Friday, October 9, 2009

Primeira e última job fair

Quarta-feira fomos a uma job fair (feira de empregos) organizada pela YWCA, uma das várias organizações que ajudam os imigrantes por aqui. Eles reuniram 20 empresas de vários setores diferentes na unidade de downtown e divulgaram pra meio mundo de gente que resolveu comparecer. Formou-se uma multidão, organizada em filas, claro, que ia entrando aos poucos de forma que não ficou superlotado lá dentro.

Cada empresa tinha uma mesa e dois ou três representantes e eles estavam atrás de pessoal pra atendimento ao cliente (em bancos, restaurantes, seguradora, cinema, etc.) e serviço de arrumação e limpeza para as olimpíadas de inverno do ano que vem. O problema é que não tinha ninguém com poder de decisão ali (pelo menos não vi) e senti que o objetivo era mais divulgar as vagas dessas áreas nas empresas e mandar você se registrar online. Alguns estavam pegando currículos, mas não acho que tenham olhado muita coisa dos nossos.

E por que primeira e última job fair? 1) percebi que não faz diferença alguma ir pra uma feira dessas e aplicar para as vagas pela internet; 2) ainda não estamos "desesperados" ao ponto de ir trabalhar no McDonald's (vejam bem: ainda!); 3) há muito poucas vagas administrativas e muitas vagas operacionais e braçais (prefiro recomeçar como recepcionista, call center ou assistente de qualquer coisa do que ir lavar o banheiro dos outros).

Não sei que tipo de experiência outras pessoas tiveram e espero que tenha sido melhor do que a nossa. De qualquer forma, foi uma boa experiência como todas que nos trazem mais conhecimento e discernimento, né? E a melhor parte foi ter encontrado com nossos amigos Gabi e Moisés e o café com croissants e donuts na Tim Hortons depois! ;D

10 comments:

Simone said...

Oi Mari a nossa experiencia com feira de empregos também não foi boa, mas eu conheci uma brasileira aqui que conseguiu ir até a ultima etapa na concorrencia por uma vaga em um banco graças a uma feira dessa. Ela se vestiu pra entrevista foi na palestra que o banco deu lá, e "apareceu", fez perguntas falou com a palestrante e emfim conseguiu a entrevista.

inertia said...

Ah, o Mozart foi numa job fair e achou exatamente a mesma coisa. hehehe
Pra mim, o pior mesmo foi o Skills for Change... até hoje eles me mandam umas vagas beeem nada a ver dizendo que eu devia me candidatar (isso pq eles TÊM meu currículo).

Sandro e Família said...

Mari,

Eu já fui uma das vítimas dessa pegadinha...rsss !!!

Pelo o que tenho aprendido o que conta mesmo é o famoso networking do quem indicou, além de colocar a cara na rua e ir diretamente na empresa vender seu peixe...ou melhor o résumé.


Abração e valeu pela mensagem no blog.

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem com você? Como estão as coisas pro aí?

Então quer dizer que essas feiras não são tão interessantes quanto parece!? Bom saber. Acho que é o mesmo tipo dessas feiras que tem por aqui sobre estudar fora, onde não tem nada para quem vai imigrar.

Beijos,

Vitor

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Ótima dica de que essas feiras não parecem dar muito futuro. Dá pra evitá-las.

E a vida segue...

Lá e Dá said...

Oi Má
Obrigada pelo comentário. Há muita coisa a ser resolvida aqui e mesmo com esse tempo todo q. temos ainda, às vezes dá um frio na barriga de não conseguir resolver tudo.
Olha... já tive q. lavar banheiro dos outros qdo. morei nos EUA e não recomendo (êta porqueira)... faço qualquer coisa hoje, mas banheiro eu não encaro de novo!
Abraços

Temperatura Máxima no Canadá said...

oi Mari, tudo bem?

É assim mesmo, não somos os primeiros nem os últimos a ficar nessa espera pelo emprego... mas logo tudo se resolve e daí sobrará uma graninha para mais cafés..rs

Estou aqui na torcida...

Bjoks

Rosi

Patricia said...

Querida Mari,
Apesar dos pesares é invejável a quantidade de ferramentas e opções que os profissionais diponíveis têm por aí. Continuem aproveitando todas que uma hora algo bem bom acontece.
Estamos torcendo mto!
Bjos,
Patrici (& Rafael)

milaearlei said...

Oi Mariana,
O inverno chegou com tudo aqui em Calgary, mas logo, logo vem o Chinook (ventos quentes) e a temperatura vai lá para cima. Acho que no sábado a temperatura estará 17C positivo. O tempo aqui é doido.
Ah, pode deixar que quando formos para Vancouver a gente tenta marcar alguma coisa.
Um grande abraço.
Mila

Saulo Quirino said...

Oi Mariana,

Olha esse artigo, acho q tem tudo haver com o tópico do blog: http://www.working.com/story.html?id=2110491

[ ]'s

Saulo e Vivi