Friday, October 24, 2008

Papo de irmão

No início do mês, coloquei aqui no blog um pedacinho de um e-mail que meu irmão mandou pra família falando sobre o trabalho dele no Canadá. Aí eu quis saber mais dele e preparei uma entrevista pra publicar aqui. Ele topou responder e o resultado foi ótimo, bem-humorado e com informações que nem eu sabia ainda! É só conferir abaixo.

Primeiro, o seu perfil:

Nome: Bruno
Idade: 25
Prato favorito: FEIJOADA!!! Nada melhor…
Bebida favorita: Cerveja Brasileira
Se fosse um animal, qual seria? Um leão
Profissão: Engenheiro de Software
Gosta de fazer o que nas horas de lazer? Assistir a jogos de futebol, sair com amigos, cinema, restaurantes, descansar em casa com a família...
Está arrumando a cama todo dia? Claro, que não!!!
Por que você passa às vezes um tempão sem mandar notícias? Essa é pergunta difícil de ser respondida. Realmente não sei, mas o fuso horário atrapalha um pouco nas ligações, mas quanto a emails, that’s my fault!

Agora, a entrevista!

* Quando você chegou aí e por que escolheu Vancouver?
Cheguei em Junho de 2008, verão em Vancouver. Vim fazer um programa de estudo de Business English e ter uma experiência profissional em um ambiente de trabalho canadense, onde pudesse praticar meu inglês. E o porquê de vir pra Vancouver? Foi por já ter ouvido muito bem daqui, das oportunidades (Canadá em geral), da beleza da cidade, organização, paz, enfim, qualidade de vida, e também porque minha irmã viria morar em Vancouver enquanto eu estivesse aqui e minha namorada já estava no Canadá.

* O que você viu/fez aí que mais gostou?
Gostei bastante de aproveitar o calor indo a praias e parques. No verão, eu podia até ficar na neve (no topo de uma montanha) com bermuda e camiseta que não morria de frio. O verão aqui é bem quente. Mas o que mais gostei foi de ver que o “sistema” funciona aqui. As pessoas são educadas, não há violência, o sistema de transporte funciona (não é barato, mas funciona, pode confiar), o governo realmente se preocupa com o bem estar dos cidadãos, e eles investem nessa idéia. Vancouver é uma cidade bem tranqüila, há algumas poucas áreas em que se tem que ficar bem atento com quem está por perto, mas são exceções. Aqui se vive em paz!

* O que você acha ruim por aí?
Vancouver é uma cidade bem cara, em 2005 foi eleita a 3ª cidade mais cara pra se viver. Nem tudo é excelente aqui! :) Em determinadas áreas no centro da cidade, você pode ver pessoas usando drogas normalmente. Fumar maconha é “liberado”, porque a polícia está mais preocupada em outros tipos de delitos. E há muito homeless (mendigos) na cidade, não tantos como no Brasil, mas pra uma cidade como Vancouver, eles são muitos. Mas até nisso o Canadá é mais organizado, porque os mendigos aqui geralmente são pessoas que já tiveram uma condição de vida razoável mas escolheram morar nas ruas por outros motivos. Querendo ou não, estamos sempre comparando tudo com o lugar em que vivemos. As pessoas não têm a mesma forma de tratamento que os brasileiros, são mais frias, mais formais.

* O que você costuma fazer nos finais de semana?
Sair com os amigos pra pubs, night clubs, nadar, ir a parques pra jogar futebol, correr, ir a praias, fazer trilhas nas montanhas em North Vancouver, descansar, assistir aos jogos do Sport e programas brasileiros de TV pela internet.

* Que viagens e passeios você já fez?
Fui pra Seattle (US) fazer compras nos outlets. Tudo é muito mais barato: roupas, sapatos, relógios, eletrônicos. Fui a cidade de Calgary visitar minha namorada e curtir o Stampede, um evento country anual e bem tradicional onde pessoas de todo o Canadá viajam pra aproveitar uma semana de festas. Fui a Whistler, sede das próximas Olimpíadas de Inverno, pra ver neve no topo das montanhas. Foram todos passeios muito bons!


* Como era o bairro que você morou antes e o que mora agora (semelhanças, diferenças, locomoção, serviços, etc.)?
Bom, meus primeiros três meses eu morei numa cidade vizinha a Vancouver chamada Burnaby, parte norte, mas que faz parte da “região metropolitana” de Vancouver. É um bairro residencial, muitas casas e famílias, muito tranqüilo. Morei com uma família Filipina, que por sinal são muito legais. Não havia muita opção de lazer por perto, e pra ir pra Downtown levava cerca de 40 minutos de ônibus e metrô. Depois me mudei pra Downtown, pro centro da cidade. Moro numa rua bastante movimentada, a Robson Street. Aqui eu fico perto do trabalho e de tudo, de onde tudo acontece. Mas claro, não vivo na mesma paz e tranqüilidade que vivia em Burnaby, afinal estou no centro da cidade. Porém, tenho muito mais independência, o que é bem satisfatório.

* Quais são as maiores diferenças entre seu estilo de vida no Brasil e no Canadá?
Aqui no Canadá é tudo diferente. Começando pelo lazer, no Brasil, eu costuma sair com amigos pra bares e sentar em mesas ao ar livre. Aqui, mesmo no verão é difícil de fazer isso. Os bares aqui são estilo Pubs mesmo, como os pubs ingleses e irlandeses, geralmente bebe-se em pé, em copos grandes, cervejas não muito geladas, musica alta... Pra comprar bebidas alcoólicas, eu tenho q ir em lojas especificas chamadas Liquor Store, e elas fecham cedo. A noite aqui acabada cedo, tudo fecha em torno das 2h da manhã. Porém, aqui se tem muito mais opções de lazer gratuito, como parques, quadras de futebol, vôlei, piscinas, trilhas em montanhas e eventos culturais em geral. No Brasil, minha vida era muito mais “confortável”, querendo sair, saia de carro, aqui se anda muito a pé, de ônibus e metrô pra todos os lugares, mas sem preocupações! Aqui faço minha própria comida, tomo conta da casa e de mim mesmo! :)

* Chove muito aí mesmo? Você anda com guarda-chuva na mochila todo dia?
A partir de outubro a chuva começa a pegar... Tem semanas que chove todos os dias, então é melhor estar preparado. Então, ando sim com o guarda-chuva na mochila!

* Vancouver em três palavras:
Eu diria: “Vale a pena!”

***

Irmãozinho querido, valeu mesmo! Adorei! Espero que os leitores do blog tenham gostado também!!

7 comments:

K said...

Adorei, Mari! Muito boa idéia! E legal do seu irmão reservar uma parte do tempo dele pra responder.

Beijos,

K.

Anne Caroline said...

rsrsrsrs .. Mari.. Adorei a entrevista, viu?! Problems td canto tem, mas que ótimo que ele tá gostando.. =]~ Tb não vejo a hr de ir "simbora"..

Beijos,

Anne

Lá e Dá said...

OLÁ
Temos acompanhado seu blog...e foi bem legal esse post... pq. pretendemos morar em Vancouver, e pq. retrata o ponto-de-vista de alguém q. está lá. Na verdade, confirmou tudo o q. eu já tinha visto em minhas pesquisas.
Té mais

Sandro e Família said...

Mari

Não conhecia esse seu lado repórter mas o post ficou bem interessante com as opiniões do seu irmão sobre Vancouver.

Ano que vem faremos uma entrevista coletiva das nossas famílias contando sobre a vida na cidade para os leitores do seu blog..rsss.

Abração

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem!?

Muito legal o post, viu!? Muito interessante os comentários do seu irmão. Como o Sandro disse, não conhecia esse seu lado repórter! ;D
A Globo está perdendo!! :D

Um grande abraço!

Vitor

* Serena * said...

Ahaha quer dizer que a senhora eh jornalista agora?

Brincadeiras à parte, achei um ótimo post, principalmente pra quem quer ir pra Vancouver =D

E sim, Buenos Aires é maravilhosa MESMO!rs

Bjus

Ross e Rachel said...

Oi mari, Muito legal este post.
Sempre queremos saber a opinião das pessoas que moram ou moraram no Canadá, pois este será o nosso dia a dia tb (pelo menos parecido..r.s..)
Bjs
Rachel