Wednesday, October 1, 2008

lá em vancouver - 11. CINEMA

  • Por ter um cenário super versátil (montanha, cidade, praia) e de beleza única;
  • Por ser o inglês sua língua oficial;
  • Por (ainda) ter mão-de-obra qualificada mais barata do que a dos EUA; e
  • Por serem oferecidos incentivos bastante atrativos pelo governo canadense...
...Vancouver é palco freqüente de grandes produções hollywoodianas. Juntamente com o turismo e a tecnologia da informação, o cinema ("film industry", incluindo aí a produção de séries de TV também) é uma das principais atividades econômicas da cidade.

Não é raro mesmo passar pelo downtown e ver aquelas estruturas enormes montadas em frente à Vancouver Art Gallery, à Vancouver Public Library ou no meio de uma ruazinha com vista para a Grouse Mountain. Conseqüentemente, é bastante comum dar de cara com alguns dos atores e atrizes mais famosos do mundo e sem esforço, sem multidão - as pessoas estão acostumadas! Às vezes, é só uma questão de sair do modo automático e olhar para o lado.

Quando morei lá, vi várias vezes o "circo armado". Uma vez, por acaso, cheguei bem perto. No percurso diário até a minha escola, passava pela Public Library para cortar caminho e um dia percebi que havia mais gente do que o comum. Quando desliguei o modo automático e olhei para o meu lado, estava o Morgan Freeman, sentado, lendo um jornal, sozinho, tranqüilo e calmo... nada de tumulto. Legal também é já ter reconhecido em alguns filmes os cenários de Vancouver e arredores! Quem quiser saber quais filmes já foram rodados na cidade, é só dar uma espiadinha nesse link - são muitos, muitos mesmo e você já deve ter visto uma parte deles!

Para sustentar o bom mercado de trabalho, a cidade possui várias escolas de formação de profissionais para a área, com cursos diversos de direção, produção, filmagem, edição, iluminação, efeitos visuais, maquiagem, e uma infinidade de outros. Se você gosta do mundo do cinema, estes cursos podem ser uma grande oportunidade pra se aperfeiçoar ou, quem sabe, começar uma nova carreira!

Dois acontecimentos recentes abalaram um pouco a indústria do cinema de Vancouver: a greve dos roteiristas de Hollywood, que durou quase 3 meses, e a alta do dólar canadense que fez os custos de produção subirem. Mas a cidade também sedia muitas produções nacionais, além de contar com uma ótima estrutura de teatros, não se sustentando exclusivamente das iniciativas americanas.

Ah! E já que o assunto da vez é cinema, vale comentar também sobre os locais de exibição dos filmes por lá. São muitas opções e as salas, assim como as telas são sempre enooormes, uma delícia! Só um detalhe: estudante não paga meia... a entrada custa a mesma coisa pra todos: em torno de $10.00, $12.00! Nas "Cheap Tuesdays", vários cinemas oferecem um desconto que normalmente chega ao mesmo preço pago por Children e Seniors (+- uns $ 7.00). É... eles também não pagam meia, mas já ajuda pra quem adora um cineminha como eu!



a coluna "lá em vancouver" deste blog fala sobre vários aspectos desta cidade, segundo o ponto de vista da autora.

6 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?

Muito interessante a matéria! Como sempre, dando aulas sobre Vancouver! Se isso fosse aqui no Brasil, o ator não conseguiria andar! Hehehe... Espero conhecer todos esses lugares o mais breve possível! :)

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

Ju said...

Oi Mari!
Mto bacana isso! Vou dar uma olhada no link!

Beijos!
Ju

Dani said...

Adorei seu post, parabéns !!!
Conheço o Canadá mas ainda não minha futura cidade..rs

Anne Caroline said...

Mari..

Tbm a-d-o-r-o-o-o cinema.. Post mto bacana... =]~ E vamos marcar aquela sessão qnd estivermos em terras geladas, viu..? rsrsrs

Beijos,

Anne

K said...

O pessoal diz que aqui no Rio estamos acostumados a ver artistas, já que os globais estão por todos os lados. Realmente, acho que é verdade. Mas isso não me impede de ficar fantasiando qual seria minha reação se um dia, nessas andanças pelo mundo, eu desse de cara com o Brad Pitt (meu ídolo-mor adolescente que perdura até hoje...). O comportamento "cariocamente" correto seria ignorar solenemente, mas, não sei não, acho que daria uma de tiete e ia tentar algum contato. Pior é que ele esteve em Toronto há pouco tempo... tsc, tsc. E eu aqui!

Beijos,

K.

.Djegovsky. said...

Ainda não aparece na lista do wikipedia, mas o Final Destination 5 também foi filmado aqui, sendo que uma das primeiras cenas é a Lions Gate Bridge desmoronando...rs