Monday, June 29, 2009

Aluguel no Canadá - considerações

Mudar de casa não é nada fácil. Quando essa mudança é para outro país, então, nem se fala! A gente não conhece direito as "regras do jogo" e precisa jogá-lo, anyways.

Desde o iniciozinho do processo (leia-se: mais de 2 anos atrás!) eu pesquiso sobre casas e apartamentos no Canadá. Pois é, eu sou mesmo meio viciada em pesquisar! Já visitei muitos sites não só de aluguel, mas de venda de imóveis também, pois a curiosidade é sempre mais forte e, nos sonhos, podemos morar até no castelo da Cinderela, né? Assim, vi mansões lindas de 7, 8 quartos, em lugares paradisíacos e pensava "peraí... isso aí existe mesmo?". Mas, felizmente, sempre tiro o sapatinho de cristal e volto para a realidade.

E nossa realidade é a seguinte: vamos nos mudar e precisamos de um lugar para ficar.

Inicialmente, eu acreditava que era assim, no singular: um lugar para ficar. Depois fui entendendo que eu (cheia de frescuras e perfeccionismos) não poderia fechar um contrato de aluguel de um ano sem ter visto com os próprios olhos o objeto do negócio. Li diversos relatos de blogueiros recém-chegados e decepcionadíssimos com o apartamento alugado à distância. E assim fui considerando o plural: lugares para ficar.

Chegamos à decisão de que ficaríamos num lugar temporário por um mês, tempo que consideramos suficiente para dar entrada na documentação canadense, recebê-la e procurar o local "definitivo". E, assim, comecei a procurar hotéis, bed&breakfasts, guest houses e apartamentos mobiliados para curta temporada. Fiquei preocupada quando percebi que nosso budget mensal era bem menor do que o valor cobrado, mas depois conversamos e resolvemos aumentar um pouco esse valor apenas para o primeiro mês e tiramos os hotéis da jogada. Tem também a questão das Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver... Os preços de aluguel estão subindo bastante por conta deste evento e daqui a pouco vai ser bem difícil encontrar algo razoável por um valor justo.

No início, não estava encontrando muita coisa interessante, pois a preferência era por um cantinho relativamente novo, bem localizado, com os eletrodomésticos incluídos (máquinas de lavar e secar também) e por um precinho legal ou, ao menos, justo (e pra saber se o precinho é legal e justo, só pesquisando mesmo!). Mas aí fomos abrindo mão de umas coisas aqui e ali até que conseguimos encontrar várias opções interessantes!

E no meio de tantas opções, uma preocupação constante: como ter certeza de que você está alugando uma lugar legal à distância? Primeiro que eu só dou atenção a anúncios com foto, mas mesmo assim, como ver pela foto se o local é limpo, por exemplo? Isso só fez reforçar a decisão de fecharmos um local para apenas um mês! Se o negócio estiver muito ruim, a gente aguenta!

Sobre o fator localização, decidimos que neste primeiro mês ficaríamos num local central, para estarmos perto de tudo e podermos resolver as coisas com mais rapidez e facilidade. Às vezes restringia minhas buscas a downtown Vancouver, mas como sei que os outros bairros e cidades são muito próximos e o acesso é muito fácil pelo transporte público, ia sempre no Google Maps e via se determinada opção era viável.

Assim, achamos uma opção que nos atendeu super bem: uma guest house em Vancouver, a pouco mais de 5km do downtown. A opção é um quarto com banheiro privativo, lençóis e toalhas, limpeza uma vez por semana, TV, telefone, internet, microondas e frigobar, podendo usar livremente a cozinha da casa e a lavanderia. Uma vez por lá, esperamos poder conversar e conhecer os donos da casa e já manter contato com pessoas que podem acabar tirando dúvidas e dando dicas. Ainda não fechamos, mas devemos fazer isto até o fim desta semana. O que vocês acham?

Estou organizando um monte de links que venho garimpando nos últimos tempos. Devem sair do forno no próximo post!

E vocês? Alguém tem dicas e experiências para compartilhar?

10 comments:

Sandro e Família said...

Mari,

A escolha do primeiro cantinho é muito importante e dei muita sorte em encontrar nosso esconderijo em Port Moody.

Gosto muito daqui e espero continuar por um bom tempo por esses lados.

Boa sorte na escolha !!!

Abração

D. e CM. said...

Mariana tudo bom?
Eu e meu marido resolvemos alugar uma executive suite (como a sua guest house) por 1 mes , o tempo de se estabilizar em calgary, pelo menos ja vem com tudo (toalha, luz, internet, tv a cabo, talheres etc). É meio carinho mas eu ate estava vendo se conseguiamos alugar daqui do Brasil mas é bem chato e complicado
Boa sorte para voces!
Boa semana

Danielle

Fernando e Silvia said...

Oi Mariana, acho que é impresindível a recomendação de quem já morou ou no lugar, ou no bairro. Os amigos blogueiros de Vancouver poderão te ajudar!!! Eu fui em lugares recomendados e não me arrependi, depois escolhi o que achei melhor pra minha família. Já s B&B´s tem que olhar pessoalmente mesmo, tem de todos os preços, pessoas, limpeza e propaganda falsa. Boa Sorte pra vocês,
Silvia

Simone said...

Mariana, concordo com vc tem que ver ao vivo pra alugar. Olha conseguimos achar um lugar aqui bem rapido, em apenas 7 dias, demoramos 10 pra mudar por conta da compra dos moveis. Não precisa se preocupar com a questão do endereço, ficar num lugar por um mes por causa dos documentos. Quando fizemos o landing não demos o endereço para receber o PR, isso pode ser feito por telefone depois, ou vc colocar de algum amigo e quando chegar ele te passa, o nosso PR chegou com 3 semanas, mas tem gente que recebe mais de 40 dias depois. Outra coisa em outras cidades como Northvan, Burnaby, tem tudo pra vcs fazerem os outros documentos, o SIN vc faz na hora e já recebe o numero, é muito tranquilo. Então derrepente um lugar que vc possa sair quando quiser, e não ficar "presa" 1 mes pode ser mais interessante.

Juliana said...

Oi Mari,

Como te falei me indicaram o www.vancouverfurnished.com é um apartamento com tudo incluido (internet, eletricidade, telefone, eletros) é um pouco mais caro que o normal (+- U$ 1200/mes). Ele não é muito central, mas com skytrain perto em no maximo 20 min vc está no centro.
Boa sorte na procura.

Bjs,

Ju

Ju said...

Oi Mari,

Não posso te ajudar muito quanto a Vancouver, quando chegamos aqui achamos apê em 1 semana, foi bem tranquilo. Mas te digo uma coisa: não confie nas fotos. Foto engana muito! Tinha lugar com fotos lindas que era horroroso e lugar com fotos ruins que era bem ajeitadinho. Aqui tem bastante revistinha com vários lugares para alugar pra pegar de graça, geralmente tem do lado do jornal ou na saída do Canadian Tire, essas revistinhas costumam ter várias opções.

Abraços,
Ju

Eliane said...

Acho que vc está correta,
um lugar provisório primeiro e depois vc acha coisa melhor.
Boa sorte nessa etapa.
Bjs, estou torcendo por vc.
Eliane

Ingrid said...

Oi Mariana!! uma amiga achou o teu blog e me mandou o link dizendo q está a minha cara!! E realmente me identifiquei muito! Poderia ter sido escrito por mim! = ) Vou para o Canadá com duas amigas em Março de 2010 e tenho as mesmas preocupações e frescuras hehe q as suas! então obrigada por fazer esse blog!! tá de grande ajuda e uma delícia de se ler!

Tony said...

Olá Mariana.

Talvez você já conheça estes sites. Eles são um compêndio de anúncios sobre literalmente TUDO.
Na parte de imóveis existem muitos anúncios legais de aps e casas de aluguel.

www.craigslist.com
www.kijiji.ca

Boa sorte.

EMN said...

Mariana, quando ficamos e Vancouver para estudar, arranjamos uma casa de família em Burnaby. Cidade colada a Vancouver, muito bacana e tranquila. De onibus demorávamos 20 minutos até downtown. Já meus cunhados alugaram um apto em downtown, tipo flat, por um preço de mais ou menos CAD $800 / mes. Perto daUniversidade.