Wednesday, October 21, 2009

Coisas legais que temos aqui

Já faz um tempo que pensei em fazer um post falando sobre coisas (produtos, serviços, lojas, etc.) que temos aqui e que não tínhamos no Brasil. A idéia é apresentar algumas das coisas que fazem parte da nossa vida aqui no Canadá. As primeiras coisas que me vieram a mente foram:
  • Nestea em pó: Eu e Mari gostamos muito de Nestea e no Brasil a gente sempre tinha umas latas na geladeira. Mas nós nunca tínhamos visto a opção do Nestea em pó. Pense numa coisa prática de fazer! E o lixo que gera é muito menor porque já tomamos alguns litros de Nestea aqui sem precisar jogar uma lata fora.
  • Leite longa vida (de verdade): como é que o leite longa vida no Brasil só dura 3 dias na geladeira depois de aberto e o galão de leite daqui dura mais de duas semanas???
  • Berries: adoro berries em geral e sempre compro morangos e framboesas para comer com leite e cereal no café da manhã. Fica uma delícia!
  • Suporte para bicicletas nos ônibus: eu quase não andava de bicicleta no Brasil e ainda não comprei uma por aqui mas fiquei impressionado com a estrutura que existe para incentivar o uso da bicicleta. Além das ciclovias e faixas dedicadas ao ciclista, todo o transporte público é preparado para permitir que uma pessoa transporte a sua bicicleta. Nos ônibus, elas podem ser colocadas na frente, num suporte onde cabem duas bicicletas.
  • Ikea: é bem verdade que a maioria dos móveis não é lá muito durável mas o design é legal, os preços são bem em conta, a variedade é grande e tudo é muito prático para montar e para usar. Até agora, quase tudo que compramos para o nosso apê foi comprado lá e não nos arrependemos. Não é uma Tok Stok mas tem suas vantanges: mais variedade e melhores preços. Descobrimos na nossa última visita que os chocolates também são muito gostosos! ;)
  • Promoções (de verdade): eu sou o tipo do consumidor que adora uma promoção. Não sou muito de comprar e sou meio amarrado para gastar, mas se tem alguma coisa em promoção ou com um bom desconto, aí compro e gasto numa boa. Um exemplo: outro dia fomos na GAP e eu dei uma olhada geral mas não vi nada com um preço muito atraente. Saí para comprar um suco e Mari ficou lá vendo alguma coisa para ela. Depois de uns minutos, ela me liga: "a atendente me disse que eles estão com uma promoção de 30% em todas as peças, só hoje". Voltei lá e saí com um casaco, dois sweaters e um cachecol, feliz da vida rsrsrs. Aqui, como nos Estados Unidos, as lojas fazem promoções de verdade.
  • Serviços do Governo: aí está uma coisa que realmente me impressionou desde que chegamos no Canadá. A qualidade do serviço, o tempo de atendimento e principalmente os tipos de serviço que o governo disponibiliza para os canadenses e imigrantes - tudo muito bom. Com relação a documentos, já conseguimos tirar o SIN Card, o PR Card e o Care Card sem nenhum problema, dentro do prazo previsto. Com relação a programas de ajuda ao imigrante, participamos de diversos workshops de preparação para o mercado de trabalho. Eu já fiz um um Career Exploration e Mari agora está participando de um Mentorship Program. Tudo gratuito e feito com muito profissionalismo por diversas instituições bancadas pelo governo.
  • Qualidade no atendimento em bares e restaurantes: já cansei de ser mal atendido em bares e restaurantes no Brasil. Algumas vezes por falta de educação ou preparação do garçom, outras vezes por ele estar de mal com a vida. Já aqui, sempre fui muito bem atendido, com uma ou outra exceção. Há fatores que contribuem para esta diferença no atendimento como a educação básica aqui que é, em geral, melhor que no Brasil e o fato de Vancouver ser uma cidade voltada ao turismo. Entretanto, acredito que o segredo da qualidade no atendimento aqui é o fato da gorjeta não estar incluída na conta. O garçom (ou garçonete) lhe atende sempre muito bem e com um largo sorriso por que sabe que só assim deverá receber uma boa gorjeta (normalmente entre 15% e 20% do valor da conta).
A medida que eu for me lembrando de outras coisas ou quando outras diferenças me chamarem a atenção por aqui, faço um novo post para complementar a lista.

14 comments:

Unknown said...

nossa, essa da gap me lembrou que eu comprei umas camisetas por 2 euros hua hua hua... olha bem no fundo das lojas que sempre tem umas araras com o que sobrou, que não tem toda a grade de numeração etc etc...

beijocas

EMN said...

Daniel, bacana seus comentários sobre as coisas que não encontramos no Brasil. Concordo em 90% com você. Realmente Vancouver é uma cidade diferenciada, voltada ao Turismo. Porém, infelizmente não tive a mesma impressão em Toronto. O povo é mais parecido com SP e RJ, cidade grande, pessoas mal humoradas, principalmente os árabes e asiaticos. Vancouver, Montreal e Ottawa são exceções mundiais.

Abs

http://aonorteeavante.blogspot.com/

D. e CM. said...

Daniel e Mariana
Quando estive pela primeira vez no Canada, foi em Vancouver.
Me encantei demais, tanto que nas outras vezes que fomos fiz questao de ir em Vancouver novamente, a gente ficou da primeira vez 40 dias morando la no West End...pense que me apaixonei pelo lugar.

Eh incrivel eu me senti como se estivesse descobrindo tudo, como uma criança quando fui ao supermercado (e olha que foi la no Safeway), eh muito bom ne? Gosto de tudo dai!

Tudo de bom para voces

Danielle

Temperatura Máxima no Canadá said...

Muito bacana seu post!!!!

Esse lance das bicicletas eu não sabia, verei se tem isso aqui em Toronto tb, sou louca por uma bicicleta...

E realmente, essa história de promoções deixam qq um maluco. Semana passada a Sears fez um promoção de casacos com 50% de desconto... eu quase morri, queria todos...rsrsrs Mas como a grana está curta o Edú não deixou eu comprar nem unzinho, tive que me contentar com casacos de uma loja de usados mesmo...hahahahahaha "Docê" vida de imigrante...hahahahahaha

O legal é que tudo isso está a disposição e a gente vai aproveitando de tudo conforme temos oportunidade. ;)

Abraços

Rosi

Mariana said...

Olá Daniel,

realmente tem muitas coisas por aqui que impressionam muito. Os suportes para bicicleta são muito legais mesmo. O que acho legal na Ikea é que ela tem aquela cara de Tok & Stok, com preços de Casas Bahia. Mas a qualidade é muito superior à da loja popular do Brasil. Minha casa foi toda mobiliada lá e de uma maneira geral eu acho que as coisas vão durar um bom tempo.
Outra coisa que é muito legal em Toronto é que aqui calçada realmente pode ser chamada de passeio. Tudo bem que as ruas são bem planas mas minhas crianças andam de bicicleta na rua tranquilamente e sem atrapalhar as pessoas e vc pode ir a qualquer lugar por aqui de stroller. No bairro onde eu morava em São Paulo, mesmo tendo ruas planas era impossivel andar de stroller na calçada. Outra grande diferença do Canadá é mesmo estando em lados opostos do país todos temos uma qualidade de vida muito parecida. É legal saber que todo mundo tem mais ou menos as mesmas oportunidades.

bjs

witel said...

Daniel para de falar essas coisas sobre a vida que a vontade de sair daqui do Brasil fica cada vez maior.. rsrs meus parabéns para vocês, estou comecando a entrar nessa luta agora, logo logo espero encontrar vcs por ai
abraços

Bernardo Jurema said...

massa daniel. mts das tuas impressoes coincidem com as minhas aqui.
essa coisa do servico em restaurante, acrescentaria outro fator. o salario. o cara bem pago tende a fazer um trabalho melhor do que o que nao eh bem pago...

e uma dica. melhor que ikea, eh buscar comprar moveis usados. nao temos esse habito no brasil, mas ai - como aqui ou como na america - isso eh bastante comum. os moveis usados - em lojas de segunda mao ou garage sales - tendem a ser mais baratos e bem mais duraveis. eu comprei duas mesinhas nesse esquema por aqui! :P

abracos-BJ

Ursos no Canadá said...

Ótimas informações!!!!!!!

Não vejo a hora de estar aí...

Compramos as passagens p/ Vancouver p/ dia 30/01/10.

Aiaiai... o pedido dos passaportes ainda não chegou :(

God bless you!!!

http://ursosnocanada.blogspot.com

Chocólatra said...

uhuu..essa lista vai crescer muito ainda e aí que a gente percebe como é gostoso morar num lugar de 1o mundo! To muito feliz aqui gente!
Até daqui a pouco!
Abraçao

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Ótimo post. Muita coisa legal mesmo. Valeu.

E a vida segue...

Sua vontade said...

Oi Daniel,

Em primeiro lugar, Feliz Aniversário! Que Deus derrame as mais ricas bençãos sobre sua vida. Que todos os sonhos e projetos aqui em Van sejam concretizados.
Que bom poder comemorar seu primeiro niver, compartilhando tantas descobertas e coisas bem legais.
Eu tambem gosto muito das berries e a q mais gostei daqui foi a blueberrie.
Ah! infelizmente vamos perder a festança hj.


Abraçao Neuzinha e Mauricio

Ninha said...

Adorei !

Vendo esse post, nós que estamos aqui só no aguardo pelo pedido dos passaportes enlouquecemos, hahahaha.
Quanta coisa legal.

Abraços
Ninha e Do

Pê said...

Poxa que legal hein?
Estamos dando entrada no processo agora em novembro, esperamos estar aí em Vancouver ano que vem =)
Abraços
Pedro
vancouverdream.wordpress.com

camila said...

Olá Mariana e Daniel,

Muito legal o post de coisas legais hehehe!!
Realmente o Leite Longa Vida do Brasil dura somente 3 dias... e sempre tenho que jogar o restinho fora (vai que tomo depois de 3 dias e passo mal hahaha).
A Ikea já conheciamos, pois fizemos uma lista de presente de casamento em nosso site e colocamos muitos produtos da Ikea.
Promoção!!! Sempre é bom uma promoção!!! hehe

Abraço,
Camila