Tuesday, September 1, 2009

O que andamos fazendo

Hoje faz um mês que a gente chegou em Vancouver! Engraçado que às vezes leio nos blogs o povo dizendo ou que parece que foi ontem ou que parece que já faz muito mais tempo... Pra mim, parece exatamente que estamos aqui há um mês! :)

Passamos as duas primeiras semanas numa homestay, basicamente conhecendo a cidade e procurando apartamento e depois comprando as coisas da casa nova. A terceira semana foi de arrumação da casa e compra de outros itens que ainda faltavam. Da terceira para a quarta semana começamos a cuidar dos assuntos relacionados a emprego e é isso que estamos fazendo desde então na maior parte do tempo.

Começamos pesquisando as organizações do governo que oferecem apoio ao novo imigrante nos jornais gratuitos que pegamos na rua. Há muitos anúncios desses centros e uma boa fonte pra saber quais são os principais é a versão impressa do Canadian Immigrant. Resolvemos ir primeiro na ISS pra saber como funcionava e descobrimos que precisávamos de um Case Manager, ou seja, uma pessoa que trabalha num desses centros avaliando as necessidades do imigrante, aconselhando e indicando os programas mais adequados para ele participar. Alguns programas são pagos e abertos ao público, mas se você for indicado pelo Case Manager, não paga nada. Conseguimos agendar com um Case Manager na ISS só pra uma semana depois.

No dia seguinte, fomos conhecer a S.U.C.C.E.S.S.. Na mesma hora que chegamos a recepcionista nos direcionou para um rapaz que passou mais de uma hora explicando como as coisas funcionavam, como eram os programas oferecidos pelo governo e como estava o mercado de trabalho em BC para as nossas profissões. Descobrimos também que não poderíamos ter mais de um Case Manager, então perguntamos se ele poderia ser o nosso, pois gostamos bastante da disponibilidade e atenção dele e porque ele pareceu ser muito bem informado sobre o mercado. Ele disse que sim e aí cancelamos a reunião com o outro. Mandamos os nossos resumes (aqui não pode chamar currículo ou CV pois são coisas diferentes mesmo) pra o e-mail dele e ele retornou com várias sugestões de mudança.

Fizemos nossa inscrição também na Vancouver Public Library que possui um super acervo de livros relacionados a procura de emprego e carreira, além de uma base de dados on-line incrível. Fizemos um tour com um bibliotecário que nos mostrou tudo o que poderíamos acessar por lá e já pegamos uns livros com dicas para a preparação de resumes, cartas de apresentação (as famosas cover letters) e entrevistas.

Desde então, já fomos a três workshops lá na S.U.C.C.E.S.S. sobre o mercado de trabalho em BC, sobre marketing pessoal e sobre dicas para conseguir um emprego e manter-se nele. Estamos pesquisando vagas interessantes pela internet, enquanto aperfeiçoamos nossos resumes. Também estamos começando a ver vagas para voluntário que é uma ótima forma de começar e de ter uma referência local para quando um possível futuro empregador perguntar na entrevista.

Nunca imaginei o quão trabalhoso seria nos preparamos para o mercado de trabalho aqui. Já tínhamos pesquisado sobre resumes e cover letters e adiantado alguma coisa, mas são muitos detalhes, muitos mesmo! É outra lógica... Por exemplo, só devemos mencionar a experiência de trabalho que estiver relacionada com a vaga para a qual estamos aplicando. Isso faz com que a gente tenha que preparar um resume para cada vaga que vamos aplicar! Insano, né? Mas é assim mesmo por aqui...

Nesse meio tempo, também temos ido a:
* bares - pois Daniel precisa provar todas as cervejas canadenses;
* restaurantes - principalmente os japoneses que são muito bons e super baratos;
* supermercados - para comprar os suprimentos de casa;
* cinema - assistimos Julie & Julia (recomendo!!);
* parques - fomos em um em North Van (encontrar com a família com que morei há 5 anos aqui) e fomos no Queen Elizabeth Park. Ainda não passeamos no Stanley, por incrível que pareça... Daniel também já foi correr duas vezes no "calçadão" que sai de Yaletown e chega na English Bay;
* shoppings - muito, muito pouco para mim... estou precisando de uma boa dose de compras!!!

É isso! Por enquanto não temos uma rotina e acho que isso só vai acontecer quando conseguirmos um emprego mesmo. Ainda somos bem turistas, procurando entender como as coisas funcionam e quebrando a cara de vez em quando... Mas estamos gostando bastante da experiência e aprendendo demais!

Vou tentar escrever com mais frequência, ok? Só não prometo... ;)

9 comments:

Fernando e Silvia said...

Mariana e Daniel, muita sorte pra vocês, um abraço
Silvia

Unknown said...

wow... mari/dani, quanta novidade hein?

1o - mandem o link da homestay
2o - kd as fotos do ap??????

bom sorte com a procura pelos empregos...

beijocas

O Lacombe said...

Devagar se vai ao longe!
Quanta coisa voces andam fazendo, hein?!?!?
Nos fomos ao Queen Elizabeth, demos uma bela caminhada por la, ficamos hospedados num B&B bem proximo do parque.
E as fotos do ap??
bjs e abs,
octavio

Casão said...

Mariana e Daniel,

bom saber que as coisas estão dando certo. Por favor continuem postando porque é sempre bom ler o blog de vocês. Abração e boa sorte aí.

Anonymous said...

Oi Mari! Tudo bem aí? Uau! Vcs tb fizeram muita coisa em um mês! O PR Card vai demorar um pouco para chegar. Tb em BC não dá para tirar o driver license sem o PR Card. :( Meu marido, conversando com seus colegas, disseram que os melhores trabalhos em BC são aqueles oferecidos pelo governo. Dêem uma investigada... Beijinhos,

Lá e Dá said...

Oi Má
As coisas vão se acertando, né??? E é bom ver q. em meio a toda loucura, sobra um tempinho para conhecer a cidade.
Boa sorte para vcs. na procura de emprego.
Abraços e boa semana

Tulio Ferro said...

Oi Mariana tudo bem?!
Fico feliz que em tao pouco tempo no Canada, voce ja venceram tantos etapas.
Meu nome e Maira, meu esposo e eu estaremos chegando em Vancouver no final do mes de outubro e gostariamos, se possivel de algumas dicas de homestay ate acharmos um lugar definitivo. Meu e-mail e mairadellarosa@yahoo.com
Obrigada e boa sorte =)

Kel said...

Mariana

Passando para agradecer pelo post sobre depilação, tomei coragem ($$$$) e comprei a marca que vc endicou. ADOREI!!!!Como é que eu vivi um ano no Canada sem esse trocinho????????
Vou confessar que o troço doi pacas, e eu te xinguei muiiiito, ahahahahahahaha...Mas no final valeu a pena. Aprovadissimo!

Valeu mesmo, um beijo bem grande.

Ma said...

Olá!!!

passando só para desejar muito boa sorte na busca por empregos!!!!

bjos