Friday, December 18, 2009

Programas Interessantes da ISSofBC

Nas últimas semanas me inscrevi em dois programas oferecidos pela Immigrant Services Society of British Columbia (ISSofBC) e que podem ser boas alternativas para outros imigrantes. O prédio onde fica a ISSofBC é o mesmo da Contemporary Security Canada (empresa que está contratando para as olimpíadas), perto da estação da Main Street. Os programas em questão são:

Mentoring Connections
O objetivo deste programa é encontrar uma pessoa que exerça a mesma profissão do imigrante ou que trabalhe na mesma área para que esta pessoa seja mentora do imigrante num período de até 6 meses. A idéia é que esta pessoa seja um ponto de contato para o imigrante tirar dúvidas e obter ajuda com relação a como se preparar para encontrar emprego na sua área. Ainda não encontraram o meu mentor, então futuramente escrevo um outro post falando do andamento deste programa.

Skills Connect for Immigrants Program
O objetivo deste programa é ajudar o imigrante a encontrar emprego na sua área. Entre os requisitos você precisa saber exatamente a profissão em que deseja trabalhar, ter experiência nesta profissão (na information session disseram 5 anos mas eu tenho 3 anos e meio e me aceitaram no programa), e ter um determinado nível de inglês (você faz um teste lá mesmo, bem facilzinho).

O que achei mais interessante neste programa é que ele ajuda financeiramente o imigrante em cursos ou outras ações (exemplo: validar diploma, obter certificações, etc.) para que o imigrante possa aumentar suas chances de encontrar emprego na sua área. O "deal" é que você precisa pagar 1/3 do custo e eles pagam os outros 2/3. Me disseram que o limite de ajuda é de $2,500.

O programa dura até um ano. Caso o imigrante consiga um emprego na sua função antes deste prazo, então ele deixa o programa, uma vez que o objetivo do programa foi alcançado. Esta semana fui para a minha primeira reunião com a consultora do programa. Conversamos sobre a função na qual desejo encontrar emprego e sobre as ações que venho tomando para encontrar emprego nesta área.

Ajuda muito você ter já claro que tipos de cursos ou certificações você pretende obter. No meu caso, vou utilizar a ajuda financeira para concluir o processo de certificação de auditor interno e iniciar o programa de CGA. Conversamos sobre isto e ela também sugeriu que eu procurasse outros cursos relacionados a área contábil na BCIT, Langara e UBC. Fizemos um breve plano de ação documentando estas atividades e vamos nos encontrar novamente na semana que vem.

8 comments:

Simone said...

ÊÊÊ, eu gosto desse blogue é assim, movimentado....

Igor (Projeto Canada 2012) said...

Bem interessante esses programas!
Tb pretendo ir para BC.
Quando conseguir o PR vou poder ver isso melhor.

Tudo de bom.

Neuzinha said...

Oi Daniel,

Mais uma vez, obrigado por compartilhar perolas tao preciosas que poderao ajudar muitos que passam por aqui.
Valeu!

Abraçao, Neuzinha

Sandro e Família said...

Daniel,

Esses programas me ajudaram muito no início quando buscava algum certificado canadense e tenho certeza que serão importante na sua jornada rumo ao primeiro emprego canadense.

Estamos sempre por aqui torcendo e acompanhando esse casal especial.

Abraço

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Estamos indo pra BC. Dicas excelentes pra nós. Valeu.

E a vida segue...

Joaquim e Soraya Calado said...

Oi Daniel!

Eu e minha esposa, sempre acompanhanhamos o blog de vocês. Como sempre, um ótimo post! Obrigado por compartilhar essas informações muito úteis.

Abraços,
Joaquim e Soraya Calado.

Chocólatra said...

Muito informativo o post, gostei! Muito bom saber que temos o apoio do governo pra nos profissionalizarmos por essas terras! Valeu pelas dicas!
Abraçao

Marcio™ said...

Acabei de concluir os workshops do Career Axis do ISS, foram excelentes! Estou iniciando os contatos do Mentoring Connections, mesmo já conhecendo o cenário aqui (morei em 2005, mas agora voltei como PR).

Linkei o blog de vcs no meu, o VANCOUVERITAS.COM - depois dá uma passada lá. Estamos em Burnaby, let's keep in touch!