Thursday, June 25, 2009

Passagens e vistos americanos

Ufa! Passagens compradas! Vamos no dia 31 de julho, chegando em Vancouver no dia 01 de agosto, por aquele voo da Delta de que falei antes.

E hoje fomos ao Consulado Americano tirar o visto para podermos fazer a escala em Atlanta. Sem comentários... Ao todo, foram 4 horas e meia de espera para passar 2 minutos com o oficial e ouvir que não poderíamos ter o visto de turista, só o de trânsito, porque somos imigrantes, mesmo não sendo para o país dele... O que importava era nossa condição de imigrante, pois já estávamos nos desfazendo de nossas vidas por aqui e tal. Como se houvesse alguma mínima chance de preferirmos os EUA ao Canadá, né?

Logo no início, ele perguntou se falávamos inglês e daí por diante foi tudo em inglês. Perguntou por que estávamos fazendo essa escala, já que existiam voos diretos Brasil-Canadá. A gente explicou que seria bem mais longo, cansativo e o preço desse voo por Atlanta era melhor. Ele até foi simpático, apesar de sacaninha, e resolveu que nos daria esse visto de trânsito, de apenas uma entrada, sem poder sair do aeroporto (como se fôssemos fazer alguma coisa nas apenas 2h50 que temos entre um voo e outro!). Não olhou um único documento, nem a passagem. A única coisa que pudemos dizer foi "that's fine for us", mas ficamos bem decepcionados no final das contas...

O ruim é que, uma vez em Vancouver, vamos ter que pagar novamente essa taxa 'simbólica' de 131 dólares americanos para dar entrada no visto de turismo, quando a gente resolver visitar este 'simpático' país. Bom, o importante é que os passaportes devem chegar semana que vem e que está dando tudo certo com o nosso planejamento de viagem!

Ah! Pretendo publicar em breve nossa listinha de providências para a mudança e muitos links de procura de apartamento no Canadá e em Vancouver. Stay tuned! ;)

14 comments:

Anonymous said...

Esse pessoal do consulado americano é realmente muito chato. Eles se acham o centro do universo. Daqui a alguns anos vcs terão cidadania canadense e não terão que se preocupar com isso. Bons preparativos para a viagem! Quem sabe não nos cruzamos em Vancouver!

Simone said...

Oi Mariana. Depende muito do oficial. Eu pedi visto de turismo pouco tempo antes de vir,e nem era pra fazer escala, pedi pra mim e pra minha filha, meu marido ja tinha, o oficial que me atendeu (depois de 4 horas de espera tb) olhou pra mim e fez um sinal com a mão pra eu ir até a cabine (o meu numero não estava no painel ainda)achei estranho ma fui. Não pediu nenhum documento, apenas fez algumas perguntas, pra onde iriamos.Falei que meu marido ja tinha o visto americano e que tinhamos o canadense de imigrante também, que gostaria de passear nos EUA. Ele perguntou se já conhecia o Canadá,disse que não.O agente ficou rindo e perguntou: "E se você não gostar de lá?" Aí eu disse: "Se não gostar, eu volto", visto concedido.Mas pelo menos ele deu o de transito né, eu tava morendo de medo de perder meu suado dinheiro.

* Serena * said...

Que meleca, hein? Os relatos que vi do povo e que deveriam tirar o visto americano antes de dar entrada no processo, porque como imigrante vc não tem vínculo com seu país e tal (o que eles têm até um fundinho de razão, talvez por ignorância deles em não saber como o processo é caro!!!). Mas o importante é que vai dar tudo certo!!!

Good luck!

Beijos,

Dani

Fernando e Silvia said...

Mariana, quando fui solicitar o visto americano, reamente fiquei com medo, e não mencionei nada sobre o processo, justamente com medo desse comentário idiota do oficial. O que vocês queriam, no momento, era o trânsito mesmo, depois vai ir ao EUA quando quiser!!!! Já que eles estão chorando pela crise, deveriam tratar melhor os turistas!!! Boa Sorte com os preparativos. Um abraço,
Silvia

inertia said...

Putz, esse pessoal do consulado é muito babaca hein?
O meu marido foi tirar visto esses dias mas ele não falou que estava imigrando, disse que ia de férias, daí deram o turismo mesmo.
Quando eu fui tirar, fiquei uns 20 min com o cara porque ele nao queria me dar o visto de jeito nenhum. Tive que implorar, quase chorar. Acho que devo ter cara de prostituta ou de pobre. hehehehe

Anne Caroline said...

Mari,

Eu pessoalmente não tenho do que reclamar - nos [eu e o sogrão] atenderam mto bem e mal fizeram perguntas...

Mas em compesação, já ouvi horrores sobre o consulado... Pelo menos vcs conseguiram o visto de trânsito, imagine se até esse fosse negado?

Um beijo e boa sorte!

Anne

said...

É pessoal...
infelizmente, esse povo do consulado é incrivelmente chato, mas o importante é que o Canadá está chegando!!!!!!!! Nossos vistos chegaram tbém, mas vamos para Van somente em Janeiro. Talvez, eu vá na frente, tipo em novembro, pra alugar um apê e aí vamos com toda a família!
Abraços

Juliana said...

Oi Mariana,

Não sei se vc já tem onde ficar no inicio,mas um casal de amigos que tb é de Recife (lequebecnousattend.blogspot.com)nos indicou este flat http://www.vancouver-furnished.com/index.html. Eles passaram o primeiro mês em Vancouver lá e gostaram muito, disseram que é super bem montado, o único problema é que não é muito central, mas fica há 5 min do skytrain. Possivelmente meu marido vai ficar lá até eu chegar, ele chega em Van 26/07.
Ps: Desisti de mandar e.mail. rsrsrs.

Bjs,

K said...

Caramba!!!

Pelo menos ele foi minimamente simpático. Eu, apesar de ter conseguido o bendito visto, saí chorando do Consulado Americano da última vez que fui tirar, mas o problema foi a tal alergia no dedo...

Enfim, o destino de vocês é o Canadá. E isso vai dar certo!

Beijo,

K.

D. e CM. said...

Eu espero que nao encham meu saco quando for tirar
Apesar de estar renovando (tinha aquele de 10 anos e nunca pisei no Canada) apos 1 ano de vencido, espero escapar da entrevista.
Vou dizer que quero passear por la mesmo, espero que me deem de turismo, nao vou nem mencionar o visto de imigrante.
La em Brasilia onde vou tirar esta super rapido, meu marido sortudo ja tem o B1 e B2, e a passagem para Calgary esta mais barata via Continental, vamos ver no que vai dar

Tudo de bom pra voces
Danielle

Sandro e Família said...

Mari

Em relação ao procedimento dos americanos prefiro o silêncio que é o que eles merecem, mas o importante é que já tem a data da chegada e logo nossa vizinhança aumentará por aqui.

Tive que ir a Seattle semana passada e a melhor parte da viagem foi quando cruzei a fronteira de volta para Vancouver.

Bjs

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Ai, que frio na barriga. A hora tá chegando. Quanto ao simpático país, liguem não. O vizinho de cima é bem melhor.

E a vida segue...

O Lacombe said...

Pouco mais de 1 mes e voces ja estarao la!
Que bom!!!
Abracos,
Octavio

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem com vocês?

O grande dia está chegando, não é? Como anda esse coração?

Bom, esses americanos... não sei não, viu?

Mês que vem estaremos indo tirar nossos vistos americanos também, quer dizer, tentar. Vamos ver no que vai dar.

Boa sorte com os preparativos!

Beijos!

Vitor