Sunday, August 9, 2009

Um não... e um maravilhoso sim!

Antes de mais nada, queria agradecer por cada um dos comentários que vocês deixaram no post anterior. Obrigada demais pela disposição em ajudar, por contar as experiências de vocês e pelo incentivo que vêm nos dando!

E a grande novidade desses dias é que fechamos nosso apartamento!!!

Vou tentar resumir como foi: começamos a ver as opções já na segunda-feira. Gostamos bastante da região de Coal Harbour/West End em downtown. Quarta-feira voltamos no prédio de que mais gostamos para fazer um application. Estávamos sem o SIN e sem comprovante de fundos, então saímos de lá para o banco e pegamos dois extratos: um da conta canadense e outro das duas contas, ambos carimbados e assinados por funcionários do banco. No dia seguinte, quinta-feira, levamos logo pela manhã o que faltava ao rapaz que estava nos atendendo. Ele disse que iriam analisar e que nos daria uma resposta ainda naquele dia. Meia hora mais tarde ele liga dizendo que não fomos aprovados pois não temos emprego... Que banho de água fria! Ficamos sem entender, já que ele sabia que tínhamos acabado de chegar e não nos alertou sobre nada, pelo contrário, estava sempre super simpático e otimista! Enfim...

Voltamos lá para pegar a documentação que deixamos e ainda percorremos a pé a região atrás de outras opções, mas não gostamos de nada. Até entramos em mais um apartamento por ali, mas era velho, não tinha os appliances (eletrodomésticos)... Resolvemos que só sexta continuaríamos a procurar. Aí, meia hora antes do fim do expediente, estávamos bem perto de um prédio que eu já conhecia e "paquerava" pela internet há bastante tempo. Resolvemos ir lá. Havia várias unidades para alugar e vimos 4 opções! Foi um horror decidir qual era a melhor planta e optamos pela que tinha a vista mais bonita. Fizemos o application (dessa vez com a documentação completa em mãos) e deixamos bem claro que não temos emprego ainda e perguntamos o que poderia ser feito nesse caso. A moça disse que deveríamos deixar o valor do último aluguel como depósito de garantia e que isso provavelmente resolveria a questão.

Pra resumir, no dia seguinte, sexta-feira, ela nos ligou dizendo que fomos aprovados!!! Não preciso nem dizer como ficamos felizes, principalmente depois do pé na bunda que levamos antes! Fomos lá fechar o contrato e pedimos pra ver os apartamentos de novo porque o que tínhamos escolhido tinha uma coluna no meio da sala (passamos a noite pensando em como ficaria a disposição dos móveis ali e não encontramos solução). Acabamos optando por outro, com uma vista um pouco menos bonita, mas mais fácil de organizar. Fechamos esse, preenchemos e assinamos a papelada do contrato de um ano (depois disso podemos sair quando quisermos) e, para a nossa surpresa, já recebemos as chaves! Só vamos nos mudar no dia 15, mas eles já nos deram as chaves! Isso foi ótimo pois podemos começar a limpar, comprar as coisas e nos mudar efetivamente com o básico dentro! Saímos para comprar uma fita métrica, voltamos e medimos tudo, em metros e em pés (a medida padrão daqui).

Ontem passamos o dia na IKEA e não conseguimos resolver absolutamente N-A-D-A! Os preços são bem bons mesmo, mas acho que a gente é meio exigente demais e também acho que o design das coisas não chega nem aos pés da Tok&Stok... Tem até muita coisa breguinha, mas isso é questão de gosto mesmo. Anotamos uns itens de que gostamos e provavelmente vamos voltar lá pra comprar algumas coisas esses dias. Pra não dizer que não compramos nada, levamos um saco de canudos, um saco de fechadores de pacote de biscoito e duas escovas de limpeza! Eu, hein?! Povinho maluco esses dois aí!!! Ah! Informação útil: a IKEA disponibiliza aos sábados um ônibus gratuito para levar as pessoas para a loja a partir da estação de ônibus da linha 98-B no aeroporto!

É isso, por enquanto! E vamos mandando mais notícias assim que as tivermos, ok? ;)

21 comments:

Chocólatra said...

Olá Mari e Daniel,
Parabéns pelo primeiro apto!!!!! Qdo dá certo é pq tem que ser...que vcs sejam muito felizes no novo ape!! qdo mudam?
Daqui a 10 dias estamos aiiii, estamos ansiosos por chegar logo, sou como o Daniel, nunca conheci Vancouver...como será..??
abraços

Ma said...

Parabéns pra vcs!!!!!!

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem com vocês?

Que maravilha!

Isso só reforça aquele ditado: "Quando uma porta se fecha várias outras se abrem." Ou: "Não há um mau que não venha para o bem."

Desejo tudo de bom para vocês! E continuem nos mandando notícias, ok?

Beijos,

Vitor

Casanova CANADA said...

Oi casal!

Que bom que vcs encontraram a primeira casa no Canada!
Nos lemos seu blog sempre e temos ele em favorito!
Esperamos que tudo corra bem por esses dias ate a mudança
Pergunta e curiosidade =): quanto vcs pagarão de aluguel? Onde fica o apto? Ele tem quais facilidades?

Desejamos muito sucesso nessa nova jornada


Abs!

Katz

Igor (Projeto Canada 2012) said...

Que otimo que ja conseguiram onde morar! :)
Espero que de tudo certo para vcs :)
Tudo de bom!
Até mais.

said...

Oi Mariana,
Parabéns pelo apartamento, cada coisa de vamos conseguindo por aqui é uma vitória. Pelo que vi vcs foram na IKEA de Richmond. Fomos primeiro lá tb, mas a IKEA de Coquitlam é maior e tem mais opções, eu particularmente achei bem melhor.
Abraços,
Soraia

Lá e Dá said...

Nossa Má, q. bacana! Com o cantinho arrumado parece q. as coisas começam a entrar no eixo, né??
Com o tempo vcs. vão se adaptando, e o q. parecia complicado inicialmente será simples e corriqueiro.
Boa sorte para vcs. na procura de empregos. A
bracos

Nê & Lelê said...

Oie!!!

Parabens pelo ap. que ele lhes tragam mta sorte e vibrações positivas!!!

Uma ótima semana!!

Bjinhuuss

Dani said...

Legal!! Vcs já fizeram bastante coisa em pouco tempo! Eu tb acho importante vcs terem o ap de vcs logo no início!
Boa sorte na arrumação da casa e na mudança!

Um abraço

Rafa Prada said...

Sensacional, Mariana!!! Parabéns pelo AP...Espero que sejam MUUUITO felizes por lá! Grande abraço, Rafa Prada.

Carolina e Moacir Stein said...

Oi Mari, ja estamos em Toronto, não atualizei o blog ainda por falta de tempo e computador próprio, mas isso está prestes a acabar! ...Parabéns pelo ap!!!É isso mesmo, tbm tomamos um banho de agua fria quando a rental disse que não poderiamos alugar um ap sem um emprego ou co-signer (fiador) que morasse no canada. Depois de ter nos mostrado tudo, de termos amado o ap, a vista e tudo o que ele oferece e mais o preço, quando dissemos que nao tinhamos emprego, mas mostramos o nosso extrato do banco ela disse que nao seriamos aprovados...tinhamos que ter um dos dois...dai voltamos meio arrazados pra casa, mas querendo muito o lugar e atras de uma soluçao, até que conseguimos contactar uma conhecida que mora no canada que aceitou numa boa ser nossa co-signer ate termos um emprego...Ufa... preparamos toda a papelada e voltamos lá, amanha receberemos o veredicto...mas parece que está tudo certinho!
Se Deus quiser dará tudo certo!

Abração

Carol

Anonymous said...

Parabéns Mariana,

Concordo com a Soraia a IKEA de Coquitlam é melhor e lá perto também, na United Boulevard, tem muitas lojas de móveis, onde compramos nosso sofá.
Boa Sorte e tudo de bom,
Ana

Andréa said...

Mariana e Daniel, parabéns pelas primeiras conquistas! Elas são muito importantes nesse início de vida canadense... Eu cheguei a chorar quando nosso "application" para alugar a nossa casa tinha sido aprovado! É muito boa a sensação de ter um canto, de poder arrumar as coisas e começar a ter uma vida mais ou menos normal, né? Desculpe não ter comentado nada aqui, mas
só hoje estou tendo tempo de ler os blogs com calma. Vc vai ver que essas primeiras semanas são uma correria só!
Beijos e tudo de bom pra vcs!
Andréa

Gabi S. said...

Mari, que joia !!! Esse periodo inicial tem umas coisinhas muito complicadas mesmo, mas com calma tudo da certo no final. Parabens por mais essa vitoria !
Beijao

Gleydson said...

Sejam bem-vindos! E aproveitem uma típica semana vancouverite. Rerererere... Adoro esse friozinho.

Abraços!

Patricia said...

Mari,
Fico feliz em ver que vcs estão começando a fincar os pés aí e que a sorte está ao lado.
Estou adorando acompanhar tudinho e só imaginando como deve ser lindinho o novo apê - PARABÉNS!!!
Bjo gde, Pati.

O Lacombe said...

Que delicia ja ter o cantinho...depois quero ver fotos, vazio, montando, da vista...
boa sorte nas arrumacoes e montagens.
Octavio

Neuzinha said...

Oi Mari,

Que legal poder alugar o apt. exatamente no predio q vc queria.
Sobre comprar moveis,a sugestao q posso te passar e a The Brick, nos compramos os quartos la.


Abraçao, Neuzinha

Anonymous said...

Que bom saber que já conseguiram um ótimo apto aí!!! As pessoas de Vancouver são muito bacanas. Tenho certeza que vcs estão aproveitando cada momento aí. Muita sorte neste recomeço de vida. Bjs,

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Parabéns pelo apartamento. Que ótimo que o destino conspirou pra tudo dar certo.

E a vida segue...

Temperatura Máxima no Canadá said...

Deve estar uma correria danada, mas deliciosa por ai, não?!...hehehe
Parabéns pelo ap, agora é só deixá-lo com a carinha de vcs.
Concordo com vc, plenamente, a gente precisa ficar em uma casa aconchegante, senão, não dá para aguentar o tranco...rs

Boa sorte com o restante tb...

Bjoks

Rosi