Sunday, December 13, 2009

Road Test

Há duas semanas fiz o road test para tirar a carteira de motorista aqui de BC. Bem diferente do teste que fazemos no Brasil, o road test aqui é como naquele filme da sessão da tarde "Sem Licença para Dirigir / License to Drive". Por cerca de 45 minutos você vai dirigindo pela cidade e o examinador vai indicando quando você deve virar à esquerda, à direita ou executar alguma manobra específica.

Quando você chega na ICBC e é atendido no guichê eles lhe entregam um papel com algumas instruções sobre o teste. Basicamente indicam que você deverá guiar seguindo o fluxo e observando as indicações que o examinador fizer.

No meu caso a examinadora foi uma mulher. No início muito simpática, quando entramos no carro percebi logo que ela faria o papel de durona, rsrsrs. A primeira coisa que o examinador faz é pedir para que você entre no carro, dê a partida e abra o seu vidro. Ele fica do lado de fora e pede para que você acione as luzes (farol baixo, alto e piscas) para se certificar que estão funcionando. Pede também para você demonstrar com o braço esquerdo os sinais para dobrar à esquerda, direita e parar.

Depois que entra no carro, o examinador coloca um espelhinho preso no quebra sol para poder observar seus movimentos de cabeça, explica como será o teste e pergunta se você tem alguma dúvida. Ainda no carro ela pediu para eu acionar o freio de mão, que já estava engatado, e demonstrar como eu fazia o shoulder check (que é virar a cabeça por cima do ombro para ter uma visão do ponto cego do espelho retrovisor). Depois disso ela disse que eu poderia começar.

Fiz meu teste na ICBC de North Vancouver. Escolhi North Vancouver por causa da disponibilidade de datas quando fui marcar o exame. Acabou sendo a melhor opção porque um amigo brasileiro de North Vancouver, Maurício, se disponibilizou a me dar umas aulas. Como ele tinha feito o teste lá também, fiz duas aulas com ele passando pelas mesmas ruas onde provavelmente seria o meu teste. Foi ótimo também porque fiz as aulas no carro dele que foi o mesmo que utilizei no teste.

Meu teste não teve nenhuma manobra específica (parallel parking, 2 point turn, 3 point turn, cul de sac, etc.). Incluiu dirigir através de diferentes intersections (4 way stop, 3 way stop, preferenciais sem o STOP sign, etc.), algumas rotatórias, virar à esquerda e à direita em diferentes semáforos e em ruas sem semáforo, passar por ruas com sinalização de escola para observar se eu reduzia para o limite de 30 km/h e uma entrada e saída de uma rodovia. No final, já de volta ao estacionamento da ICBC, a examinadora pediu para que eu estacionasse de ré.

Errei algumas vezes durante o teste e sempre que fazia algum erro que pudesse pôr em risco a vida de alguém ou atrapalhar o trânsito, era prontamente repreendido pela examinadora, rsrsrsr. Fiquei nervoso durante o teste mas consegui manter o nível de nervosismo dentro de um limite que deu para fazer bem todo o teste. No final o resultado foi que passei, mas segundo ela foi por pouco, rsrsrs.

O teste é chatinho mas considero muito bom. Realmente analisa se você é um motorista consciente e atento aos pedestres e ciclistas. Diferente das cidades grandes no Brasil, pelo menos em relação a Recife, aqui existem muitos tipos de intersection com diferentes sinalizações e tipos de semáforos, muitas ruas sem semáforo controladas por placas de stop sign e muitas outras diferenças para o que estamos acostumados no Brasil.

Muitos brasileiros acabam sendo reprovados uma ou mais vezes por conta destas diferenças. Para mim foram fundamentais as duas aulas com Maurício e as dicas que ele me deu em relação ao teste. Também li um segundo manual da ICBC que ele me emprestou, diferente do que eu havia lido para o teste teórico e pratiquei um pouco do shoulder check em casa.

Os vícios de direção que tive que corrigir e os pontos de atenção que foram mais importantes para que eu passasse no teste foram:
  • Fazer o shoulder check. A sequência aqui é primeiro olhar no retrovisor, depois dar o sinal com o pisca-pisca e antes de fazer a manobra (mudar de faixa ou dobrar), fazer o shoulder check.
  • Manobrar apenas com as mãos por fora da direção, principalmente ao fazer as curvas.
  • Parar o carro completamente nas intersections com stop sign. Não basta reduzir ou quase parar, tem que parar totalmente e só depois avançar.
  • Manter distância do carro da frente ao parar no semáforo. No Brasil eu normalmente colava no carro da frente.
  • Antes de dar ré, fazer o que eles chama de 360º check, que é realmente olhar e virar o corpo em todas as direções para garantir que não tem nada se aproximando.
  • Durante a ré, virar o corpo para trás. Muita gente já faz isso no Brasil mas eu muitas vezes dava a ré apenas olhando através dos espelhos retrovisores.

Os pontos que errei no teste foram:
  • Numa rua principal onde ela pediu para eu dobrar a direita eu acabei parando, mesmo sem o stop sign. Deveria ter reduzido apenas mas não parado. Primeira bronca.
  • Num semáforo vermelho eu fui virar à direita, o que é permitido, mas o trânsito no outro sentido não parava e tive que esperar. Quando o sinal ficou verde minha reação foi já sair mas neste caso o semáforo de pedestres na outra rua também tinha aberto e eu tinha que esperar primeiro o pesdestre passar. Levei outra bronca rsrsrs.
  • Num semáforo verde, onde eu iria virar à esquerda, eu estava aguardando o trânsito no sentido oposto ficar livre para dobrar quando o sinal ficou amarelo. Eu deveria ter ido logo assim que o trânsito parasse mas vi um pedestre quase na faixa e esperei um pouco, sendo que o semáforo para ele estava vermelho. Levei outra bronca por estar atrapalhando o trânsito.
  • No final do teste ela também comentou que em duas situações eu mudei de faixa e não desliguei o pisca, passando por uma intersection, o que, segundo ela, é muito perigoso porque outros carros podem pensar que eu iria dobrar.

Com menos de uma semana minha carteira de BC chegou. Agora só falta pegar minha carteira do Brasil que ficou na ICBC quando tirei uma carteira provisória.

12 comments:

T said...

Puxa que emoção hein?

Só e pensar, engulo borboletas heheheh

Nos diga uma coisa: você pode fazer aulas pra treinar por aí? como você fez? Ou pode pagar para fazê-las... é caro?

Obrigada

Taís

Pati said...

Oi Daniel, ótimo post, bem detalhado e descritivo.

abraços!

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Gostei das dicas, muito úteis. Algumas são estranhas, tipo essa de manobrar com as mãos por fora da direção durante uma curva. É muito ruim desse jeito.

E a vida segue...

Felipe Rogério said...

Parabéns por ter passado no road test Daniel.
Mal posso esperar para tirar a carteira,ano que vem é minha vez !
Abraços

Andresa e Marcio said...

parabéns, Daniel! hehehe
Agora, vc pode pegar a carteira do brasil? em teoria vc nao pode ter 2 carteiras válidas nem aqui nem no Brasil, hein....
abraços!

Mauricio said...

Parabens Daniel!

Fui um privilegio poder fazer parte de mais estas conquista.

Forte abraco.

Anonymous said...

Show ! Parabéns Daniel ! agora vou correr para tirar a minha aqui em Calgary...

abs

Neuzinha said...

Oi Daniel,

Suas dicas são bem legais e poderá ajudar muita gente. Obrigado por compartilhar!
Parabéns por mais essa conquista! Creio que teremos muitas outras pra comemorar.

Abração, Neuzinha

inertia said...

O lance de virar a direita eu fiz tb... e fui reprovada de cara. A minha examinadora disse que qq tipo de erro que coloque em risco a vida dos outros (esqueci o nome desse tipo de erro), reprova na hora...
Até agora não tentei de novo. hehehe
Bjos

Igor (Projeto Canada 2012) said...

Parabens!
Quando for fazer espero passar de primeira tb.

Chocólatra said...

PUXA!!!!!!!!!!! AMEI as dicas...li tudinho e fiquei pensando na prática da coisa! QUE sorte a sua de ter passado depois de alguns erros, hein!?
Abraçao

Sara e Vitor said...

Fala Daniel, tudo bem com você, meu amigo?

Muito legal seu post, dá para termos uma noção de como o teste para tirar a carta funciona. E, meus parebéns por ter conseguido! É preciso estar atento em muitos detalhes, não é mesmo?

Grande abraço!

Vitor