Tuesday, October 20, 2009

Tirando a carteira de motorista

Acabei de ler o post da Simone, do O Canadá me Quer, sobre o processo para tirar a carteira de motorista aqui em BC. Por coincidência, ontem fiz a minha prova teórica na unidade da ICBC aqui de downtown que fica no Royal Centre, na esquina da Georgia com a Burrard.

O processo até agora foi muito rápido e simples, parecido com o que temos no Brasil para renovar a carteira. Como a Simone disse, não é mais preciso obter uma tradução da carteira de motorista do Brasil. Eu tinha lido no site da ICBC que precisava traduzir mas resolvi ir na ICBC sem a tradução e ninguém me pediu nada.

No site da ICBC tem o manual em pdf que você pode baixar para estudar para o teste, além de um simulado com 25 questões que você pode fazer quantas vezes quiser. Eu fiz o simulado duas vezes e consegui a pontuação mínima (80%) somente na segunda tentativa. Aí preferi baixar e ler o manual todo para poder me familiarizar com algumas palavras que não conhecia e também para poder saber de todas as regras daqui.

Acho que é importante ler o manual todo, mesmo sendo um pouco extenso, porque existem algumas diferenças nas leis e regras de trânsito daqui em relação ao Brasil. A principal diferença (que eu e Mari percebemos primeiro na rua, como pedestres, e só depois de estudar o manual fui entender o motivo) é que os carros podem avançar o sinal vermelho para dobrar a direita, mas somente depois de parar no semáforo e se não vier carro na transversal, dando prioridade aos pedestres.

Na ICBC, já na entrada, havia uma primeira fila onde o atendente ia direcionando as pessoas para um segundo atendimento. Eu disse que tinha a habilitação do Brasil e que queria tirar a habilitação de BC, o atendente viu minha habilitação e me entregou uma senha para aguardar o segundo atendimento.

O segundo atendente fez o meu cadastro no sistema. Lá eles pedem dois documentos de identificação: apresentei o PR Card e o Care Card mas eles aceitam vários documentos como primeira e segunda indentificação. A primeira identificação pode ser o passaporte e a segunda pode ser um cartão de crédito. Como parte do cadastro o atendente me levou para tirar a foto para o documento, perguntou se eu faria o teste teórico no mesmo dia e cobrou a taxa de $15. No final, anotou o número do meu cadastro na ICBC num papel e me disse qual o computador que eu deveria usar para fazer o teste.

O teste não é difícil mas tem algumas questões em que duas das alternativas parecem corretas. A medida que você responde uma pergunta já recebe o resultado e pode a qualquer momento ver qual o percentual de acerto até aquele momento. Você precisa responder até 50 questões e não tem um limite de tempo para responder a uma pergunta ou mesmo para completar o teste.

Depois de terminar o teste você pode se sentar e aguardar. Depois de algum tempo um atendente lhe chama pelo nome. Lá recebi o resultado do teste e, como passei, fiz um rápido exame de vista. Depois recebi um cartão com um número para ligar e agendar meu teste prático. Como minha habilitação do Brasil ainda está válida (90 dias) e não estou dirigindo, optei por não tirar ainda uma habilitação provisória. Com esta habilitação, você pode dirigir acompanhado de uma outra pessoa que tenha habilitação, até que conclua o teste prático e receba a habilitação definitiva.

7 comments:

Saulo Quirino said...

Daniel (e Maria),

Se o Blog continuar assim, logo vai se tornar o meu favorito ...

Muito boas dica!!!

Minha esposa está em Vancouver como estudante, mas vai passar no ICBC pra fazer a dela. Acho que dá pra fazer, não é ?

[ ]'s

Saulo e Vivi

Unknown said...

Ai, que bom que deu certo de primeira.... agora, o duro é fazer o prático na neve....

beijocas

Igor (Projeto Canada 2012) said...

Tenho até preguiça de pensar que vou ter fazer todos esses teste novamente -_- hehe
Espero que de tudo certo :)

Chocólatra said...

Parabéns!!! Daqui a pouco estará motorizado por ai! Fiquei com dúvida num ponto...será que eles ficarão com minha carteira e não poderei terminar de dirigir pelo resto dos 3 meses que tenho direito com a carteira brasileira??
Bom, farei o meu teste assim que meu PR chegar...
Abraçao!

Temperatura Máxima no Canadá said...

Olá,

Que bom que mais uma etapa foi concluída... Não vejo a hora de tirar essa carta e passar essa fase...

Boa sorte! logo vc conquistará a completa...

Bjão

Rosi

Ursos no Canadá said...

Tks a lot for the information!!

Iremos p/ Vancouver no fim de Janeiro de 2010 e temos uma dúvida sobre carteira de motorista: entrei no site que vcs disseram nesse post, imprimi o manual, mas gostaria de saber como funciona o processo para quem não tem carteira de motorista no Brasil... como seria o procedimento: prova escrita (tem psicotécnico...rs?), depois prova prática? Como são as aulas práticas (tem número de aulas mínimo? Será que as aulas práticas são caras?
Sorry pelo incômodo e desde já agradeço pela atenção!

http://ursosnocanada.blogspot.com

Mariana said...

Aqui em Ontario vc faz o exame de vista antes da prova. A minha foi super tranquila. Dois dias antes do meu teste prático eles entraram em greve (dá pra acreditar??? ) e estão em greve até agora!!! Já faz quase dois meses.
E eu totalmente dependente do Sergio pra fazer tudo.

bj