Wednesday, April 29, 2009

lá em vancouver - 12. QUALIDADE DE VIDA

"Para que cidade vocês vão?"

Essa é uma perguntinha bem freqüente na vida dos imigrantes to-be, hein? Pra gente, a resposta sempre foi fácil, pois já morei em Vancouver e pude conhecer o local, as pessoas e gostei de tudo o que experimentei (até da chuva!). Realmente, não sei se a decisão seria diferente se eu tivesse morado em Toronto, em Ottawa ou em Montreal... Apesar destas cidades serem lindas também, Vancouver é ainda mais! Junte-se à beleza um astral gostoso, com várias opções de lazer ali juntinhas, separadas apenas por uma leve caminhada ou um rápido passeio de ônibus, sky train ou sea bus.

Bom, mas o objetivo deste post é dizer que tudo isso e mais um pouco não é invenção da minha cabeça! A consultoria Mercer divulgou sua pesquisa anual sobre qualidade de vida e como vem acontecendo nos últimos anos, Vancouver ficou super bem colocada em 2009, na 4ª posição.

As outras principais metrópoles canadenses também não fazem feio, não! As top 5 do Canadá são:
  • Vancouver, na 4ª colocação geral
  • Toronto, na 15ª colocação geral
  • Ottawa, na 16ª colocação geral
  • Montral, na 22ª colocação geral
  • Calgary, na 26ª colocação geral
Ou seja... pra onde você estiver indo, vai estar fazendo uma boa escolha!

Mas por que Vancouver vem se destacando no mundo por sua qualidade de vida? Bom, as respostas que eu daria para esta pergunta vocês já conhecem ou podem conhecer dando uma olhadinha nos outros 11 posts da coluna "lá em vancouver". Já para a pesquisa da consultoria Mercer, são utilizados os seguintes fatores: ambiente político e social, economia, ambiente sócio-cultural, saúde, educação, meio-ambiente, transportes e serviços públicos, lazer, bens de consumo e moradia. Portanto, vejam que beleza é importante, mas não é o fundamental, hein? ;)



a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

4 comments:

Unknown said...

ah... parabéns.... é muito bom saber que se vive em um lugar desses...

Sua vontade said...

Oi Mari,

Melhor do que ler a pesquisa, poder estar aqui. Pra nós será muito difícil se pelas questões de emprego tivermos q mudar daqui.
tô esperando vcs,.

Inté, Neuzinha

Chocólatra said...

ee viva nossa escolha!!! Não sabia que tinha morado em Van (só para os intimos..rsrsr). Qdo vão de vez??
bjkas

Temperatura Máxima no Canadá said...

Realmente, deve ser delicioso lá... Parabéns pela escolha.

Bjs

Rosi