Friday, March 20, 2009

Planejando trabalhar no Canadá?

Acabei de ler a notícia de que o governo canadense disponibilizou um novo recurso para ajudar os imigrantes a se colocarem mais rápido no mercado de trabalho do país.

Trata-se de um guia completo com informações sobre aspectos diversos da vida no Canadá, línguas oficiais, mercado de trabalho, documentação para trabalhar e equivalência de credenciais. Eu dei uma olhada rápida no Planning to work in Canada? An essential workbook for newcomers e gostei bastante. Pareceu ser bem completo e é cheinho de links (alguns velhos conhecidos e outros novos para mim). Vale a pena tanto para quem está começando agora a pesquisar sobre o assunto, quanto para quem já tem informações e deseja complementá-las.

As seções deste super-guia são:
* A - Living in Canada
* B - Canada's Official Languages
* C - Finding a Job in Canada
* D - Work-Related Documents
* E - Education and Academic Credentials

Além do guia, descobri no mesmo lugar a Working in Canada Tool, uma ferramenta muito legal que faz uma busca personalizada sobre informações da sua profissão em diferentes locais do Canadá. Basta seguir o simples e rápido passo-a-passo do sistema:

* Passo 1: informar o seu NOC, ou seja, o código da sua profissão no Canadá. Se não souber, a própria ferramenta ajuda a encontrar;
* Passo 2: escolher a província ou território de preferência;
* Passo 3: escolher a região de preferência;
* Passo 4: ler o relatório de informações.
OBS: a qualquer momento você pode mudar as opções escolhidas e fazer novas pesquisas, comparando, por exemplo, a realidade de uma mesma profissão em vários locais diferentes.

Descobri que o valor médio pago por hora para a minha profissão (NOC 1122), em Vancouver, é de $25.82. Com um trabalho de 8 horas diárias, o salário mensal ficaria em torno de $4,000.00!!! Vi também que as perspectivas para 2009 da minha profissão são de crescimento! Pois é... nada mau meeeesmo, hein? Só preciso encontrar este bendito emprego chegando lá!

Fica a dica, então. Espero que gostem e aproveitem! ;)

9 comments:

Anonymous said...

Oi Mariana..é eu vi este guia hoje tb..ate pensei em fazer um post..mas vc foi mais rapida hahahaha...ficou super bom!!!
bem explicadinho
Grande beijo

Sandro e Família said...

Mari

Parabéns pelo post como sempre muito bem escrito e detalhado que com certeza irá ajudar quem está a procura de emprego aqui em terras do norte.

Abração

D. e CM. said...

Mari,
Excelente post , fiquei feliz em saber que , na BC a profissão do meu marido ganha mais do que em AB, srsrs escolhemos Calgary mas Vancouver mora no meu coração.

No caso da minha profissao, vou ter que deixa-la um pouco de lado, e pretendo começar outra no Canada.

Obrigada por ter passado la no blog e deixado um recadinho. Meus pais ainda ficam meio assim , mas aos poucos, ouvindo relato de alguns parentes aqui em Israel que tem filhos no Canada, ele meio que se conformou. Mas, para nao trazer mais chateações eu nem comento mais...vamos deixar rolar e curtir o momento.

Tudo de bom pra voces e que logo segunda feira a MJ ligue pedindo o passaporte de voces

Bj
Danielle

Temperatura Máxima no Canadá said...

Oi Mari,

Que bacana esse guia!!! Esse site do Canadá é um poço sem fundo...hahaha Qto mais mexe, mais aparece...
Esse guia vai ser mais um dos meus guias de cabeceira da cama. Minhas leituras diárias...hahaha

Que ótima notícia essa da sua profissão. Vamos torcer, SIIIIM, para vc arranjar um empregaço assim que chegar nas terras geladas. Sorte, sorte, sorte, amiga!!!

Bjok

Rosi

Taís Jacques said...

Parabéns Mariana, por esta notícia maravilhosa!!

Tomara que vc ache o seu emprego ideal, o mais rápido possível!!

bjs

Taís Jacques

César, Valéria, Lara e Anaclara said...

Já foram pros meus favoritos. Valeu pela dica, super importante.

E a vida segue...

Anonymous said...

Mari parabéns pelo post! Seu blog é um dos mais informativos que existe. Sempore com posts úteis, bem escritos e detalhados.

Beijos,
Ju

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem?

Nossa, que legal! Obrigado por compartilhar essa grande dica com a gente!

Vou dar uma olhadinha na minha profissão para ver as previsões futuras como andam! :D

Adorei o post!

Beijos,

Vitor

Anonymous said...

Oi Mariana,

não sei se vc lembra de mim, sou a Lidiana, irmã da Mariana e da Carol de Fortaleza.
Primeiro, parabéns !!!
Estamos com viagem marcada para Recife para também fazermos os nossos exames médicos, nosso destino, por enquanto, é Mississauga. bom saber que teremos conhecidos nas terras geladas.

um abraço,

Lidiana