Wednesday, July 2, 2008

Minhas amigas

Quando demos entrada no processo de imigração do Canadá já estava há mais de um ano no MBA. Fiz amizades maravilhosas e há duas, em especial, com quem sempre conversava sobre essas idéias de mudar para o Canadá, sair da loucura em que vivemos aqui no Recife e tentar uma vida mais equilibrada. Elas e seus maridos compartilhavam dos mesmos pensamentos e, sem dúvidas, nossas conversas alimentaram bastante o desejo deles. Cheguei a enviar um monte de informações e links que já tinha sobre o processo do Canadá, mas elas tinham uma carta diferente na manga.

As duas são descendentes de italianos e aproveitaram isso para entrar e viver legalmente na Europa. Como os dois casais queriam aperfeiçoar o inglês e conquistar boas experiências profissionais, optaram por morar em países de língua inglesa.

A primeira foi logo no início deste ano, com a Itália como destino inicial. Ela precisava retirar a cidadania italiana para legalizar sua situação e do marido (que só foi 3 meses depois, quando tudo já estava ok). Depois partiram rumo a Dublin, Irlanda, onde estão desde então. Os dois estão muito bem, trabalhando e ele, que também fez o MBA com a gente, também estuda inglês num curso intensivo.

A outra foi há pouco mais de um mês. Como a mãe dela é italiana e ela já tinha o passaporte, o processo foi mais simples e ela só precisou acertar alguns detalhes com o consulado britânico, já que o destino escolhido foi Londres. Existem algumas exigências e obrigações para morar por lá na situação deles, mas, assim como o outro casal, eles estão fazendo tudo da forma correta e legal.

Mas onde quero chegar com toda essa história? O ponto é que fui eu quem comecei com todo esse blá blá blá todo de ir morar fora, incentivei, dei um monte de dicas e informações, mas são elas que já estão lá e eu, ainda, aqui! 16 meses atrás já tínhamos tudo estruturado, certo, planejado, quando demos entrada no processo. Elas ainda estavam construindo a idéia...

E quando vamos? Quem sabe?! O Consulado não anda cumprindo os prazos, trabalhando dentro de um padrão, ou enviando qualquer comunicado em relação ao status dos processos. Tento não ficar ansiosa ou pensar muito sobre isso, mas a gente acaba vivendo uma vida dupla, em que temos que planejar o futuro que vai acontecer não-sei-quando e viver decentemente o presente, sendo que uma coisa nada tem a ver com a outra! É muito bom ter um projeto grande e importante na vida e poder concretizá-lo. Se puder ser rapidinho, melhor ainda; menos tempo de angústias, incertezas, planejamentos excessivos... acho que acaba sendo mais saudável!

Ai, ai... muito mais simples seria pegar um passaporte europeu e se mandar! Aceitamos doações!! ;)

Mariana

7 comments:

Sara e Vitor said...

Oi Mariana, tudo bem?
Não sabia que para ir a Europa era bem mais rápido. Mas seu momento de partir, quando menos você esperar, estará batendo a sua porta: "Mariana, o canadá te espera! Vamos?" Hehehe... Falta pouco! Eu ainda irei aplicar pelo processo! Está vendo que a sua situação não é a pior!? (:

Um grande abraço, Mariana!

Vitor

Anonymous said...

Olá! Estou acompanhando o processo de vcs e de alguns outros casais. Penso em abrir meu processo só daqui a um ano, pois tenho que conquistar algumas coisas até lá. Mas eu já vivo essa vida de duplo planejamento... é péssima! Não acredito que seja saudável, não me sinto normal perto dos outros... sei lá!

Mas olha, fica feliz, pois, pelo menos, vcs já estão na fase dos exames médicos. Creio que estão mais perto do que longe...

E seria bem mais fácil mesmo se tivéssemos um passaporte italiano, não?! Eu já estaria lá! Mas o que nos resta é tentar ser cidadão canadense; o que é uma GRANDE COISA!

Boa sorte!
Bjs!

Sandro e Família said...

Mari

Queria muito ter tido a oportunidade de ter um passaporte europeu, pois quem sabe assim não estaria passando essa angústia que já completou 19 meses e nem sinal dos exames médicos.

Vida que segue e haja chá de camomila !!!

Bjs

Fernando e Silvia said...

Oi Mariana, acredito que essa angústia só acabará com os vistos nas mãos. por enquanto só está aumentando... A resposta é sempre a mesma: Ainda não sei! Estou esperando! E a vida da gente sempre nessa indecisão. Pelo menos o caminho percorrido agora é menor até a linha de chegada, isso é o que me conforta. Um abraço,
Silvia

Silney said...

Ola...acompanho teu blog há um tempo já..e gosto do q vc escreve...e é a pura verdade esta cosia de vida dupla... nossa... é terrivel mesmo... parece q a vida para em função do processo...e realmente isto não é saudável..a Vanessa disse q nao se sente normal..perto dos outros...sei bemmmmmm oq é isso..parece q nos tornamos as vezes até inconvenientes..pq o unico assuntoq rola é..CANADA... mas olha...vc está na reta final.. pior eu q nem entrei n processo ( programado pra acontecer em novembro deste ano)..e já to nesta doidera hihihi... me sinto mais anormal ainda !!!rs..
Boa sorte pra vcs.

Taís Jacques said...

Nossa Mariana essas tuas duas amigas, elas realmente tem muita sorte, pois aqui em Porto Alegre para tu conseguires a cidadania italiana, demora alguns bons anos, se não me engano tá demorando mais de 5 anos,devido a grande quantidade de descedentes de italianos aqui, claro quem tem mais dinheiro, consegue mais rápido indo p/ Itália, mas estes são poucos.....

Não desanime, pois já estamos da fase da espera dos Exames Médicos, e tu mais ainda, pois já entregaste teus docs em Janeiro, logo, logo chamam vcs, e eu que entreguei os docs. só em Maio!!?

bjs

Taís

K said...

E eu que já tenho o visto mas o marido resolveu não ir agora?!

É duro de aguentar!

A espera continua e espero que ela acabe :)

Beijo,

K.