Friday, December 12, 2008

Mais um e-mail

Todo mundo pensa o seguinte: quanto mais se enche o saco do Consulado, mais tempo eles perdem dando retorno e menos tempo eles passam avaliando os processos. Eu não penso mais assim, pelo simples fato de não acreditar mais nisso. Não acredito que eles estejam avaliando processos, se está tudo parado. E se eles não dão sinal de vida, tenho todo direito de ir atrás e reclamar. Nunca fui de esperar as coisas caírem do céu na minha vida, eu vou sempre atrás. Daí vocês tiram o quanto essa total dependência tem me deixado maluca.

O que realmente me incomoda não é a demora, mas sim a falta de previsão. Quero tomar as rédeas da minha vida novamente. É pedir muito? Um simples "seu processo será analisado no próximo mês" já seria uma maravilha, se este for o caso. Eu só preciso de uma data, seja ela em 2009, 2010 ou o que for! Só para exemplificar, o meu trabalho é por projetos. Nos últimos meses, deixei de participar de projetos importantes porque quando as equipes foram compostas, a previsão era de eu ir embora até o final deste ano...

Desabafos à parte, enviei mais um e-mail pra o Consulado. Entre outras coisas, reclamei que já completamos 21 meses de espera, enquanto o prazo inicial era de 16. Disse que estávamos nos prejudicando na vida pessoal e profissional por conta disso. Informei também que enviaria os atestados de antecedentes criminais e os formulários atualizados ainda essa semana (não vai mais ser possível), mesmo que eles não tenham sido solicitados ainda. Pedi ainda que me explicassem o critério de avaliação, já que processos com data de abertura após o nosso já foram avaliados. E a resposta:

"Your application is going through the required assessment process and be assured that we dedicate all our efforts to processing the applications as quickly as possible. Please note that you can provide the updated forms and police certificates from Brazil previously provided. Also note that you should not give up your employment, dispose of property or make any other commitment until your visa has been issued."

Fiquei 70% satisfeita com a resposta, apesar de ter certeza de que é a típica "copiar/colar". O fato de terem confirmado que poderíamos enviar os formulários e certificados atualizados deu uma esperança - mesmo sabendo que eles são mestres em acabar com esperanças...

11 comments:

Fernando e Silvia said...

Mariana, estou tentando acalmar meu marido, veja só, eu acalmando alguém! Mas ele está querendo mandar um daqueles emails malcriados pra lá, pois estamos na época de definirmos os projetos para o primeiro semestre de 2009, e esta indefinição está acabando com os nervos e com futuros projetos também. Vou segurar ele só até Janeiro, depois vou deixá-lo "chutar o balde", pois a paciência está no fim.
Boas festas e Boa Sorte com a documentação (parte II).
Beijos,
Silvia

Sara e Vitor said...

Oi Mari, tudo bem!?

Essa indecisão do consulado não é fácil de aturar mesmo. É preciso ter uma paciência sobrenatural pra suportar essa situação. Estamos na mesma agonia, só que de abertura do processo.

Infelizmente não tem muito o que se fazer, Mari. E dar tempo a eles pra que dêm andamento aos processos. Fica bem, viu? Forças!

Um grande abraço,

Vitor

Sergio said...

Olá Mariana,

eu sei bem o que vc está passando e em parte acaba sendo por minha causa, risos. Imagino que tendo recebido os pedidos de exames médicos causei uma grande angustia em um monte de gente com o processo anterior ao meu.
Eu estou analisando o timeline do ultranol (http://www.blur.com.br/blog/timelines/timelines.asp) e tentando encontrar uma explicação para esta aparente distorsão.
Eu tenho a impressão de que eles estão pedindo os exames médicos pela ordem de envio dos documentos para o consulado porque até agora não conheci ninguem que tenha mandado os doctos depois de mim e já tenha recebido a solicitação dos exames. Como vcs mandaram no final de janeiro e eu no inicio, acredito que logo logo vcs estarão recebendo o pedido, assim como a Silvia que é da mesma época. Pra aumentar a nossa angustia, estamos no final do ano e talvez eles só mexam nestes processos no inicio de janeiro.
Eu não acho que mandar e-mail para o consulado mude alguma coisa na análise dos nossos processos, mas ajuda muito a nos tranquilizar. Eu vivia pensando em pretextos para mandar um e-mail para a Maria João.

Espero que esta angustia termine logo e vc possa se angustiar só com as despedidas.

bjs

Ju said...

É Mari, esse pessoal do consulado não ajuda em nada na ansiedade. Espero que analisem seu processo logo!

Abraços,
Ju

Anne Caroline said...

Mari...
Imagino como vc deve estar se sentindo.. Poxa vida, esse processo como um todo, nos deixa meio que desestabilizaDos, né..? É preciso paciência, conviver com a dependência pelo consulado e força pra não desistir e afastar os pensamentos que insistem em aparecer de vez em quando..

Um beijo...

Anne

Ross e Rachel said...

Oi Mari,

Nós já mandamos carta para o consulado qdo estavamos esperando o pedido de documentos e a MJ foi bem simpatica e falou o mês que receberiamos a carta.
Eu acho q nós temos o direito de perguntar sim, pq não?
Mas agora vc tem que ficar calma e esperar, fazer o q né?

Abs,
Rachel & Ross

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Mari, o que mata é não podermos fazer planos, ficar tudo no ar. Eu tb detesto deixar a vida me levar, mas tenho aprendido com esse processo que não tem outro jeito...
Beijos e calma!

Andréa said...

Mari, eu também achava que ficar mandando e-mails pro consulado só atrapalhava. Até que na semana passada recebi um comentário no blog dizendo que o consulado estaria analisando os processos de maio de 2007. Como o nosso processo é de junho, ficamos animados e resolvemos mandar um e-mail pra Maria João. Eu queria mandar um e-mail todo explicadinho, dizendo o motivo pelo qual eu gostaria de saber que mês eles estavam analisando etc. O Edu - direto e objetivo como a maioria dos homens - me disse pra mandar um e-mail simplesmente perguntando: que mês vocês estão analisando? Simples assim. E foi o que eu fiz. E ela respondeu em menos de 10 minutos: estamos analisando processos de maio/2007. Ou seja, confirmou o comentário que colocaram no blog! Como a Marilena falou, deve haver algum critério para as análises - seja por data de envio dos documentos, seja pela ordem de chegada dos processos - mas o que importa mesmo é saber que eles estão trabalhando. Pode demorar, mas eles estão analisando os processos; não pararam de trabalhar, como muitas pessoas pensam. Então, agora é esfriar a cabeça, deixar passar essa época de festas - curtir Natal, Ano Novo e a família - e torcer pra em janeiro as coisas começaram e andar pro nosso lado!

Beijos e tudo de bom!

Andréa
www.picolecarioca.com.br

K said...

Eu sei que é horrível... Ah... como eu sei que é horrível! Mas, olha, eles estão trabalhando, sim... Tem gente recebendo pedido de exames, gente recebendo pedido de passaportes,... Pense que até junho (!!!) vocês estarão lá. É uma margem grande, suficiente para garantir que, pelo menos isso, é certo.

Beijo,

K.

Taís Jacques said...

Nossa Mariana achei super positivo o fato de o Consulado dizer que vcs pdoem mandar os certificados atualizados (lembra do caso do Sandro!) ele mandou e em seguida mandaram o pedido dos passaportes!! Quem sabe com vcs, não ocorre o mesmo!?

Vou continuar acompanhando o processo de vcs atentamente, tenho certeza que logo teremos ótimas notícias!! No mais, Um FELIZ NATAL E UM ÓTIMO 2009!!! QUE POSSAMOS NOS ENCONTRAR NO CANADA, ANO QUE VEM!!!

bjs

Taís Jacques

Anonymous said...

Oi! Pode mandar quantos e-mails quiser, quem responde não é quem analisa os documentos. A análise é pela data de início do processo, mas às vezes alguns passam na frente porque o oficial que o analisou é mais ágil. Há vários oficiais trabalhando nos processos.
Feliz Natal!