Friday, June 19, 2009

hsbc - 5. Internet Banking

Pessoal, este é, finalmente, o meu primeiro post! Não imaginei que fosse demorar tanto. Mari bem que tentou me animar para escrever alguma coisa, mas não adiantou muito. Mas agora não tenho mais desculpas para não escrever. Estou com tempo livre pois deixei o emprego na última semana e agora estou "trabalhando" em tempo integral nas pendências para a nossa viagem.

Segunda-feira à noite eu ativei o internet banking das nossas contas no HSBC do Canadá. Quem acompanha nosso blog sabe que tínhamos contas bancárias no HSBC aqui no Brasil e abrimos duas contas no HSBC do Canadá: uma conta corrente (chequings account) e uma poupança (savings account).

O objetivo de termos aberto as contas por lá foi o de começar a fazer compras com os cartões de crédito de lá para começarmos a ter um histórico de crédito antes de chegarmos. Sendo que o tempo foi passando e acabamos deixando isto de lado. Todo o material que recebemos do banco (cartões, extratos, senhas e cheques) estava guardado numa caixa desde então.

Como temos que emitir as passagens aéreas, decidimos finalmente ativar os cartões de crédito. Mas antes de fazermos as compras queríamos ativar o internet banking para podermos fazer transferências para nossa conta e termos saldo para pagar a fatura do cartão.

Para ativar o internet banking liguei primeiro do skype para um número indicado na carta que recebemos do banco. O atendimento automático foi primeiro em inglês. Não ouvi muito bem mas entendi que poderia discar o 1 para alguma opção. Esperei por outras opções mas aí a gravação passou a falar em outras línguas. Disquei o 1 e a ligação foi para uma atendente. Ela primeiro confirmou uma série de informações como minha data de nascimento, endereço, data em que abri a conta, se a conta era individual ou conjunta e outras perguntas mais. Em seguida explicou que primeiro eu precisaria criar um código de 3 números (tele pin) e tendo criado este tele pin eu poderia habilitar o internet banking direto pela internet.

Na hora de criar este número eu precisava informar os 10 últimos dígitos do cartão de débito. Toda vez que eu digitava os números, ao final dava uma mensagem de erro. Foi aí que a atendente explicou que eu precisava ligar de um telefone convencional porque de um computador o sistema não aceitaria os números digitados. Como na ligação inicial ouvi a mensagem de que o número que eu estava ligando aceitava ligações a cobrar fiz a ligação do telefone de casa para um 0800 da Embratel e pedi a ligação a cobrar para o banco.

Resumindo a história, eu obtive o tele pin provisório e cadastrei o novo pelo telefone. De posse do novo tele pin consegui cadastrar as contas canadenses no global view do HSBC, tela onde vejo os saldos de todas as contas, tanto do Brasil quanto do Canadá. Depois disso, fiz a nossa primeira transferência para a conta corrente do Canadá. O limite é de USD 2,950.00 por dia e USD 9,000.00 por mês. O banco não cobra nenhuma tarifa mas é cobrado IOF pela operação. A transferência só foi realizada na minha terceira tentativa, já no dia seguinte.

6 comments:

Fernando e Silvia said...

Oi Daniel, nós já fizemos tudo isso, mas temos um problema, temos um dinheiro pra transferir da venda de um imóvel, e esse limite é muito baixo, mais o único oferido pelo internet banking. A outra alternativa seria a transferência de patrimônio, mas com um procurador no Brasil e pagamento Imposto de Renda, então se tiverem que transferir um montande maior sugiro que começem logo, pois demanda um pouco mais de tempo para ter uma quantia maior de dinheiro disponível aqui.
Sucesso pra vocês,
Silvia

Chocólatra said...

Daniel,
Bem vindo ao mundo dos blogs! Que vc se anime a escrever sempre! Valeu pelas dicas, passaremos por isso em breve!
Abraço

Sara e Vitor said...

Fala Daniel, tudo bem com você!?

Seja bem vindo ao mundo da blogosfera! É bom tê-lo por aqui também!

Também acho que esse post demorou muito, viu? Mas foi um excelente post, pois estou pensando em abrir uma conta canadense no HSBC assim que recebermos o pedido dos exames!

Apareça mais por aqui, ok? Temos que tomar esse mundo das mulheres, pois elas são a maioria!! Hehehehe...

E a Mari, como está? Manda um beijo para ela, ok? Um grande abraço para você!

Vitor

Ju said...

Mari!! Quanto tempo!!! Tava bem relapsa com os blogs agora li tudo o que perdi seu! E aí, já tá com a data marcada? Final de julho, mesmo? =)

Beijos,
Ju

* Serena * said...

Daniel, parabens pelols post!rs

Olha, ficamos mto tentados a abrir a conta no HSBC, principalmente depois de ler o blog de vcs e do Alexandre, do "Brasilia @ Canada".

Estamos estudando a possbilidade, ainda mais nesse "pós-crise" acho que esse historico vai ser importante!

Bjus pramvocês!

Flávio Café said...

Olá Daniel e Mariana, estou atualmente morando em Recife e fico feliz que o processo de vocês tenha se finalizado. Boa sorte, uma ótima viagem e felicidades para os dois nesta nova fase. Um dia que sabe não nos encontramos por lá?!

abs