Não é a coisa mais fácil do mundo organizar uma lista de tudo o que se tem pra resolver antes de se mudar de país. Pesquisei em outros blogs, na lista do Yahoo e no Google até ficar satisfeita com nossos 30 e tantos itens. De vez em quando lembro de coisas novas e outras acabam surgindo naturalmente.
Resolvi, então, divulgar a nossa listinha de pendências aqui no blog para, quem sabe, ajudar alguém por aí:
* Comprar passagens (datas e deadline são tudo num planejamento!)
* Fazer e/ou ativar conta do banco no Canadá (no nosso caso, no HSBC)
* Transferir dinheiro para a conta canadense (o HSBC tem limite de 9.000 dólares por mês, então, se quiser chegar lá com mais que isso, tem que começar a transferir com antecedência)
* Comprar dólares canadenses
* Preparar e divulgar o Garage Sale
* Sair dos empregos
* Vender os carros
* Pesquisar acomodação provisória
* Tirar visto americano
* Fazer procurações
* Pegar carta da seguradora do carro (dizendo que não houve sinistro - serve para tentarmos conseguir um desconto quando comprarmos nosso carro no Canadá)
* Fechar contas nos bancos
* Colocar pagamentos em débito automático (previdência privada, cartão de crédito, etc.)
* Cancelar telefone, internet, luz, etc.
* Cancelar o contrato do apartamento
* Mudar endereço das correspondências que continuarão chegando
* Fazer o seguro saúde pelos três meses iniciais (enquanto não temos a cobertura do governo) - lembrando que o seu plano de saúde brasileiro atual (se for mantê-lo) pode oferecer cobertura por alguns dias. Também, se comprar as passagens com o cartão Premier do HSBC ganha-se cobertura por um período.
* Olhar carteiras de vacinação e providenciar vacinas, se for o caso
* Marcar check-ups diversos com médicos e dentistas
* Pegar receitas dos remédios prescritos que vamos levar
* Comprar remédios e itens diversos da "farmacinha"
* Traduzir documentos (ainda não sabemos se vamos traduzir aqui ou lá)
* Fazer perfil profissional no LinkedIn
* Procurar emprego
* Ajeitar currículo para o padrão canadense
* Enviar currículo
* Separar o que vai e o que fica
* Comprar malas
* Anotar endereços e telefones importantes do Canadá (local pra tirar o SIN e o Health Insurance Card, bancos, amigos, acomodação, Embaixadas e Consulados Brasileiros)
* Comprar coisas (camisas do Brasil, lembrancinhas, etc.)
* Arrumar malas
* Organizar despedidas
* Fazer declaração de saída definitiva
* Imprimir extratos bancários
* Preparar lista dos itens que estamos levando
* Preparar lista dos itens que vão depois (Goods to follow)
* Organizar bagagem de mão (mudas de roupa, eletrônicos, documentos, etc.)
O pior é que sempre fica a sensação de que estamos esquecendo alguma coisa... E aí? Estamos esquecendo o que??? Help!
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11 comments:
Bom checklist! Vou fazer uso dele. Um adendo à lista: fazer back-up de tudo que tem no computador em um HD externo, just in case.
Mari,
Pra que fazer lista dos itens que estamos levando? me explica pra eu poder ver se farei aqui..estamos na mesma fase e estou aproveitando suas dicas!
bjkas
Oi Má
Obrigada por compartilhar conosco. Está bem parecida com a minha checklist... mas vc. me lembrou de mais algumas coisas.
Abraços
Esta checklist está bem completinha, pelo menos está bem parecida com a minha :-)
Muito legal a dica do HSBC, eu optei por não abrir uma conta neste banco, mas para quem pretende transferir o dinheiro pelo HSBC é bom abrir a conta com bastante antecedência.
Abraços
Fernanda
Oi Mari,
Menina que lista enorme... já vou copiá-la pra mim e fazer os ajustes...rsrsrs
A correria está tão grande que não deu pra saber se vc está esquecendo algo (sorry!), mas fique trânquila vai dar tudo certo!!!!
Boa sorte!!!!
Bjão
Rosi
Bacana o check list, Mari!
Quanto a carta da seguradora, não se prenda muito a isso...eu tinha uma carta da minha seguradora em inglês afirmando que eu não tinha tido nenhum sinistro nos últimos 5 anos, achei que ia servir pra algo, mas quando eu ligava de seguradora em seguradora e falava da carta, eles não queriam nem ver, já falavam que não ajudaria. Liguei em umas 10 pelo menos e nenhuma aceitava a tal da carta, então se estiver tudo corrido e vc precisar cortar algo da lista acho que isso é dispensável. E algo que eu não deixaria de trazer é remédio pro fígado, pq aqui não existe!
Beijos,
Ju
Ah, e não traduzimos nenhum documento! Aliás, nunca precisamos de nenhum documento traduzido por aqui.
Oi mari,
Acho que o mais difícil é separar o que vai e o que fica, pq muitas coisas fazem parte da nossa estória e de repente temos que descartá-las da nossa vida. Tenho que confessar que ainda preciso exercitar muito o meu lado do desapego as coisas materiais e valorizar mais as memórias do que cada coisa representou pra mim...
Bjs,
Ju
Esse checklist de vocês vai nos ajudar muito. Valeu por compartilhá-lo.
E a vida segue...
Tá quase igual ao que começamos a organizar aqui tb!
A única coisa que temos de grande diferença é pedir certidão de prontuário no Detran, pra mostrar seu histórico como motorista. Se isso ajuda algo não sei, mas que é bom levar iso é!
Beijos e boa sorrte!
Mari, a lista de vocês tá muito legal, super completinha ... O que colocamos na nossa que talvez vocês queiram acrescentar é fazer uma pastinha com xerox de todos os documentos importantes para levar (junto com os originais) e outra para deixar aqui com os pais, para caso seja necessário; e providenciar o aluguel de um carro para os primeiros 2 dias na cidade, economiza o táxi do aeroporto e auxilia nas primeiras providências ( fica perto de $50 o dia e acho que o custo benefício vale a pena!).
Ah, se não for problema, você pode divulgar o contato do lugar onde vocês vão passar os primeiros dias ? Estamos em fase de procura e chegamos a Vancouver uma semana depois de vocês !
Beijos,
Gabi
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