, que seja para o melhor lugar!".

Bjoo
Camila

Gleydson said...

Assino embaixo! ;-)

Abraços!

Carol said...

Oi Mari!! Tudo Bem?!
Nossa não posto aqui a séculos, meu blog também esta/estava abandonado, to terminando os posts que virão para atualizá-lo. Mas sempre visito meus blogs favoritos, mesmo que não poste nada.

Muito legal seu post, mesmo não sendo muito aprofundado, pois não é só no quesito beleza e restaurantes que se faz a escolha de onde morar.Mas vamos lá.

Moramos em Toronto e a nossa vontade antes de virmos era Vancouver, por todo o algo a mais que ele tem no quesito beleza e calor humano, mas nossa parada obrigatória foi Toronto primeiro, pois a minha enteada mora aqui e ela foi o primeiro motivo da vinda.

A cidade é grande, tem bastante oferta de emprego (e concorrência), e o governo de Ontário é muito bom, na minha opinião, pelo que temos visto de organização e desenvolvimento da cidade e apoio ao imigrante. Tem muitos programas excelentes em várias áreas no que diz respeito a suporte e desenvolvimento humano e empresarial e meio ambiente(eu não conheço os de Vancouver então não posso comparar).

Os atrativos de beleza não se comparam aos de Vancouver que junta tudo numa cidade só, mas existem. Como o Lago, as Ilhas (sim! Tem ilhas logo em frente e são muito movimentadas no verão), O High ParK, as trilhas, os bairros arborizados, a CN Tower (que é mais linda ainda da minha sacada em conjunto com vista do lago, o Roger Centre e os prédios de Downtown , rsrs), logo próximo tem Niagara Falls, cidades vizinhas que tem montanhas, como Blue Mountain que no inverno é uma estação de esqui, inúmeros shows e muitos outros. São atrativos gostosos de se curtir, e mais todo o apoio e oportunidades que encontramos aqui. Gostamos muito mesmo e escolhemos Vancouver para visitar de vez enquando, para desfrutar da beleza, assim como Victória e outras cidades.

O Transporte público daqui concordo em número e grau com você (inclusive com o “ui”, rsrs), mas creio que você não teve a oportunidade de se interar sobre o planejamento para a melhoria do TTC, os metrôs e as estações serão renovados, e malha será expandida, e o projeto já iniciou. Eu sinto Toronto como uma cidade em constante crescimento, e me dá um gás isso, pois são oportunidades surgindo, ideal para o trabalho e adaptação a nova vida, mas é claro que concordo com você também na questão de que cada um tem seu perfil. Nos identificamos com a cidade, e estamos muito satisfeitos com os atrativos dela e felizes por ela está sendo melhorada, mas não posso dizer que nunca a deixaríamos por Vancouver, até porque não conheço pessoalmente, só de nossas pesquisas, e temos uma “queda” por ela. Mas aqui a proximidade Toronto/Brasil nos atrai mais em relação a Vancouver/Brasil , que são mais horas, é mais caro, pois queremos visitar sempre e queremos ser visitados, e é mais fácil estando aqui. Por hora nosso lugar é aqui e estamos muito Felizes!

Bjokas! =)

Carol

Ma said...

oi Mariana!!
nossa, que coincidência!! estávamos em Toronto bem no feriado da Páscoa, e tmb estivemos em Niagara. Será que a gente não se cruzou por lá sem saber?!
acabamos de voltar de uma "viagem exploratória", e eu apenas confirmei o que eu já sabia... Vancouver, Vancouver, Vancouver!!!
ficamos uma semana em cada cidade, Van eu já conhecia muito bem e Toronto foi a primeira vez. Meu marido, que esteve no Canada pela primeira vez tmb escolheu Van, e é para aí que mudaremos na primavera de 2011. Um abraço!

Renata said...

Toronto não chega aos pés de Vancouver! Pronto, falei!

Anonymous said...

Mari, espero que vc tenha aproveitado bastante a visita da família. Um dia ainda vou conhecer as duas cidades e poderei dar o meu parecer sobre a discussão (rs). Beijos, Saudades, Patricia S Furtado. PS - Vc recebeu meu e-mail? Bjos.

Lupatinadora said...

Oi Mariana,

Eu não conheço Vancouver (que pelas fotos parece ser uma cidade LINDA!), então vou defender Toronto só um pouquinho, visto que estamos de mudança pra lá em agosto e já estive na cidade diversas vezes.

Eu conheci Toronto pela 1a vez quando tinha 16 anos durante meu intercâmbio pra Niagara, NY. Foi amor à primeira vista! Eu sou uma pessoa muito urbana, adoro Nova York etc, e achei que Toronto tem uma combinação ótima de "urbanidade" com calmaria. Sim, pois comparado com SP ou NY, Toronto é de uma calma...

A cidade não tem belezas naturais, apenas o lago (que faz as vezes de mar e até praia tem), mas tem estrutura de metrópole e, no meu caso, o mercado de trabalho que eu preciso (trabalho com bens de consumo em 95% das empresas estão na Grande Toronto).

Tenho amigos de SP que estão morando em TO há bastante tempo e acham a cidade parada, que não tem coisa pra fazer, que quase não tem restaurante etc. Ou seja, se você é de SP (ou gosta do agito), Toronto é a melhor cidade no Canadá (e ainda vai achar parada)!

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Perguntei isso pra minha cunhada uns tempos atrás e ela tem a mesma opinião que você. Não só Vancouver, mas a Colúmbia Britânica é pra ela o melhor lugar. Segundo ela viver lá é o sonho de consumo de muitos canadenses.

E a vida segue...

Lidy said...

Não vou falar nem de um e nem de outro, mas acho que vale a pena você conhecer Calgary.

bjim

Dani said...

Oi Mariana!

Poxa, sacanagem vc falar que Toronto e "acinzentada"... e os milhares de parques que temos por aqui? Mesmo o que nao e parque, parece parque. Da minha janela, no 16o andar em Etobicoke (um bairro de Toronto) so se ve arvore!! Parece uma reserva florestal. Apenas no final do outono e inverno, qdo as arvores estao sem folhas, podemos ver as casas.

Qto ao transporte publico, concordo que o metro seja sujo. Chega a ser nojento as vezes... acho q eles so limpam no final do dia. Os streetcars sao antigos sim, mas uso sempre e eles nunca quebraram enqto eu usava. Alias, nao acho que o transporte publico deixe a desejar. Moro em Toronto ha um ano, nao tenho carro e vou pra tudo qto e lado.

Nao conheco Vancouver, a nao ser por fotos, belissimas! Tenho mta vontade de conhecer, mas espero que qdo eu for, faca pelo menos um ou dois dias sem chuva (heheh essa parte foi so pra alfinetar!)

Na minha opiniao Toronto e uma cidade mto bonita. Agora... com geografia nao se compete! As praias e montanhas estao mesmo por ai. Mas nosso Lago e tudo de bom! Ta falando serio que nao achou linda a regiao do Harbour Front?

Um abraco

Unknown said...

Oi Mariana,

faz tempo que não comento por aqui. Mas foi muito bom ler seu post. Já estivemos em Toronto mas nunca em Vancouver. Mesmo assim, depois de uma certa resistência, concordei com minha esposa e escolhemos Vancouver como destino.

E seu post me deixou mais tranquilo de que vai ser o melhor pra gente. Assim como Toronto pode ser o melhor pra outras pessoas porque acho isso muito relativo.

Mesmo assim, muuuito obrigado pela "coragem" em escrever. rsrsrs

Abração,
Casão
(http://suandofrio.wordpress.com)

Sua vontade said...

Oi amiga,

To com muita saudades de vcs, ja te liguei e nao te achei.
Sobre o conteudo do seu post,pode deixar q daqui uns anos eu vou fazer um post bem profundo sobre as diferenças entre as provincias rsrs depois de ter morado em North Van, agora em Calgary e nao sei qual sera a terceira, a quarta etc rsrsr Mas vai ser bom falar com muita experiencia e vivencia rsrs
Mas eu ouvi uma coisa domingo passado interessante "o primeiro lugar que vc conhece e vive no Canada, vc apaixona, ama e defende com unhas e dentes". li isso de uns brazucas que moram em Halifax.

bjim com muita saudade, Neuzinha

Lupatinadora said...

Fiquei pensando agora nas placas dos carros no Canadá:

- Ontario: Yours to Discover

- BC: Beautiful British Columbia.

Acho que resume bem :-)

Ficou uma discussão bastante saudável aqui.

Abs,

http://dofornoparaofreezer.blogspot.com

EMN said...

Muito bacana a sua análise. Acho que tudo depende da perspectiva de quem vê.
Paisagisticamente falando Vancouver dá de 10x0 em Toronto. Porém, quanto a mercado de trabalho esta ordem se inverte. Acredito que em termos de temperatura / clima, Vancouver vence, é mais meio termo. Toronto ou é muito frio ou muito quente.
Porém, Toronto está mais perto de grandes centros, você pode ir de carro à NY, isto é um sonho!!! Em Vancouver, tudo é longe, e Seatle não é paraíso de compras ou turismo.
Sinceramente, eu escolheria Vancouver pois acho que por não ser uma grande metrópole, é melhor para criar os filhos, apesar que vi muitos mais drogados na Hastings do que em toda Toronto.

Como é dificil comparar rsrs

aonorteeavante.blogspot.com

Ju said...

Oi Mari!

Concordo com vc, não existe essa de cidade certa ou errada, cada cidade se adequa melhor com o estilo de vida de cada um. Mas cá entre nós, se eu tivesse que deixar minha Ottawa pra ir pra Toronto iria com muita dor no coração. Já fomos pra Toronto 2 vezes e sei lá...não é nosso estilo de cidade, tb acho a cidade meio cinza, obviamente se tem mais verde que São Paulo por exemplo, mas comparando com Montreal e Ottawa acho que fica a desejar. Ainda não conhecemos Vancouver, mas planejamos conhecer, talvez no verão.

Beijos,
Ju

Tratto Beauty Canadá said...

oiii, bom eu estou indo pra Toronto, porem ja fui pra Vancouver, Montreal,Quebec, Calgary, Edmonton, Victoria Island. Bom continuo achando Toronto Melhor, principalmente no quesito profissional, eu odeio a calmaria, nasci em São paulo e por mais que falem mal, eu amo a agitação. Talvez vc tenha razão no que diz q as vezes as pessoas so pegam chuva em vancouver, pois é isso aconteceu comigo, 15 dias só de chuva, Toronto não chove assim e vc pode passear a vontade. Se tem algo q eu odeio é andar com guarda chuva a tira colo, isso em São Paulo tb. Não tive animo de sair a noite pois so chovia. No entanto em Toronto saio quase todos os dias inclusive no inverno. Calgary por ser calmmaaaaa demais tb nao curti, vale a pena pra ir passear mas morar eu morreria de tédio. ( fui 2 vezes ). Quebec e Montreal ja pensaria 2 vezes antes de dizer não, pois o agito é forte e as pessoas são bem mais receptivas, o problema é que não falo frances, pelo menos por enquanto.rs. Bom gente isso é somente uma opinião de quem ja passeou bastante, mas eu sou bem baladeira né entao...não vejam isso como regra. bjs a todos

D. e CM. said...

Eu fico com Vancouver, mesmo morando em Calgary...estou morrendo de saudades dai e ja quase alugando um carro pra ir.
Se desse a gente moraria claro em Vancouver, ali mesmo... west end...a um pulinho da english bay hehehe
Sou uma eterna apaixonada por esta cidade, eh linda, com chuva, sem chuva e tudo mais,
Calgary eh bonita, mas Vancouver eh muito mais heheh

Danielle

Erika e Reuel said...

concordo com vc...ja estivemos em toronto e nao gostamos nem um pouco... e tb temos contade conhecer vancouver....
dizem q ai eh " vanchuva" eh verdade?
pq antes , a gente queria ir pra vancouver ou calgary...mas como ja tinhamos amigos em montreal, decidimos ficar em montreal mesmo...ate Deus direcionar outra coisa...mas estamos abertos a mudancas tb.
Me fala mais sobre essa questao das chuvas...bjos
Erika

Rafael e Amanda said...

Nada no mundo se compara com Vancouver ! Lugar mais lindo q já morei...isso não é porque foi a minha primeira opção no Canadá, mas basta ver as estatísticas e pesquisas q fizeram sobre os melhores lugares do mundo para se morar para ter uma idéia...Em Calgary só temos uma coisa de lindo e que deixa Vancouver no chão: Vaga de Trabalho em empresa de petróleo...o resto não temos o que comparar...

Anonymous said...

Vancouver pode até ser mais bonita, mas não vim para o Canadá para apreciar a beleza das cidades, e sim para trabalhar. E nesse ponto Toronto está bem a frente, pois a cidade possui o maior PIB do país. Depois que eu ganhar muito dinheiro aqui, me mudo para Vancouver, mas até lá prefiro viver no Coração Finaceiro do Canadá.

Adri said...

Não conheço Toronto, apenas Vancouver e Edmonton. Não sei se foi pq eu estava com uma expectativa muito alta, mas Vancouver foi uma decepção!! Não gostei mesmo. Cheia de malucos nas ruas, parece que estamos em um país oriental, chuva e mais chuva e uma cidade super cara. Claro que as paisagens são bonitas, mas foi só o q eu gostei.
Bjos

Sandro e Família said...

Amiga,

Não te falei que esse post ia bater os recordes de comentário. Esse assunto de cidade é como falar de religião, time de futebol, rsss!!!

Parabéns pela coragem de tocar no assunto e minha opinião é desculpe o trocadilho...rss..chover no molhado !!!

Beautiful British Columbia.

Abração

Anonymous said...

Desculpe, mais acho que cada um tem seus motivos ao escolher sua cidade pra morar. Se bem que tem uns que nem ao menos conhecem o pais e acabam escolhendo Toronto pq a maioria vai pra la. O que acontece? Depois fica chorando que nao consegue emprego e alguns nao aceitam survival job e acham que qdo chegarem la vao continuar no mesmo nivel de vida que largaram aqui no Brasil. Outra coisa que me irrita eh que as pessoas ficam fazendo comunidades brasileiras ate mesmo antes de embarcarem pra la. Se querem convivio com brasileiros, fiquem no Brasil.
Em relacao a sua comparacao:
Voce ja procurou saber qual a provincia que esta em alta no Canada?
O problema eh que as pessoas so conhecem esse triangulo: Toronto, Calgary e Vancouver #Prontofalei

Lupatinadora said...

Os comentários estão ótimos! É interessante pois nunca considerei outra cidade para morar no Canadá a não ser Toronto e adjacências.

Ah, esqueci de comentar que, como fiz um ano de high school em Niagara, NY, pra mim Toronto é ideal, pois é pertinho de "casa". Tenho várias amigas que ainda moram na região e as que não moram mais vão sempre pra lá visitar a família.

Eu me sinto um pouco saudosista indo pra lá, meio que "memórias de infância" dos lugares, dos cheiros,das lojinhas, do sotaque de Western New York. Esse é o tipo de coisa que não tem preço que varia de pessoa pra pessoa.


http://dofornoparaofreezer.com.br

Faby Santos said...

Oi flor, olha nao moro... mas meu maior sonho é ir morar atualmente estou pesquisando sobre calgary... (não sei se minhas pesquisas seriam interessantes em meu blog... o q acha)... mas para mim o canada todo deve ser maravilhoso, mas é muito bom ver os pontos de vista, e com certeza vancouver é deslumbrante pelas fotos que vi ai meu Deus, bjks flor.

Temperatura Máxima no Canadá said...

Mari,

Quando eu te visitar darei a opnião, ok?!...hehehe

Bjoks
Rosi

Anonymous said...

Eh tudo muito relativo sem duvida nenhuma... Eu considero Calgary EXCELENTE, nao eh essa calmaria toda como dizem e ao mesmo tempo eh muito 'family-oriented', um excelente lugar para crescer nossos filhos. Pensando em oportunidades de trabalho sem duvida oleo e gas sao o carro chefe mas nao sao as unicas opcoes, Calgary eh a 2a cidade do Canada com maior numero de sedes de empresas (so perde para Toronto), o transito e o sistema publico de transporte sao muito bons, a carga tributaria de Alberta acredito que seja a menor do pais e o sistema de saude sai a custo zero. De negativo ? O clima muito seco. Nao reclamo do frio, se for pra reclamar do frio eh melhor voltar para o Brasil.....

Fred Recife said...

esse pessoal acostumado com Recife é pau. qualquer cidade sem mar e pontes é feia heheh Brincando...
Ico

Unknown said...

Olá!
Primeiramente, parabéns pelo BOG de vocês! Bastante interessante e bem comentado.
Tenho interesse em morar no Canadá, e seria interessante me trocar uma idéia de quem já passou por esta experiência.

Se puderem conversar, gostaria de poder contactá-los por mail. Como o de vocês está desativado, segue o meu: marcelo.ayres@gmail.com

Obrigado e mais uma vez, parabéns pelo blog.

rafael said...

Nossa, esses comentarios ficaram bem ricos, parabens Mariana.

Bom, eu estou me preparando pra meu intercambio no Canada, e a principio visava Vancouver. Agora, parei pra prestar atençao em Toronto tambem, e como muitos, bateu aquela duvida entre duas cidades muito populares.

Agredeço os comentarios de todos, pois tornaram minha visam mais centrada, decidida.

Lendo os comentarios de todos, fiz o seguinte planejamento para mim:

Estou indo pro Canada com 22 anos, e para isso vou trancar a facudade, um decisão um pouco polemica talvez, mas que na minha visao vai valer a pena.
Enfim, rolou a oportunidade de fazer intercambio meu irmao, e ele estar fazendo isso em Vancouver, logo eu aproveitaria a casa que ele pegou e tal. Pelos comentarios dele e pelas fotos, Vancouver parece ser muito bonito, que vale muito a pena ir.
Mas como agora pesquisei bastante informaçoes sobre TorontoxVancouver, fiz a seguinte analise...

Decidi, realmente ir para Vancouver, conhecer a beleza, e tirar proveito disso para fixar á pratica do ingles (que acho que vai ser bom nesse aspecto pelo impacto das novidades).

Pelo que li aqui nesse blog mesmo, e vi em outros lugares, Vancouver ficou para mim como uma cidade gostosa de ser viver, curtir, etc. e lógico que tem os bons lados de Toronto, como baladas, pubs, entre outras coisas mas em intensidade diferente, como disseram voce tem que ir com seus motivos, e os meu agora são pelo ingles, pela cultura, e sendo assim, planejo fazer outra ida ao Canada, afim de uma pós-graduação ou um trabalho em Toronto, que me soou uma cidade belissima tambem, com melhor desenvolvimento urbano/financeiro, tendo melhor atendimento para a vida profissional.

Entendi que um dos aspectos bacanas de Toronto é esse lado profissional tambem, então quero aproveita-lo sim, mas no momento certo quando, por hora, ficarei com Vancouver que estou indo no final de 2010!!!

Abraços

rafael.oertel@gmail.com

Rossana said...

Oi Mariana! Nao sei se voce lembra de mim, mas estudamos juntas a Parque! Estou morando em Toronto há um ano e meio... nao conheco Van, entao nao posso comparar, mas assino embaixo do que a Carol e a Lupatinadora disseram! Eu simplesmente AMO essa cidade! Pretendo visitar Vancouver em breve, pois a fama da beleza dessa cidade é grande!

Bjs