Monday, December 1, 2008

Mudanças no processo federal

Como a maioria já deve ter visto por aí, foram anunciadas as mudanças no processo federal, na categoria Skilled Worker, para quem deu entrada depois de 27 de fevereiro de 2008.

Confesso que meu queixo caiu! Só 38 profissões em demanda? A minha mesmo não está mais na lista e elas estão mesmo bem reduzidas, bem focadas! Fiquei pensando nas pessoas que deram entrada depois de 27/02 (não é o nosso caso), cheias de esperanças, torcendo para que as mudanças não fossem muito grandes e, sendo este o caso, esperando que continuassem enquadradas. Eu não sei como vai ser agora para quem não enquadra mais, mas pensei em algumas opções:

Opção 1: pedir o dinheiro de volta e desistir, afinal o Brasil continua sendo o país do futuro...

Opção 2: pedir o dinheiro de volta, estudar bastante francês e dar entrada no processo de Quebec (tudo isso pra ontem, pois quem disse que o processo de Quebec não pode mudar também?).

Opção 3: procurar desesperadamente um empregador gente boa no Canadá, que tope mandar uma job offer nesses tempos de crise.

Opção 4: conseguir um visto de estudante ou trabalhador temporário, passar um tempo por lá, provavelmente gastando bem mais do que ganhando, e se tornar eligible na Canadian Experience Class.

Opção 5: ser outstanding no que faz e ver se tem alguma condição de ser aceito diretamente por alguma província, através da classe Provincial Nominees.

Opção 6: entrar em contato com universidades canadenses, encontrar um bom programa de mestrado ou doutorado, aplicar, ser aceito, conseguir uma bolsa de estudos interessante (leia-se: algo que dê pra pagar os custos básicos da família, sem qualquer luxo). Depois, solicitar a residência permanente através das opções 4 ou 5.

Opção 7: ter bastante grana (C$ 400,000.00) para investir na economia do país e dar entrada através da Business Class, como investidor, empreendedor ou autônomo.

Opção 8: ter parentes morando no Canadá que possam realizar o processo de Sponsorship.

Será que tem mais alguma forma? Será que o departamento de imigração vai mesmo seguir à risca essas mudanças? E agora???

9 comments:

Ninha said...

Nossa, que balde de água hein ....

Mas e isso ai, nada de parar agora, respeira fndo e bola p/ frete, tem que haver outros meios !

Graças a Deus ficamos dentro Mari...

Um bj no 6

Ju said...

Minha profissão tb não está na lista...se fosse pra tentar hoje ou depois do dia 27/02/08 eu não teria chances...existem alguns outros programas provinciais que valem a pena checar o de Manitoba e Alberta por exemplo. Sem contar que se a vontade de sair do Brasil for muito grande ainda existem processos de imigração para Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália.

Beijos!
Ju

* Serena * said...

Mari, eu tb vou te contar fiquei chocada quando o Sandro me contou! O que mais me chamou atenção foi que a maioria das profissões em demanda são para cargos gerenciais!

Pra quem tomou esse balde de água na cabeça, acho melhor ver os processos provinciais. Em Manitoba, por ex, vc só precisa estudar 1 ano de pós, por exemplo, e conseguir um emprego, e ai eles te dão a residência permanente. Acaba sendo uma opção.

Acho que o mais importante é ver em qual proviíncia sua área está mais em alta, porque no Québec, por ex, as áreas de hospitalidade, TI, engenharias e Pesquisa & Desenvolvimento são as mais solicitadas - e nenhuma delas entrou nos NOC do consulado.

Bjus

Anne Caroline said...

Mari...

Ai ai.. Sabe de uma coisa? Maridão que vai ser o aplicante principal, vai dar tudo certo - se fosse o contrário, não teria condições, já que comuniação não entrou na lista.. Mas esse "baque" acabou chamando a atenção para outros tipos de processos, que podem ser mais rápidos e menos desgastantes..

Beijos,

Anne

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem!?

Por essa nós também não esperávamos! Mas graças a Deus estamos dentro.
O governo canadense dessa vez passou uma vassoura sem dó e pena. Quantos sonhos não se foram com essa medida!? Quantos projetos de vida!? Mas ao meu ver, as comunidades de imigrantes não irão deixar por menos. Não sei até quando o governo vai suportar essa situação, eles estão sofrendo pressões por todos os lados, internas e externas. Acho que em breve teremos novas supresas.
Vamos aguardar pra ver o que vai acontecer nesse cenário maluco!

Beijos, Mari!

Vitor

K said...

Eu iria pra lá mês que vem fazer uma graduação, MBA ou mestrado. Sem ter que esperar processo, nem nada. A grana vai ser mais alta, mas acho que vale. Um ano depois você já sabe dizer se quer ficar ou se quer voltar e, no último caso, aplica pela Canadian Experience Class. Pronto! Menos tempo pra angústia, pra pensar, pra decidir, pra imaginar...

Beijo,

K.

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Realmente acho que essa lista tá meio por fora, mas enfim, resta a quem estiver fora pensar em alguma solução pra tornar o sonho possível.
Beijos

Der Doppelgänger said...

Apesar de ter entrado no processo antes de Fev/08, acho que dancei.

Pelo seguinte motivo. O bolo de 260.000 imigrantes, deverá ser compartilhado pelos dois processos. Tanto para quem entrou antes e depois de Fev/08.

E claro que a prioridade deve ser dada para a quem se enquadra na nova lista.

Se o bolo aumentasse, não me preocuparia. Mas agora estou me reprogramando para adicionar mais uns 6 meses on top dos 24 que tinha como média/estimativa.

E agora, José?

Der Doppelgänger

Carolina said...

Oi Mari!

Faz tempo que não deixo um recadinho....tenho certeza de que essa mudanças não serão tão duradouras.....vamos esperar pra ver!
abç,
Carol