Tuesday, May 12, 2009

amiga leitora - 1. UNHAS

Amiga leitora,

Estou passando por um "grave" dilema! A situação é a seguinte: tento fazer as unhas sempre no salão pra aproveitar os últimos dias de mordomia que me restam ou me empenho em fazer as unhas em casa, by myself, e treinar bastante para a nova fase "faça tudo (sempre!) você mesma"?

Há umas semanas atrás, num domingo de nada-pra-fazer, resolvi fazer minhas unhas e pintar de vermelho! Se algum 'amigo leitor' estiver lendo, é fundamental saber que pintar de vermelho é um super desafio (mancha que é uma desgraça e é muito difícil de limpar!). Bom, definitivamente eu queria testar meus limites... hehehe... E não é que ficou bem razoável? O único problema foi que comecei o trabalho umas 10h da manhã e só fui terminar lá pras 12h30, 1h da tarde! E só as mãos!! Até trabalho de parto é mais rápido do que isso!! Mas fiquei super empolgada e me sentindo "A" manicure!

Hoje, depois de umas 2 semanas de recesso total, aproveitei a hora do almoço pra ir ao salão. Pé e mão em 1h! Perfeccionista que sou, raramente fico satisfeita e chego em casa logo aparando as cutículas que ficam sobrando (sim, meninas, eu sei que tirar muita cutícula faz mal, mas já falei aqui da minha compulsão!). O fato é que em uma horinha apenas saí de lá ajeitadinha e de vermelho! ;)

Infelizmente, nunca mais me senti disposta a gastar 2, 3 horas fazendo as unhas. O tempo está realmente escasso e a prioridade nunca é cuidar disso. De qualquer forma, penso que na medida em que vou treinando, meu tempo pode ir diminuindo e com isso vou ficando mais motivada, mas mesmo assim (pelo menos quando for pintar de vermelho) ainda terei que passar algumas vezes pela maratona das 2, 3 horas...

Bom, queria saber como vocês fazem pra se virar com isso no Canadá, ou como estão se planejando para tal (se é que estão), já que manicure/pedicure por lá é suuuper caro. Alguma dica? Alguma solução mágica pra fazer as cutículas não crescerem nunca mais? Algum produto milagroso à base de neve? Please, help me! ;)



a coluna "amiga leitora" deste blog foi criada para tratar dos mais importantes assuntos de mulherzinha relacionados à vida no Canadá.

18 comments:

Anonymous said...

Mariana, ainda vou demorar para chegar em Vancouver. Meu processo é de nov 2007 (ou seja, haja paciência...) mas já tenho uma solução para os problemas de manicure. Vou te contratar!!!!
Bjs
Marcia

ChrisFried said...

Oi, Mariana!
A unha vem com a prática, eu consigo fazer a minha em no máximo 1 hora, claro que só mão; mas fica perfeita!!! O pé foi um pouco mais dificil adquirir prática por causa da posição, mas agora aproveito meus banhso de banheira para colocá-lo em dia.
Se vc acha a unha dificil, imagina depilar. E elvo de 3 a 4 horas.
Bjos

Carolina e Moacir Stein said...

HAHAHAHA...eu também sou compulsiva com relação às cutículas, meu alicate não sai do banheiro, bem ao lado de uma pomada que uso quando sinto que pode infeccionar... mas é raro acontecer. Das cutículas das mãos tiro sempre alguma coisa após cada banho, quando as estão molinhas, e mantenho a base quando não tenho tempo de pintá-las. As dos pés é um desafio maior, e, com certeza, mais demorado, até por causa da postura que fico, mas não impossível, faço geralmente nos fins de semana, até gosto de ficar cuidando delas, mesmo tendo outras coisas a fazer, mas quando termino fico satisfeita e gostando mais da minha aparência. Quando pinto de vermelho fica corado de leve ao redor por onde passa o algodão que retira o excesso, mas depois do 1º banho ele desaparece e fica tudo bem e se algo permanecer passo algodão com acetona de novo. Todos os dias tiro cutículas, nunca tive grandes problemas, minhas unhas estão bem sadias. Raramente vou ao salão fazê-las, acho que isso me será útil quando chegarmos lá, pois as informações que recebo não são nada agradáveis. Eu tinha dificuldade em fazer francesinha, realmente passava hooooooras. Da ultima vez que fui ao salão a manicure fez os risquinhos brancos passando somente metade do pincel ("sujando" uma parte dos dedos) em menos de 3 min.!!!! Ela só fazia limpar depois com acetona o excesso que ficavam nos dedos, ainda não testei a minha coordenação motora dessa forma, eu colocava adesivos para não errar o traçado. Mas, eu acho sim, que você com treino fará em menos tempo e pense sempre que terá um bom resultado, com o tempo fará mais rápido e não gastará CAD$30,00 (por semana!!) por uma manicure correndo o risco de não ficar bom e trazer algo de ruim para a saúde de suas unhas. Infelizmente ainda não conheço nada mágico para tirar cutículas, hehehe... ficarei acompanhando os próximos comentários para aprender mais tbm, rsrsrs....

Um abraço!
Carol

Sergio said...

Olá Mari,

eu te aconselharia a usar a mordomia enquanto tem e deixar pra treinar aqui. Eu nunca fui em manicure e sempre fiz a minha; mas não me preocupo muito com essas coisas então não sou um bom padrão a ser seguido. Mas logo que cheguei aqui e fui visitar uma casa pra alugar, fui atendida por uma Real Estate toda chique, super bem vestida e maquiada. A mulher era quase impacável se não fossem as unhas vermelhas borradas. Eu tenho certeza que ela não sabe o que é palitinho com algodãozinho na ponta. Eu quase me ofereci pra fazer a unha dela e começar minha experiencia canadense porque qualquer coisa que eu fizesse ficaria melhor que aquilo!!!
O jeito é no começo tentar um esmalte bem clarinho e ir escurecendo com a pratica.

bj
Mari

Chocólatra said...

Mari,
eu não acredito nada no "eu faço eu mesma em casa" pois comigo não funciona...eu acabo enjoando de dar uma de manicure depois de um tempo e fora os bifes de tiro por cutucar demais...desisti e me entrego as manicures mesmo. Lá em Vancouver a unha custa $50,00 pé e mão, pelo que fiquei sabendo de uma pessoa que acabou de voltar de lá. Eu acho esse preço razoável para pagar sendo que vc vai fazer os pés MUITO raramente pq eles vão estar sempre cobertos. Então, penso em pagar a mão toda semana e o pé 1x por mês. No verão 2x por mês. Não podemos bobiar em não levar nosso material pra lá pois ouvi dizer aque tem muita Hepatite C rolando entre as manicures de lá.
Bjkas gdes!

Lucianna said...

Olha, ate que da pra encontrar precos menos salgados, soh que eles nao tiram cuticula...
Eu sempre fiz as minhas unhas, pois tinha medo que a pedicure machucasse meu pe a ai pra entrar as sapatilhas ia ser o terror, entao comecei a fazer by myself, no comeco levava 3 horas, hj levo 1:30 pe e mao, tem que praticar.... Acho muito chato fazer o pe mas como disse antem nao tenho coragem de entregar os meus pes pra elas...

Pratique, pratique, pratique!!!

Ah, e quanto ao creminho pra cuticula, vc pode comprar o da Avon, eh bem bonzinho e reduz bastante a quantidade de pele, ja no Canada tem da Sally Hansen, tb aconselho vc a sempre usar creme pros calcanhares pois la forma muuuitaaaa rachadura por causa do clima seco.

Bjks

Temperatura Máxima no Canadá said...

Oiii,

Bom, não sei se vc sabe, mas eu fui cabeleireira e manipedicure por 8 anos... No momento, minha atual atividade são cursos de "reciclagem" nessa área, pois vou retomar essa profissão lá nas terras geladas...hehehe

Se quiser ir ao meu "salão" fica o convite...hahahaha Se precisar de umas dicas é só falar tb...rs

Bjs

Rosi

Cadê Canadá? said...

Olá Mari!!
Eu também tento treinar aqui... mas, assim como vc, fiz uma vez a mão e levei exatas 2 horas... e ainda fiquei com dor de cabeça de tanto olhar fixamente pros dedos... da segunda vez foi muito pior pq tentei fazer o pé. Tinha acabado de almoçar e fiquei encolhida que nem tatu bola por mais duas horas pra tentar alcançar a posição menos deconfortável... resultado: ficou uma porcaria e fiquei com uma baita dor de estomago e de cabeça...depois disso desanimei... mas, como acho que não temos muita escolha, vou deixar o estômago vazio e tentar de novo...enquanto isso aproveito a mordomia!
Beijks
Carina.

Erika e Reuel said...

Mari
bom, eu fui criada de uma forma que no presente momento me favorece muito, como na minha familia tem muita mulher, pesava pra minha mae ficar pagando manicure toda semana pra todas...haha..imagina so...
entao desde pequenininha, eu faco as minhas unhas e como eu nao tirava cuticula, eu nao tenho cuticula quase...resumindo, so vou na manicure qd tem casamento pra ir e olhe la,...raramente vou, a ultima vez q eu fui foi em agosto de 2007...ehhehe...entao eu pratico desde mt nova, mas nao tiro cuticula, so as vezes mesmo! o jeito de vc aprender eh a pratica mesmo! Eh tentando q vc consegue!!
Acho que nao tem nehum produto que faz milagres...hehehe..e negocio eh praticar!!!
um bjao!!

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem com você?

Eu achava que iria ser o único homem a deixar um recado nesse tema, mas vi que tem o amigo Sergio também. Hehehehe...

Vocês mulheres são uma graça, viu? Hehehehe... Acho que eu não daria para ser mulher, é muita coisa para se preocupar! Obrigado papai do céu por eu ser homem! :P

Bom, eu faço assim, quando minhas cutículas estão com meio metro, eu puxo com o dedo mesmo, é ótimo, no outro dia fico com os dedos doloridos! Espero que essa dica seja útil! Hahahahaha...

Acho que a Sara iria gostar desse tema, mas, ela não muito de ver blogs.

Grande beijo, Mari.

Vitor

Neuzinha said...

Oi Mari,

O negócio é praticar. Eu ainda não tive coragem de ir a manicure aqui em Van por dois motivos: primeiro pelo preço e segundo por receio. Já li várias reportagens falando da falta de higiene das manicures aqui. Elas não tem o costume de esterelizar os intrumentos como aí. Aliás, essa questão de higiene aqui, é um pouco complicada. O povo não costuma lavar as mãos nem frutas. Há sempre placas nos banheiros públicos encorajando o povo a lavar as mãos.
Bem, agora com a chegada da primavera e todo mundo tá colocando os pés de fora,eu tô tentando fazer o melhor q posso mais ainda não consegui. O q me ajuda muito pra remover a cutícula, é um creme da avon q eu trouxe. Sugiro q vc traga todos os seus intrumentos e q pegue umas dicas com sua manicure.

Inté, Neuzinha

Fernanda said...

Oi Mari,

Neste aspecto não tenho problemas, pois em casa a gente sempre fez as nossas próprias unhas. Então sempre fiz minhas próprias unhas. Quanto às cutículas, eu não gosto de tirar muito, então uso o creminho da Avon que é ótimo e tiro as cutículas muito de vez em quando. Já anotei a dica da Luciana, quando chegar lá, vou comprar esse outro creminho. Quanto aos pés, eu procuro sempre passar um creme para que não fiquem ressecados. Dificilmente tenho que lixar os pés :-). Vá treinando que logo vc fará suas unhas em menos tempo ;-)

Bjs
Fernanda

Unknown said...

eu comprei aqui mesmo no BR um produto removedor de cutículas... olha.. funciona bem.. são 3 minutos e vc passa aquela espátula em formato de v e ela "come tudo"... imagine o que não deve ter por lá...

mas eu ainda tenho planos de montar um mega salão de beleza no canadá.... vou levar as manicures daqui.. todas serão sócias... hehehehe e com preços justos, pão de queijo e guaraná... não seria o máximo????

beijocas

Unknown said...

ai ai ai, que bom que gostou do blog...

quanto ao nome, sorry... falha técnica... é o (prepare-se para o nome, parece coisa do casseta e planeta)Instant Cuticle Remover
Maximum Strength, da Sally Hansen (http://www.sallyhansen.com/product.cfm?product=61)
repare nessa frase :"melts away and breaks down excess cuticles." funciona meeeesmoooo.

e um outro da mesma marca que adorei tb é o Nailgrowth Miracle Salon Strength Treatment (http://www.sallyhansen.com/product.cfm?product=111).. funcionou tb que é uma maravilha.....

beijocas

Eliane said...

Oi Mariana,
isso mesmo não esqueça de trazer uns 2 ou três pares de sapatos bons e confortáveis, porque provavelmente você vai demorar para achar um bom por aqui. ( adorei a estória das unhas vermelhas). Ainda não fiz as minhas por aqui, só empurrei a cutícula, lixei e pintei).
Bjs, Eliane

Anonymous said...

Descobri um esmalte vermelho da Colorama que a parte que não fica na unha, sai com água. Eu pintei o esmalte, deixei secar, e fui tomar banho, sem tirar os excedentes. No chuveiro, descasquei a tinta excedente, dando os retoques. Minha mão ficou perfeita, sem manchar! Depois te passo no nome do esmalte.

Anonymous said...

Olá Mariana!
O esmalte é Nutriverniz Colorama cor maça. Eu não sei se é só com este esmalte ou se com outros da Colorama também funciona esta tática (e até as outras marcas). Mas fica a dica. Bjs

Adri said...

Mariana, olá !

Não resisti e resolvi te escrever. Eu e meu namorado pretendemos ir p/ o Canadá em dezembro. Na realidade não entramos com processo de imigração, vamoS como estudantes (3 ano de curso + 3 anos para trabalhar) e se der tudo entraremos com o processo depois da experiência adquirida. Enfim, li teu post e resolvi escrever. Depois de muita prática hoje consigo fazer minhas unhas (e isso inclui pintar de vermelho) tranquilamente. No inico era um terrorismo, mas me viro em 1 hora tranquilamente. O problema todo é o pé direito, cruzes, nunca fica igual ao o esquerdo, mas como nunca pinto as unhas do pé de vermelho, caso o desastre seja inevitável, nunca aparece pois uso cores claras. Meu conselho é não cair na tentação profissional e sempre fazer as suas unhas, pois só assim vais virar uma profi, risos. Sabe que tem dias em que estou de saco cheio e não me animo. Começo o processo no sábado, tirando as cutículas e pintando de base. No domingo a tarde eu pinto de vermelho. E depois de um tempão eu tiro os borroquinhos. Trabalho por partes, risos.. Tem dias que dá certo.
Grande abraço !

Adri